Indicações culturais - Semana de 10 a 16 de maio de 2020


Cinema

Eu, Preso, de Paula Sachetta

Por que indicamos? O documentário aborda os problemas do sistema carcerário do Brasil, que conta hoje com mais de 700 mil pessoas atrás das grades, enfatizando, por meio de relatos pessoaos, os problemas do punitivismo, do recorte racial e de classe levado a cabo pelas prisões.

Cidade Improvisada, de Alice Riff

Por que indicamos? Neste filme, dezesseis MC’s se juntam para batalhar  em rimas contra os problemas das cidades em que vivem.

Depois que Te Vi, de Vinicius Saramago

Por que indicamos? Nesse curta, acompanhamos metódica rotina de um jovem autista, que  muda radicalmente quando ele vê uma menina passar de bicicleta.

Onde acessar? Todas as indicações estão na SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Exposições virtuais

A Outra África

Por que indicamos? Nessa exposição são apresentados centenas de objetos da cultura artística africana, de diferentes etnias, os quais possibilitam um olhar sobre a cultura material de uma outra África, que, ao mesmo tempo que é uma África que se remete ao mundo tradicional, antigo, é uma África que readaptou do seu próprio modo a sua prática artística no mundo contemporâneo, fazendo do trabalho do artista popular uma homenagem aos seus, aos nossos ancestrais.

Onde acessar? No site do Museu de Arte Sacra de São Paulo, museu que é fruto de um convênio celebrado entre o governo estadual de São Paulo e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo. A sede física do museu ocupa a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz , em São Paulo.

Música

Apresentação Jazz Sinfonica Brasil & Toquinho

Por que indicamos? A Orquestra Jazz Sinfônica Brasil é uma orquestra que se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Desde 1989 é mantida com recursos do governo do estado de São Paulo.

Onde acessar? Na plataforma pública e gratuita #culturaemcasa do governo do estado de São Paulo.

Dança

Apresentações da São Paulo Companhia de Dança

Por que indicamos? Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico do Estado de São Paulo, É uma companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais.

Onde acessar? Na plataforma pública e gratuita #culturaemcasa do governo do estado de São Paulo.

 

Dúvidas? cultura@ufabc.edu.br.

 

Edições anteriores

post indicacoes culturais 2

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!