O I Festival de Cultura da China da UFABC (I FCCh), organizado pelo Grupo de Estudos e Difusão Cultural da China (GEDCC), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), ocorreu de 21 a 24 de julho, no campus de São Bernardo do Campo. O evento ofereceu diversas atividades para explorar a cultura chinesa, como oficinas, apresentações e palestras, criando um ponto de encontro marcante para a comunidade acadêmica e o público externo, celebrando a riqueza da cultura chinesa.

O I FCCh foi fruto de uma construção coletiva que celebrou as conexões culturais entre o Brasil e a China, visando fortalecer a presença da cultura chinesa no ambiente universitário em todas as suas dimensões: cidadã, simbólica, política e econômica.
A solenidade de abertura do I FCCh foi um momento de grande significado, destacando a importância das relações Brasil-China e o papel das ações culturais na formação dos estudantes de graduação. Um dos pontos altos da noite de abertura foi a apresentação da Dança do Leão, que cativou e encantou o público presente. Nos dias seguintes o I FCCh apresentou uma rica programação composta por Oficina de Lian Gong, Produção de Lanternas Chinesas, Aula de Caligrafia, Oficina de Badminton, Oficina de Culinária Chinesa, Aula Prática de Qigong, Apresentação de Tai Chi Chuan, Palestra sobre "Tigre e Dragão - Yin Yang" e Meditação, Teatro de Sombras, Oficina de Posters Chineses, Cinema ao Ar Livre, Oficina Prática de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Sanda, Ateliê de Colagens e Produção de Lambe-Lambes, com mais de 360 inscritos ao longo da semana, revelando que as experiências culturais diretas e imersivas foram extremamente eficazes em promover a compreensão e o engajamento intercultural.



O I FCCh destacou-se, sobretudo, pelo notável protagonismo dos estudantes em sua organização, um valor central do evento, evidente em cada etapa da concretização do I FCCh. O I FCCh foi apoiado pelo Prof. Dr. Demétrio Toledo, coordenador do GEDCC, e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da UFABC, especialmente por meio do Edital nº 62/2024 do Programa de Apoio às Ações de Cultura (PAAC). Além do apoio da ProEC, uma vasta rede de parceiros contribuiu para a concretização do evento. A lista de colaboradores inclui: Profa. Helena Tieko Takahashi, Profa. Askely Huang, Chef Carlos Chen, Centro Dao de Cultura Oriental, Instituto Li Fei Lin Brasil, Instituto Long Fei, Lung Zi Gaa, Lion & Dragon Dance Team, Instituto Confúcio, Editora UFABC, Bacharelado em Relações Internacionais UFABC, Liga das Lutas UFABC, Badminton UFABC e UFABC Conecta.
O I Festival de Cultura da China não é apenas um marco isolado, mas o florescer da ênfase na cultura como um componente vital da trajetória acadêmica, que se estende para além do teórico, em um novo tempo de imersão protagonizada pela excelência cultural, pelo desenvolvimento estudantil e pela promoção de importantes intercâmbios globais.
Texto: Grupo de Estudos e Difusão Cultural da China.
Adaptação e publicação original: Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC