Exposição virtual: "Tempo propício à memória"

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura convida a todas e todos a visitarem a exposição virtual "Tempo propício à memória", ação integrante do projeto Arquivo Histórico Cultural do ABC.

O que? Exposição "Tempo propício à memória", curadoria conjunta Arquivo Histórico Cultural e Centro Cultural Alpharrabio;

Onde? mídias sociais do projeto: facebook instagram

Quando? De 06 de outubro a 24 de novembro;

Mais informações sobre o projeto: acesse Digital Plural

Visitação gratuita e aberta ao público.

Tempo propício à memória

Dalila Teles Veras, poeta luso-brasileira, ativista cultural, fundou  a livraria/sebo  Alpharrabio em 1992, com o propósito de ser, além de livraria e editora, um espaço para troca de ideias e encontro de artistas do ABC. Em todos esses anos, as obras publicadas pela chancela Alpharrabio Edições, quase duas centenas de títulos, publicações diversas de autores nascidos ou residentes na região, seus livros e poemas, contribuíram para a construção de um acervo de memória da história do ABC. De acordo com a poeta:  “Diante da precariedade da conservação da memória, comecei a sentir essa necessidade de preservar. Isso não é nada, sei que é muito pouco diante da necessidade que temos de um arquivo público, de um lugar que possa abrigar todo esse material”.

A partir desse acervo, surgiu o projeto Arquivo Histórico-Cultural da Região do ABC: História Cultural e preservação do patrimônio local, em 2014, fruto da parceria entre o Grupo de Pesquisa e Extensão ABC das Diversidades da UFABC e o Centro Cultural Alpharrabio. Seu principal objetivo era, e é, contextualizar, catalogar, manter e preservar o acervo e estimular a circulação de saberes e conhecimentos referentes à diversidade cultural da região do ABC.

No ano de 2020 pretendia-se disponibilizar o conteúdo já digitalizado e prosseguir com a organização do espaço dentro da universidade, que hoje acondiciona o acervo. No entanto, o contexto pandemia Covid-19 forçou readaptações, direcionando o propósito inicial de salvaguarda para  formação e comunicação. Durante esses meses de distanciamento social houve parceria com a plataforma Digital Plural e maior aproximação com a rede NEHO (Núcleo de Estudos em História Oral) no oferecimento de cursos abertos a toda comunidade, além de atuação em nossos canais de comunicação (Facebook, Instagram e Twitter).

Neste período em que todos estamos trabalhando, nos entretendo, divertindo e nos relacionando via redes sociais, estamos também desfrutando de alguns momentos a sós, em que nos encontramos com nossas recordações. Pensando nisso, a exposição “Tempo Propício à Memória” trará todas as terças textos selecionados, acompanhando o tempo da lembrança. Trata-se de uma curadoria compartilhada, entres as escolhas poéticas realizadas por Dalila em consonância com o trabalho que realizamos no projeto de arquivo.

Um poema escrito por Rosana Chrispim sobre nosso tema central foi escolhido para a  abertura da ocupação. Junto ao verso compartilharemos uma mini biografia sobre a autora e suas obras.

Fontes:

Entrevistas realizadas por Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky com Dalila Teles Veras pela equipe do Arquivo Histórico-Cultural do ABC, entre 2017 e 2019

Acervo nato digital do Arquivo Histórico-Cultural da Região do ABC (PROEC- UFABC)

arte cultura 1

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!