Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS se apresenta na UFABC!


Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS se apresenta na UFABCVenha encerrar sua semana com música de qualidade!

A Camerata Madeiras Dedilhadas é um conjunto instrumental inovador, fundado em 2013 como projeto de extensão do Curso de Música da UFMS pelo Prof. Dr. Marcelo Fernandes.

A Camerata combina a riqueza idiomática do violão à expressão dos instrumentos de sopro tradicionalmente feitos de madeiras - como o clarinete, a flauta e o fagote - resultando em uma delicada orquestra, rica em timbres e efeitos.

Seu projeto de repertório conta exclusivamentee com transcrições de compositores eruditos e obras ou arranjos dedicados ao conjunto, já que não há outra camerata conhecida com a mesma formação instrumental. Concertos e suitesbarrocos e obras de compositores eruditos brasileiros têm se mostrado especialmente interessantes quando transcritos para o conjunto.

Seus integrantes são, em sua maioria, egressos e formandos do Curso de Música da UFMS, que têm se destacado artisticamente e que individualmente têm carreira como solistas. Já a direção artística do grupo está a cargo dos professores Marcelo Fernandes, Rafael Salgado e Pieter Rahmeier.

Para o programa apresentado na UFABC teremos duas frentes: a primeira apresentada só pelos violões, e a segunda abarcando a camerata completa. O repertório com os violões consiste em obras originais para a formação e arranjos, prática muito comum para esse tipo de conjunto. Será apresentadainicialmente a obra renascentista Pavana La Venissienne de Claude Gervaise (1540 - 1583), em seguida Concerto VI op. 06 nº 06 do compositor italiano A. Corelli (1653 - 1713), uma obra do compositor contemporâneo cubano Leo Brrouwer(1939) - Paisaje cubana con Lluvia – escrita originalmente para quarteto de violões, e que nessa música utiliza elementos de vanguarda do séc. XX. A última peça é Embolada do compositor e violonista Edson Lopes (1957), que utiliza elementos da música brasileira, principalmente do ritmo embolada – nome que dá título à peça.

A segunda parte do programa é inteiramente dedicada à produção artística do século XVIII, apresentado o Concerto em Sol Maior para flauta do compositor barroco Giovani Battista Pergolesi(1710 – 1736) e a Sinfonia 12 de W. A. Mozart, obra de juventude do compositor, que representa o início do classicismo sinfônico na Europa. Será ainda executado o Andante do Quarteto Imperador de J. Haydn (1732-1809), uma das mais inspiradas e emblemáticas obras do compositor, que impressiona pelo caráter sublime.

Confira a apresentação da Camerata no vídeo abaixo:

O que? Apresentação da Camerata Madeiras Dedilhadas (UFMS)

Quando? Dia 28.07, das 14h às 15h

Onde? Auditório 001, Bloco Beta, Campus São Bernardo do Campo (veja como chegar)

Entrada gratuita. Evento aberto ao público.

Adicione o evento ao seu calendário 2017-07-28 14:00:00 2017-07-28 15:00:00 America/Sao_Paulo Apresentação da Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS na UFABC A Camerata Madeiras Dedilhadas é um conjunto instrumental inovador, fundado em 2013 como projeto de extensão do Curso de Música da UFMS pelo Prof. Dr. Marcelo Fernandes. A Apresentação da Camerata será na sexta-feira, dia 28/07/2017, das 14h às 15h, Auditório 001, Bloco Beta, Campus São Bernardo do Campo da UFABC. Alameda da Universidade, s/nº - Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo/SP ProEC UFABC / UFMS cultura.proec@ufabc.edu.br
Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!