Ensaio Aberto do espetáculo Ponto Corrente no Campus Santo André

Categoria :
Eventos Culturais
Data:
Terça, 9 de Agosto de 2016 20:00
Local
Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André - SP, 09210-580, Brasil

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC tem o prazer de convidá-los para assistirem ao ensaio aberto e gratuito do espetáculo Ponto Corrente pela companhia teatral Pontos de Fiandeiras na sala 302A do Bloco B no Campus Santo André da UFABC, nos dias 09 e 11 de agosto de 2016, terça e quinta-feira, às 20h.

Baseado em pesquisas e entrevistas, o espetáculo aborda a militância feminina no ABC paulista contra a ditadura civil-militar brasileira. O ensaio aberto é uma oportunidade de acompanhar uma apresentação ainda em preparação e dialogar diretamente com seus realizadores.

Ensaio Aberto do espetáculo Ponto Corrente no Campus Santo André


SINOPSE
Com base em pesquisas e entrevistas pessoais, a peça teatral aborda a militância Feminina no ABC Paulista durante a ditadura civil militar brasileira a partir da experiência de três mulheres.
Uma delas, Maria da Fé, é filha de comunistas e atuou desde muito jovem junto à família e aos amigos em sua comunidade, o Jardim Zaíra, em Mauá, recém formado nos anos 1960. Foi presa juntamente com seu pai e diversos companheiros, todos torturados.
Maria Auxiliadora foi militante clandestina e atuou nas fábricas de Mauá e em ações em outras cidades. Adotou diversos nomes, teve de assumir comportamentos diversos e diferentes modos de vida ao longo dos anos 1960 e 1970. Também foi presa e torturada.
Finalmente, Maria da Graça. Ela não militou diretamente, mas acompanhou lado a lado o marido, metalúrgico grevista no final dos anos 1970 e início dos 1980 em São Bernardo do Campo. Migrante do interior paulista, Graça foi dona de casa e atuou no fundo de greve, nas assembleias, nas passeatas de mulheres e nas pastorais.
As três mulheres, hoje na faixa dos 60 anos, desconhecidas entre si, encontram-se em um navio de cruzeiro para uma pequena viagem sem a família. Por meio da atriz/contadora de histórias Jennifer, tripulante da embarcação, elas terão suas experiências compartilhadas com o público – também convidado para o roteiro.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Adélia Nicolete
Direção: Jé Oliveira
Direção Musical: Fabrício Zavanella
Elenco: Camila Shunyata, Fernanda Henrique, Roberta Marcolin Garcia e Vivian Darini
Cenário: Ana Paula Patrone e João Paulo Maranho
Figurino: Ana Paula Patrone
Conceção de Luz: André Prado
Operação de Luz: André Prado e Anderson Costa
Aula Teórica Teatro Nô: Luís Alberto de Abreu
Workshop Prático de Teatro Nô: Ana Chiesa e Antonio Salvador
Workshop Flauta Doce: Marta Roca
Aula Flauta Doce: Felipe Pimenta
Workshop de Percussão: Tuka Ferreira
Produção Geral: Pontos de Fiandeiras

Mais informações no blog: http://dramaturgiapontocorrente.blogspot.com.br/2015_01_01_archive.html

Fotos do processo: https://www.facebook.com/Pontos-de-Fiandeiras-381739958588233/photos/?tab=album&album_id=988198744609015

Página do Evento: https://www.facebook.com/events/273012566400877


 
 

Todas as Datas:

  • Terça, 9 de Agosto de 2016 20:00

Fornecido por iCagenda