Ciclo de cinema da UFABC aborda a realidade brasileira com o documentário “Um Sonho Intenso”

CartazUmSonhoIntenso_filme_EVENT
Categoria :
Ciclo de Cinema da UFABC
Data:
Quinta, 23 de Julho de 2015 15:00 - 18:00
Local
Rua Arcturus - Jardim Antares, São Bernardo do Campo - SP, 09606-070, Brasil

CartazUmSonhoIntenso filme SLIDE

“Queremos virar uma caricatura dos Estados Unidos? Um individualismo de massas? Ou queremos construir uma sociedade fundada em valores humanistas?”

As perguntas fazem parte do depoimento do economista João Manuel Cardoso de Mello, professor da Unicamp, incluído no documentário “Um Sonho Intenso”, que discute a trajetória política e social brasileira da década de 1930 até a atualidade.

É esse o filme desta quinta-feira, dia 23 de julho, às 15h, no Ciclo de Cinema da Universidade Federal do ABC (UFABC), com comentários do Prof. Dr. Gilberto Maringoni.

Lançado em 2014 na mostra de cinema É Tudo Verdade, em São Paulo, o documentário de José Mariani tem como principal qualidade a maneira ágil, agradável e clara de abordar um tema tão denso e importante. No filme, intelectuais da primeira linha do pensamento brasileiro, como Maria da Conceição Tavares, Luiz Gonzaga Belluzzo, Francisco de Oliveira e José Murilo de Carvalho se revezam na tela e se incumbem de traçar o fio condutor da narrativa.

Grandes personagens, como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, ganham avaliações inovadoras, e períodos como o do regime militar e o do governo Lula são temas de reflexão crítica. É um filme perfeito para o presente momento do país, em que novas ideias e projetos são mais do que bem-vindos.

Para saber mais, você pode assistir ao trailer em:
https://www.youtube.com/watch?v=uA2jPz02Aaw

A exibição de “Um Sonho Intenso” será acompanhada pelos comentários do professor Maringoni, que também coordenará o debate com o público.

Docente do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, Maringoni é mestre e doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista, cartunista e, no ano passado, concorreu às eleições para governador paulista pelo PSol.
A exibição do filme e o debate ocorrerão no Auditório 1 do Bloco Beta da UFABC, no campus de São Bernardo da UFABC (Rua Arcturus, Jardim Antares, próxima ao Ginásio Poliesportivo). Nessa sessão, assim como em todas as demais, a entrada é gratuita e pessoas de fora da UFABC são bem-vindas. Não é necessária inscrição prévia. Aos participantes será concedido um certificado, válido (no caso dos estudantes universitários) como atividade complementar.

O Ciclo de Cinema é uma iniciativa do Bacharelado em Relações Internacionais, realizada como um projeto da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFABC.

 
 

Todas as Datas:

  • Quinta, 23 de Julho de 2015 15:00 - 18:00

Fornecido por iCagenda