Palestra: Luz, Biomoléculas e Sal Metálico: Ingredientes para a Síntese Verde de Nanopartículas Metálicas e Superparamagnéticas

Categoria :
Colóquios da Física
Data:
Quarta, 12 de Julho de 2017 14:00
Local
Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André - SP, 09210-580, Brasil

Colóquio de Física

Data: Quarta-feira, 12 de julho às 14h00.

Local: Campus Santo André, Bloco A, sala S111-0

Palestrante: Profa. Dra. Iseli Lourenço Nantes  (UFABC - CCNH)

Título: "Luz, Biomoléculas e Sal Metálico: Ingredientes para a Síntese Verde de Nanopartículas Metálicas e Superparamagnéticas."

Resumo: Existe grande interesse em explorar a síntese de nanopartículas metálicas de formas e tamanhos controlados para serem utilizadas em uma diversidade de aplicações tais como ótica, diagnóstico, drug delivery, etc. As nanopartículas de ouro e de prata, assim como a de outros metais como o paládio e o cobre requerem um agente redutor que leve à redução do metal à sua forma atômica e um agente estabilizante para a suspensão coloidal. Pode ocorrer também a formação de nanopartículas devido ao arranjo cristalino do sal metálico modulado pela presença de um template. Outro caso de nanopartículas metálicas com propriedades específicas se refere ao caso da magnetita nanoestruturada cuja síntese requer proporções adequadas de sal com ions ferro nos estados de oxidação 2+ e 3+ presentes. No processo de síntese da magnetita é produzido o óxido de ferro Fe3O4 cuja organização cristalina dota as partículas de momento magnético. Todas essas modalidades de nanoestruturas acima descritas podem ser obtidas por diferentes rotas de síntese, geralmente feitas em condições extremas com altas temperaturas e/ou pressão, bem como agentes tóxicos e podem envolver também muitas etapas de síntese. Em nosso grupo temos devolvido métodos verdes, de uma etapa de síntese, quase sempre em condições brandas de temperatura e pressão ambiente para a síntese de todas as categorias de nanopartículas metálicas ou seja, as de átomos metálicos, as de sais metálicos e as de óxidos metálicos. As biomoléculas usadas são proteínas isoladas das mais diferentes fontes, peptídeos com sequências que mimetizam proteínas e extratos de frutas. Com esses ingredientes, em alguns casos com concomitante irradiação UV, temos obtido nanopartículas de ouro e prata, de AgCl e AgI, essa última com propriedades de supercondutividade e magnetita nanoestruturada.

A programação completa dos colóquios de física pode ser vista em: http://fisica.ufabc.edu.br/index.php/coloquios


 
 

Todas as Datas:

  • Quarta, 12 de Julho de 2017 14:00

Fornecido por iCagenda