II Ciclo de palestras em Aeronáutica

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga as inscrições para o evento online: II Ciclo de palestras em Aeronáutica.

Resumo

Evento online composto por um conjunto de 13 palestras, entre abril e outubro de 2021, com profissionais da sociedade e da academia que atuam na área aeronáutica.

Para participar é necessário inscrição no evento II Ciclo de Palestras em Aeronáutica, e a seguir, deverá ser feita a inscrição na(s) palestra(s) de interesse.

Informações Gerais

Público-alvo Interno: Alunos(as) de graduação em engenharia, alunos(as) de pós-graduação em engenharia, professores(as) de engenharia.

Público-Alvo Externo: Profissionais do setor aeronáutico, alunos(as) e professores(as) de engenharia.

Vagas: 73 por palestra;

Período de inscrições: 5 a 19 de abril de 2021;

As inscrições poderão ser prorrogadas caso o número de inscritos(as) seja inferior ao número de vagas, assim como poderão ser prematuramente encerradas caso o número de inscritos exceda muito o número de vagas.

Início do curso: 20 de abril de 2021;

Espaço virtual de realização:  clique aqui

Informações: aero2.ufabc@yahoo.com

Evento gratuito.

Programação

• 20/ABR/2021 (18h) 3ªF | Características fundamentais das aeronaves agrícolas e sua utilização na agricultura
    Wellington Pereira Alencar de Carvalho (Universidade Federal de Lavras);
  • 06/MAI/2021 (18h) 5ªF | A história do voo à vela e sua operação
    Elson Avallon (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Catanduva e Federação Brasileira de Voo a Vela);
  • 25/MAI/2021 (18h) 3ªF | A influência das condições de aderência pneu-pavimento na segurança operacional de aeronaves
    Francisco Heber Lacerda de Oliveira (Universidade Federal do Ceará);
  • 08/JUN/2021 (18h) 3ªF | Peso e balanceamento: Do desenvolvimento à operação
    Fabiano Galdino Moreira (General Motors);
  • 22/JUN/2021 (18h) 3ªF | Como nasce um avião
    Maria Regina Piacesi;
  • 06/JUL/2021 (18h) 3ªF | Uso de materiais compósitos avançados em aplicações aeronáuticas
    José Maria Fernandes Marlet (JMARLET Consulting & Training);
  • 20/JUL/2021 (18h) 3ªF | Cargas em aeronaves
    Renato Otto Diniz (EMBRAER);
  • 03/AGO/2021 (18h) 3ªF | Design de interiores de aeronaves
    Viviane Gaspar Ribas El Marghani (Universidade Federal do Paraná);
  • 17/AGO/2021 (18h) 3ªF | Cláudio Pinto de Barros: Um pioneiro da aviação no Brasil
    Eduardo Bauzer Medeiros (Universidade Federal de Minas Gerais);
  • 14/SET/2021 (18h) 3ªF | Novas visões na gestão da segurança na aviação
    Guido César Carim Júnior (Griffith University);
  • 28/SET/2021 (18h) 3ªF | Análise de falhas e investigação de acidentes aeronáuticos: Fator material
    Leandro Augusto Lemos Franco (Instituto de Aeronáutica e Espaço);
  • 05/OUT/2021 (18h) 3ªF | Introdução à engenharia de ensaios em voo
    Rogerio Frauendorf de Faria Coimbra (Universidade Federal de Itajubá);
  • 19/OUT/2021 (18h) 3ªF | O que é Projeto de Otimização Multidisciplinar (MDO) e apresentação de estudo de caso
    José Alexandre Tavares Guerreiro Fregnani (AIRBUS);

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC até 19 de abril de 2021. Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

• Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "II CICLO DE PALESTRAS EM AERONÁUTICA".
ciclo palestras aero