Notícia | Projeto extensionista da UFABC permanece atuante em Heliópolis


Assim como nos anos anteriores, as ações do Projeto de Extensão “Produção e reprodução de conhecimento em Heliópolis: fortalecendo as bases de um Bairro Educador”, uma parceria da UNAS-Heliópolis com a  Universidade Federal do ABC (UFABC), continuam mobilizando o território com diversas ações em 2023. O que ocorre devido a uma segunda Emenda Parlamentar do Ex-Deputado Alexandre Padilha, hoje Ministro das Relações Institucionais.

Neste ano, junto a Equipe do Projeto Violência Aqui Não Entra Não (VANEN), contribuímos com aulas e certificações no Curso Livre de Fundamentos Históricos da Organização Comunitária na Proteção Infantil, realizado entre os dias 06 e 17 de março nos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) Georgina do Carmo Moreira, Plácido de Souza Filho e Izaura Maria da Conceição. Essa ação teve participação direta de Kaio Barbosa Laurentino, estudante, Técnico-Administrativo em Educação na UFABC e bolsista no projeto.

Organizamos uma caravana para o debate “Brasil dos humilhados: uma denúncia da ideologia elitista” realizado em abril no Auditório Fausto Castilho do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com os professores Jessé Souza (UFABC), Marília de Santis (EMEF Gonzaguinha), Daniel Omar Perez (Unicamp) e Suze Piza (UFABC). O debate está disponível no YouTube.

Com o aumento da violência contra crianças e adolescentes no território, demanda que nos chegou a partir da nossa atuação nas escolas, fizemos uma parceria com o Departamento de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Marcando o início desta parceria entre a PUC-SP e a UNAS com vigência inicial até 2025, realizamos um evento de recepção de estudantes de Psicologia da PUC-SP, os quais têm acolhido discentes e familiares vítimas de violência em escolas públicas municipais localizadas em Heliópolis, por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) coordenado pela Prof.ª Beatriz Borges Brambilla, que já está engajada em diversas outras ações no território. O grupo se integrou ao GT Violência que conta também com a participação de Salomão Ximenes, professor de Políticas Públicas na UFABC. Essa ação está sendo coordenada pela Prof.ª Suze Piza, coordenadora adjunta do projeto.

 

PET/PUC-SP na Biblioteca Comunitária de HeliópolisPET/PUC-SP na Biblioteca Comunitária de Heliópolis

 

Outras importantes ações relativas à memória no território foram realizadas pelo projeto no primeiro semestre deste ano: a equipe que atua do Museu Digital de Heliópolis foi rearticulada, com novos membros; o projeto continua sendo coordenado por Douglas Cavalcante, que atua no setor de Comunicação da UNAS, e conta com a participação e coordenação de Luara Menegueli. Além do trabalho de catalogação para o museu digital finalizamos a linha do tempo de Heliópolis que está exposta na Sede Central da UNAS, e a grafitagem no muro externo da Sede.

 

Adesivagem da linha do tempo de HeliópolisAdesivagem da linha do tempo de Heliópolis

 

Grafite no muro da Sede Central da UNASGrafite no muro da Sede Central da UNAS

 

No âmbito do Curso de Especialização em Formação das Infâncias em Territórios Periféricos, além das disciplinas ministradas por professores e professoras da UFABC e do território de Heliópolis, promovemos uma Oficina de Escrita Acadêmica conduzida por Bruno Reikdal Lima, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da UFABC; uma visita no câmpus São Bernardo do Campo da UFABC para a inauguração da Ocupação Heliópolis - Manifestos para Infâncias Periféricas e para o Lançamento do Livro: Paulo Freire, a cultura e a educação, com a presença da autora Débora Mazza; uma aula sobre Educação Política com o Prof.º Kaio Barbosa Laurentino; uma caminhada mediada com a Prof.ª Patrícia Maria de Jesus na região central da cidade de São Paulo, e uma Aula Inaugural sobre Democracia e desigualdade social no Brasil com Jessé Souza, Professor Titular da UFABC que desde abril assumiu a Coordenação do Curso junto a Prof.ª Suze Piza.

 

Oficina de Escrita Acadêmica Caminhada mediada em São PauloOficina de Escrita Acadêmica

 

Caminhada mediada em São PauloCaminhada mediada em São Paulo

 

Lançamento de LivroLançamento de Livro

Aula Inaugural do Curso de EspecializaçãoAula Inaugural do Curso de Especialização

 

Com a coordenação de Kaio Barbosa Laurentino, pelo segundo ano consecutivo viabilizamos a integração de Heliópolis na programação oficial da Jornada do Patrimônio de São Paulo. Desta vez, realizamos uma Caminhada mediada no território e uma Conversa sobre a Formação de Heliópolis no CCA Heliópolis, que contou com o apoio de Alline da Silva Isaias, gestora do CCA. O que possibilitou reflexões coletivas sobre a relação de Heliópolis com a História do Brasil, em particular com o desenvolvimento da indústria e da classe operária no ABC Paulista, e das lutas por direitos básicos. E, junto a isso, de problemas contemporâneos que envolvem estereótipos, paisagens e desenvolvimento local.

 

Ação durante a Jornada do Patrimônio de São Paulo de 2023Ação durante a Jornada do Patrimônio de São Paulo de 2023

 

A convite da Comissão Organizadora da Semana de Humanidades da UFABC, participamos da Mesa Redonda “Extensão na Graduação em Humanidades – II”, na qual apresentamos a origem, o desenvolvimento e os desafios ontológicos e pragmáticos do projeto, que se tornou praticamente um programa extensionista. Tal participação contribuiu à elaboração do relatório do primeiro projeto, no qual diagnosticamos mais de cinquenta ações gerais realizadas entre 2021 e o início de 2023, envolvendo gestão, comunicação, eventos, cursos, práticas educativas e literárias, memórias, pesquisas, ações sociopolíticas, e articulação territorial.

Após intensa articulação empreendida pela Prof.ª Suze Piza, em setembro teve início a segunda edição do Cursinho Preparatório para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) na EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr. – Gonzaguinha, com o apoio do Instituto Mauá de Tecnologia. A equipe de educadores sociais é formada por Antônio de Santana Margarido Pinheiro Machado, João Gabriel Fioruci Roberto, Luis Felipe Gomes Utumi e Sofia Zanoni de Oliveira Peña, discentes do Instituto Mauá de Tecnologia, e por Fernanda Müller Ramaglia, Luara Kollar Marques  Menegueli e Paulo Souza, licenciandos da UFABC.

 

Aula do CursinhoAula do Cursinho

 

Cabe lembrar que a primeira edição do cursinho ocorreu em 2022 e, para a nossa admiração, constatamos que praticamente todos os participantes ingressaram na Escola Técnica Estadual (Etec).

Encontro com egressos do Cursinho que ingressaram na Etec HeliópolisEncontro com egressos do Cursinho que ingressaram na Etec Heliópolis

 

Nosso projeto é construído com nossas andanças pelo território, inclusive nos movimentos de rua no bairro, nos quais encontramos agentes de diversas ações e moradores, escutamos as demandas e criamos ações para atendê-las, isso reforça nosso compromisso com a educação pública, com a população pobre e com os movimentos populares, o que destoa da lógica de projeto de prestação de serviços. Não por acaso diversos integrantes do projeto, membros da comunidade universitária da UFABC e da PUC-SP, assim como de instituições do próprio bairro, participaram da 25º Caminhada da Paz de Heliópolis.

 

25º Caminhada da Paz de Heliópolis.25º Caminhada da Paz de Heliópolis.

Neste momento estamos contribuindo com a organização do 14º Seminário Heliópolis - Bairro Educador, durante o qual haverá o lançamento do livro “Onde antes só havia chão”, já disponível gratuitamente na internet, e uma mesa sobre o papel da educação superior na construção do Bairro Educador. O projeto tem vigência até o primeiro semestre de 2024. Permanecemos atuantes nessa relação de integração transformadora. O projeto é coordenado por Paulo Sérgio da Costa Neves, Suze Piza e Kaio Barbosa Laurentino e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC e da comunidade de Heliópolis.

 

Fonte: Coordenação do projeto;

Canal no YouTube

Museu Digital de Heliópolis