Nota de pesar | Marcelo Alecsander Chagas Leite - ProEC/Editora UFABC


Com muita tristeza, as equipes da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e da Editora UFABC (EdUFABC) comunicam o falecimento de nosso colega Marcelo Alecsander Chagas Leite. Marcelo integrou a equipe desde 2014, ao ingressar na UFABC, tendo atuado na Divisão de Extensão e Divulgação Científica até agosto de 2020 e, a partir daí, na EdUFABC.

Nascido em Poços de Caldas - Minas Gerais, em 1970, Marcelo, além de servidor público, era músico e professor de música. Tivemos a felicidade de vê-lo atuar como músico em alguns eventos promovidos pela ProEC.

Discreto, atento, sempre disposto a ouvir, atender, orientar, colaborar e aprender, era  “a personificação da calma e da serenidade”, como definido por um aluno bolsista. Sua calma, serenidade e o sorriso sempre presente no trato com as pessoas não eram menos importantes do que a fidelidade que tinha aos seus próprios valores  e a disponibilidade em dialogar e debater ideias, sempre com muito respeito e cordialidade.

Marcelo era perseverante. Já na UFABC, entre o trabalho, o cuidado com as filhas e a esposa, as aulas e apresentações de música, concluiu o Ensino Superior e também se tornou Mestre pelo programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, onde fez amigos, sendo sempre atencioso e solícito com todos os colegas, compartilhando seu conhecimento sobre arte e educação. Estava se preparando para prestar o processo seletivo para o Doutorado, no mesmo programa. Foi com essa força e perseverança que lutou pela vida até o último momento. 

Já sentimos sua falta. Sua perda dói muito. Será difícil não ouvi-lo mais falar de sua família, das belezas de sua cidade natal, do queijo da Canastra, de arte, de educação, de política e de todos os passos, dificuldades, ações e superações de nosso trabalho cotidiano. 

Prestamos toda nossa solidariedade à toda a família, em especial à Débora, sua esposa, e às suas filhas, Letícia e Gabriela.

 

Veja as homenagens ao servidor Marcelo Alecsander Chagas Leite:

Mural de homenagens

 

Data de Nascimento: 29/09/1970

Data de Ingresso no Serviço Público: 10/03/2014

Data do óbito:  30/08/2021

 

 

marcelo