Observação de uma anisotropia de larga escala na direção de chegada de raios cósmicos com energias acima de 8 x 10^18 eV feita pelo Observatório Pierre Auger

Categoria :
Colóquios da Física
Data:
Quarta, 25 de Outubro de 2017 14:00
Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André - SP, 09210-580, Brasil

Os raios cósmicos são as partículas com as mais altas energias observadas na natureza. São constituídos por núcleos atômicos que incidem na atmosfera da Terra, provenientes do espaço exterior. O Observatório Pierre Auger é o maior experimento do mundo instalado na atualidade para o estudo dos raios cósmicos de ultra-alta energia. Com 30 mil eventos de raios cósmicos de energias acima de 8 x 10^18 eV, obtidos pelo observatório com exposição total de 76.800 km^2 srad ano, foi determinada uma anisotropia nas suas direções de chegada com significância acima de 5,2 sigma. Esta anisotropia pode ser descrita como um dipolo, cuja direção aponta para uma origem extragaláctica para os raios cósmicos de ultra-alta energia. Vamos discutir neste colóquio este dentre outros importantes resultados do Observatório Pierre Auger.

Todas as Datas:

• Quarta, 25 de Outubro de 2017 14:00