Entidades Culturais

Entidades Culturais

Entidades culturais institucionalmente reconhecidas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), nos termos da Resolução ConsUni Nº 143:

 

PORTARIA Nº 011 - Estabelece normas e procedimentos para solicitação de reconhecimento de entidades estudantis culturais no âmbito da UFABC.

 

  • Coletivo de Capoeira Angola da Universidade Federal do ABC
    Imagem1

Tem como objetivo desenvolver as atividades relacionadas a expressividade corporal por meio das aulas de movimentação e a sensibilidade musical por aulas práticas com instrumentos ligados a arte da Capoeira Angola. Estimular os participantes a conhecer e aprender sobre cultura e filosofia afro-brasileira que está intrinsecamente presente dentro da Capoeira Angola. 

Facebook

 

 

 

  • Dança de Salão UFABC

42299624 2187312674838407 9117267657240870912 n

A Dança de Salão UFABC oferece aulas de forró, sertanejo, zouk, vaneira, samba de gafieira, bolero, soltinho e salsa. As aulas acontecem em ambos os campi da UFABC, em quatro dias da semana, dois dias à tarde e outros dois à noite. A estrutura organizacional hoje conta com três alunos da universidade como gestores e os quatro professores também participam das decisões. Além das aulas, o grupo promove mensalmente um evento conhecido como “happy hour dançante”, no piso vermelho do bloco A, sempre às quartas-feiras, sendo uma oportunidade para os alunos praticarem os passos aprendidos em aula e interagirem com os alunos de outras turmas. 

Facebook / Instagram

 

 

  • UFABC Green Team HC

53970440 1861937077245487 6183723406874116096 n

O Green Team Hacker Clube, como entidade acadêmica, busca desenvolver atividades voltadas para o público, tais como:  Disseminar a cultura hacker e a cultura digital na universidade e na comunidade do entorno;  Organizar atividades práticas, eventos e palestras sobre a cultura hacker e segurança da informação;  Preparar e distribuir material de estudo, de diversos níveis técnicos, de forma livre e gratuita; Realizar atividades práticas em laboratórios; Criar e apoiar uma equipe de competição de Capture the Flag, representando a UFABC;  Promover ações para a inclusão de mulheres na área de tecnologia.

Facebook

 

 

 

  • Clube de Anime UFABC

57870614 2775798599158998 3774794516767178752 n

 O Clube de Anime UFABC é um espaço criado na faculdade para os fãs de mangás, animes e a cultura japonesa se encontrarem. A entidade prevê a realização de sessões semanais para exibição e discussão de obras de origem majoritariamente japonesas. Em especial, no quadrimestre dos ingressantes, são promovidas atividades de integração para auxiliar estes a se acomodarem ao ritmo da universidade, oferecendo uma opção de lazer dentro do ambiente universitário. Para tal, contam também com confraternizações dos membros da entidade, assim como ocasionais idas a eventos e parques como formato de entretenimento externo.

 Facebook

 

 

 

  • Infanteria – Bateria UFABC

12987149 506608002860290 7805005767973446928 n

Em 2009, a ideia de criar uma bateria na UFABC chegou com toda força! A Infanteria fez sua primeira participação em um torneio no Intercomp, logo depois da sua primeira cervejada, com apenas 3 meses. No ano seguinte, já haviam 100 inscritos para escolinha da bateria, que contava com apenas 35 instrumentos.  Hoje, conta no currículo, com participações e premiações em desafios de baterias, em eventos na região do ABC e eventos com algumas das principais escolas de samba de São Paulo, que fazem a Infanteria evoluir e aumentar sua família a cada ano, com força dos seus mais de 100 ritmistas e da maior torcida universitária do Brasil!

Facebook / YouTube

 

 

 

  • UFABCirco

O UFABCirco, como entidade acadêmica,​ ​tem a finalidade de: possibilitar, promover e difundir as artes circenses na comunidade da UFABC; representar a UFABC através das atividades circenses, em caráter artístico, esportivo ou social, através de intervenções, apresentações e eventos diversos; Aprimorar a qualidade de vida de seus membros em geral e promover a cultura e atividades culturais, ocupando espaços dentro e fora da UFABC com intervenções e atividades circenses.

Facebook 

 

  • Baile a tua essência

A entidade Cultural "Baile a tua essência" visa promover aulas de dança do ventre e cigana; divulgar e informar a respeito da singularidade e importância da dança e cultura cigana; promover o conhecimento e reconhecimento de qualidades pessoais, como autoestima, autoconfiança e poder pessoal; promover a valorização da mulher e enaltecimento do feminino; promover a distração e abstração de atividades e práticas intrínsecas a dança e dinâmicas de autoconhecimento em comunhão a valorização do outro.

 

  • Canto de Aliá

As atividades da entidade cultural "Canto de Aliá" são divididas nos eixos: cinema, música, artes visuais e artes cênicas, com previsão de execução no espaço de convivência em São Bernardo do Campo. O projeto consiste em reverberar novas formas de diálogo e convívio para os frequentadores da universidade, com o intuito de potencializar a troca de saberes não hierarquizados e impulsionar a frequência de público externo aos espaços da universidade, enfatizando portanto, seu caráter público e social e entendendo sua importância na região do Grande ABC.