Orientações sobre Extensão e Cultura

O que é Extensão Universitária?

De acordo com a Resolução CEC nº 007, são consideradas atividades de extensão aquelas que promovem de maneira direta a interação transformadora e dialógica entre Universidade e sociedade, por meio de processos interdisciplinares, educativos, culturais, científicos e/ou políticos, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre a própria extensão, o ensino e a pesquisa.

O que são atividades culturais?

De acordo com a Resolução CEC nº 006, ação cultural é aquela que promove, incorpora, estimula, possibilita e/ou transmite expressões culturais e artísticas individuais ou coletivas. A ação cultural pode ser um fim em si mesma ou contribuir para a produção e/ou o acesso de bens e serviços culturais.

Qual a importância destas atividades?

As universidades públicas brasileiras existem para atender às necessidades do país e de sua população. Distribuídas por todo o território nacional, em toda a sua existência sempre estiveram associadas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e político da nação.

A par de constituírem-se em espaços privilegiados para a produção, a acumulação e a disseminação de conhecimentos e para a formação e a capacitação de profissionais cidadãos bem qualificados, possuem um enorme potencial para a elaboração de políticas públicas, que tenham a cidadania e o cidadão como as suas principais referências na solução dos problemas nacionais.

As Instituições de Ensino Superior, por meio das Pró-reitorias de Extensão ou órgãos equivalentes, devem atuar na democratização do conhecimento e, ao mesmo tempo, respeitar e utilizar os saberes populares locais na construção de um novo e mais amplo conhecimento a ser desenvolvido, levando-se em conta as especificidades de cada comunidade em que atuam.

Como resultado concreto de sua atuação, espera-se a valorização de seus próprios programas de extensão ou de programas interinstitucionais, realizados sob a forma de consórcios, redes ou parcerias com secretarias dos governos federal, estaduais, municipais ou com ONGs.

Além da sua importância como geradora de políticas públicas, a Extensão Universitária deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades adjacentes. Para saber mais sobre extensão universitária, acesse o site da Rede Nacional de Extensão (RENEX).

Inclusão de carga horária em ações de extensão e cultura exigida nos cursos de graduação da UFABC

No dia 22 de agosto de 2017, foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFABC (ConsEPE) a Resolução nº 222, que regulamenta a inclusão de carga horária em ações de extensão e cultura exigida nos cursos de graduação da UFABC.

Confira os documentos relacionados: