Aprendizagem ativa em disciplinas de física básica da USP

Categoria :
Colóquios da Física
Data:
Quarta, 18 de Outubro de 2017 14:00 - 16:00
Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André - SP, 09210-580, Brasil

Em uma passagem do prefácio às suas célebres "Lectures", Feynman registra sua impressão de que "... o melhor ensino exige ... uma situação em que o estudante discute ideias, pensa sobre as coisas e fala sobre as coisas", e de que "[é] impossível aprender muito apenas sentado na sala de aula, ou mesmo resolvendo os problemas propostos". Ao longo dos anos recentes, desenvolvimentos em cognição, educação, neurociências e psicologia deram impulso a iniciativas de "aprendizagem ativa", que buscam reforçar na sala de aula o protagonismo do estudante. Em física, essas iniciativas remontam a meados dos anos 80, com a publicação de estudos sistemáticos que apontavam a fraca correlação entre a capacidade de solução de problemas padronizados e a compreensão dos conceitos subjacentes por parte de alunos que cursam disciplinas tradicionais, bem como a baixa eficiência das aulas expositivas em suprir essas deficiências. Entre as propostas de aprendizagem ativa surgidas como alternativa destacam-se a "instrução pelos pares", desenvolvida por Eric Mazur em Harvard, e metodologias como o SCALE-UP ("student-centered active learning environment with upside-down pedagogies"), desenvolvida por Robert Beicher na Universidade Estadual da Carolina do Norte, e sua variante TEAL ("technology-enhanced active learning"), adotada no MIT e em Yale. Apresentaremos um panorama dessas propostas, e discutiremos a experiência que vem sendo realizada no Instituto de Física da USP com a adoção do método SCALE-UP.

Todas as Datas:

• Quarta, 18 de Outubro de 2017 14:00 - 16:00