Cursos de Extensão com inscrições abertas

Os cursos de extensão são ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presenciais, semi-presenciais ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático e com processo de avaliação definido. Possuem carga horária definidos e atendem a público variado, de acordo com seus projetos específicos. A ProEC adota 12 horas como carga horária mínima para os cursos por ela oferecidos. Confira os cursos de extensão com inscrições abertas:

Caminhos do Mar é um projeto de Extensão e Cultura que tem como objetivo compreender a história e memória dos caminhos sociotécnicos ambientais que integram a Baixada Santista e o Planalto. A coordenação do projeto é da Profª Graciela Oliver, do CCNH.

O curso reúne diálogos entre áreas e especialidades do conhecimento diversas, problematizando as mudanças sociotécnicas e ambientais da região da Baixada Santista e suas ligações com diversos contextos temporais.

Apresenta leituras e uma saída de campo (nível da caminhada: médio) orientadas para a discussão histórica e  interdisciplinar sobre a Serra do Mar e seus caminhos, como objetos sociotécnico e ambientais. Saiba mais sobre o projeto no site do curso.

Antártica ou Antártida? É um curso a distância de quarenta horas distribuídas ao longo de dez semanas. Há duas aulas presenciais, a inaugural e a final, e todas as demais acontecem on-line, mediadas pelo Moodle, e devem ser finalizadas em dez semanas. O curso é composto por roteiros de aulas, textos, videoaulas, jogos, sequências didáticas, imagens etc.  

Os participantes do curso devem dedicar quatro horas semanais para estudar os conteúdos do curso, realizar pesquisas e executar as atividades de aprendizagem. A avaliação será processual por meio da interação em grupos e fóruns de discussão, elaboração de sequências didáticas e projetos pedagógicos etc.

O curso de extensão "Pibid nas Férias: Arte, Ciência e Tecnologia" busca propor atividades artísticas e tecno-científicas aos alunos de Ensino Médio das escolas parceiras do Pibid/UFABC. As atividades serão diversificadas e promoverão ações interdisciplinares, destacando-se práticas experimentais investigativas em física e biologia, ensino de ciências através de jogos e artes, discussão de temáticas ambientais e sustentabilidade e um exercício de reflexão sobre as mulheres na ciência. As ações ocorrerão em três tardes, buscando proporcionar uma maior relação entre a escola e a universidade públicas e a ampliação das propostas didáticas relacionadas aos subprojetos participantes do Pibid.

O presente  projeto de  extensão  tem  como objetivo principal o desenvolvimento no cursista algumas habilidades básicas de programação: atribuições, condicionais, laços, funções e manipulação de arquivos. A linguagem escolhida para o curso  será Python por ser de fácil aprendizado, versátil e de código aberto. Além disso, atualmente Python é a quarta linguagem em termos de popularidade (segundo o ranking da TIOBE Programming Community), sendo utilizada para desenvolvimento web, sistemas, pesquisa científica, etc.  

Todas as aulas serão práticas, de três horas semanais, e serão realizadas em um laboratório didático de Informática da UFABC. O instrutor irá apresentar o conceito de cada aula por meio de exemplos, que os cursistas poderão replicar no computador. Em seguida o instrutor irá propor atividades que requerem o entendimento dos conceitos abordados nos exemplos e irá acompanhar os cursistas no desenvolvimento dessas atividades