Cursos de extensão com inscrições abertas.

Neste curso, o professor de ciências irá rever conceitos básicos em química, aprender a elaborar aulas investigativas de ciências no laboratório (como foco na química) e ainda, haverá a aplicação de uma das propostas junto a alunos do ensino fundamental I, que serão convidados a virem para um dos laboratórios da UFABC.

Curso de extensão gratuito com a proposta de organizar um espaço de aprendizagem, reflexão e questionamentos sobre a prática de Educação em Sexualidade, na forma de oficina destinada a professoras e professores da Educação Básica, bem como a alunas e alunos de licenciatura.

O curso tem como objetivo contribuir com o conhecimento e estudo das chuvas e seus impactos na região do ABC Paulista, com vistas a conhecer a sua distribuição espacial e temporal, determinar limiares deflagradores de eventos de inundação e deslizamentos, auxiliando assim no monitoramento e prevenção do impacto dos eventos extremos de chuva.


O curso de extensão “Dinâmicas e desafios da migração Africana no Brasil” nasceu do diálogo mantido nos últimos seis meses com um grupo de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, especialmente assistentes sociais e psicólogas, que atuam diretamente com imigrantes africanos que buscam nos serviços socioassistenciais dos Centros Pop - Centros de Referência Especializados de Assistência Social para População em Situação de Rua, principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, acesso aos serviços de acolhimento institucional, saúde, educação, trabalho e a todos os outros órgãos de garantia de direitos.

O curso, pensado e estruturado especialmente, mas não exclusivamente, para profissionais envolvidos com a questão migratória, a comunidade de imigrantes, além de estudantes e pesquisadores interessados na temática e que desejam ampliar a compreensão das interações entre os imigrantes e a sociedade de acolhida, objetiva a aquisição de conhecimentos teóricos sobre os fenômenos migratórios contemporâneos envolvendo as sociedades africanas, permitindo uma melhor compreensão da situação vivenciada pelos imigrantes africanos no Brasil.

A análise das características gerais e do perfil dos imigrantes africanos (idade, países de origem, gênero, escolaridade, profissão, motivações para migração etc) permitirá uma melhor compreensão dos desafios da inserção na sociedade de acolhida. As dimensões socioculturais, sociopolíticas e psicológicas ligadas às dinâmicas de adaptação serão também estudadas no curso. O objetivo não é de formar interventores, mas contribuir para o desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre os modelos de intervenção e os sistemas de valores existentes atualmente.

O curso vai ao encontro da lei nº 143/2016 que institui a Política Municipal para a População Imigrante e tem como objetivo prioritário, oferecer conhecimentos teóricos sobre os fenômenos migratórios contemporâneos envolvendo as sociedades africanas. Espera-se com tal objetivo proporcionar uma melhor compreensão da situação vivenciada pelos imigrantes africanos no Brasil.

O curso será oferecido na modalidade presencial, com encontros aos sábados, no campus de Santo André da Universidade Federal do ABC – UFABC. Cada encontro terá a duração de 6 horas (9h00 às 12:00 e 13:00 às 16h00) e a atividade será coordenada por professores e formadores com reconhecido conhecimento no tema.