Cursos de extensão encerrados.

Curso de educação popular, ministrado por meio de um ciclo de debates (três por quadrimestre) sobre as novas relações Sul-Sul e os desafios para o Brasil.

Treinamento em gestão e planejamento a empreendedores apoiados pela Incubadora Pública de Economia Popular Solidária de Diadema, por meio de 8 oficinas e evento regional.

Formação de docentes das áreas de Ciências, Matemática, Física, Química e Biologia, sobre o uso de textos históricos no ensino de Ciências.

Formação de professores da rede pública em exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, sobre os temas: neurofisiologia básica, neuroanatomia, sono e memória, emoção e cognição, atenção e aprendizagem e linguagem.

Curso de formação para discentes, técnicos administrativos e docentes da UFABC, engenheiros aeronáuticos, advogados, juízes, promotores públicos, pilotos, controladores de tráfego aéreo, comissários de voo, despachantes operacionais de voo, técnicos da ANAC, e demais profissionais da atividade aérea tais como: gerentes técnicos, inspetores, mecânicos e auxiliares de manutenção, sobre temas como o espaço aéreo e sua jurisdição, tipos de investigação de desastres, análise de acidentes e de conteúdo normativo, responsabilidades e competências de autoridades e agentes do setor de transporte aéreo e direito penal aeronáutico.

Formação de idosos com vistas ao desenvolvimento de atividades que levam ao envelhecimento saudável.

Formação de Licenciandos e Professores da rede pública de ensino, das disciplinas Física, Química, Biologia e Matemática, acerca da elaboração e implementação de atividades que ofereçam oportunidades de aprendizado a todos os alunos, sem exceção.

Curso de fundamentos de cartografia ofertado para a comunidade quilombola da comunidade de Poça (eldorado – SP), localizada no vale do rio Ribeira de Iguape,em colaboração com o Instituto Socioambiental, contribuindo para o diálogo entre a comunidade e diversas instituições envolvidas no processo de delimitação de terras.

Atualização de professores da educação básica sobre a temática das mudanças climáticas globais.

Formação de professores, estudantes de graduação e pós-graduação sobre escolha profissional, em parceria com a Ação Educativa-Assessoria, Pesquisa e Informação.

Curso aberto ao público em geral, onde é proposta a reflexão de um ponto de vista histórico-filosófico sobre alguns aspectos da finitude no ocidente, abordando temas como aspectos históricos sobre a morte no Ocidente, a questão do envelhecimento na medicina antiga, o espírito vital na cosmologia renascentista, a inovação moderna e o prolongamento da vida e também o significado da vida nos dias atuais.

Curso destinado a técnicos e dirigentes municipais, funcionários da Caixa Econômica Federal; alunos de graduação e pós-graduação em cursos correlatos à: Engenharia Ambiental e Urbana, Planejamento Territorial, Arquitetura e Urbanismo da UFABC e demais Instituições de Ensino Superior (IES), sobre os seguintes temas: Planejamento e política habitacional, Assentamentos precários: conceitos e fontes de informação, Assentamentos precários: identificação, dimensionamento e tipologias de intervenção e Estudos de Caso, que tem por objetivo conhecer alternativas para identificar e mapear os assentamentos precários em pequenos municípios.

Este curso visa propôr atividades relacionadas com a produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática, a partir da utilização de materiais de baixo custo e de fácil elaboração, produzidos e testados, pelos participantes do curso.

Coordenação: Profº Evonir Albrecht

O curso “Língua Portuguesa: comunicação eficaz na UFABC” possui carga horária de 32 horas e será realizado presencialmente no câmpus Santo André da UFABC. Tem como objetivo desenvolver e aprimorar a capacidade de comunicação entre os funcionários terceirizados da universidade que cursaram o Ensino Médio (completo ou incompleto) e lidam diretamente com a comunidade.

curso-botanica-img-siteO curso é ofertado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal ABC e tem por objetivo formar e atualizar o público em relação a assuntos referentes à Biologia Vegetal, como técnicas de cultivo de plantas, coleta e preservação de material botânico, preservação e legislação ambiental. A partir destes temas pretende-se fazer a integração entre os saberes tradicionais e científicos, contribuindo para a formação de alunos de graduação e pós-graduação da UFABC e atualização na formação de professores que atuam na rede pública de ensino. 

Público alvo: alunos da graduação e da pós-graduação da UFABC( possíveis futuros educadores ) e professores da rede pública da região.

Coordenação: Profa. Andréa Onofre de Araújo

O curso é ofertado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal ABC e tem por objetivo formar e atualizar o público em relação a assuntos referentes à Biologia Vegetal, como técnicas de cultivo de plantas, coleta e preservação de material botânico, preservação e legislação ambiental. A partir destes temas pretende-se fazer a integração entre os saberes tradicionais e científicos, contribuindo para a formação de alunos de graduação e pós-graduação da UFABC e atualização na formação de professores que atuam na rede pública de ensino. 

curso-africa-img-siteO curso visa promover o conhecimento e reflexão sobre questões centrais da história da África, como:

  • o conhecimento sobre as questões endógenas, que fundamentam o surgimento das sociedades complexas na África Antiga;
  • explorar a relação entre tais sociedades e as dinâmicas intercontinentais;
  • compreender a diáspora africana, derivada do tópico escravista atlântico e
  • aprofundar uma análise plural e interdisciplinar da África pós-colonial.

Público alvo: professores da rede municipal e estadual do ABC e professores da UNEAFRO.

Coordenação: Prof. Muryatan Santana Barbosa

O objetivo geral do presente projeto de extensão é apoiar a política pública de desenvolvimento econômico implementada pela Incubadora Pública de Economia Popular Solidária de Diadema (IPEPSD), capacitando os empreendedores apoiados pela Incubadora (em elementos fundamentais de gestão e planejamento dos empreendimentos), divulgando o empreendedorismo cooperativo na região do ABC e capacitando os discentes, docentes e técnicos administrativos participantes do projeto em gestão e educação empreendedora.

Público alvo: empreendedores apoiados pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários em Diadema.

Coordenação: Prof. Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo

O curso pretende promover a formação continuada de professores de Cubatão visando a melhoria da abordagem de ensino e a educação científica.

Objetivos Específicos:

  • estabelecer uma relação de como o ensino de ciências é trabalhado e a promoção da alfabetização científica;
  • possibilitar a reflexão dos professores sobre a influência dos saberes científicos na construção da sociedade atual;
  • criar estratégias de abordagem de ensino que estimule os estudantes para os saberes científicos;
  • construir com os professores um conhecimento acerca da Ciência e suas tecnologias na sociedade, visando a apropriação desses conhecimentos pelos estudantes.

Público alvo: professores de Ciência no Município de Cubatão.

Coordenação: Profa. Patrícia da Silva Sessa

Imersão no mundo da Cultura Livre, especificamente em produção de Software Livre.

O curso apresenta tópicos  fundamentais de astronáutica relacionados com a dinâmica orbital e rotacional de veículos espaciais.

Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o conceito, a importância e formas de trabalho com atividades investigativas.

Coordenação: Profª Drª Fernanda Franzolin

A meditação é uma prática positiva, relativamente simples, acessível a qualquer pessoa interessada, independente de crenças religiosas e mais importante, cujo sucesso foi cientificamente comprovado.

Este curso é baseado nos ensinamentos de meditação de Yongey Mingyur Rinpoche, um dos mais conhecidos e célebres mestres de meditação da nova geração de monges tibetanos. O curso será Ministrado pela Profa Camila Almeida.

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O curso pretende fornecer subsídio para a realização de práticas pedagógicas voltadas à consecução da cultura dos direitos humanos no ambiente escolar e elaboração materiais didáticos específicos de educação em direitos humanos.

Consulte aqui o Edital com os documentos para matrícula de aluno no Curso de Aperfeiçoamento "Educação em Direitos Humanos".

Consulte aqui o projeto pedagógico do curso.

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O curso visa contribuir com a formação de profissionais da educação e membros das comunidades escolares para a reflexão e realização de práticas pedagógicas e projetos de intervenção sobre as temáticas relativas a gênero e diversidade nas escolas e comunidades.

Consulte aqui o Edital com os documentos para matrícula de aluno no Curso de Aperfeiçoamento "Gênero e Diversidade na Escola".

Consulte aqui o projeto pedagógico do curso.

logo pnfem otimO Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI.

Seleção de bolsistas - Supervisor e Professor Formador - Pacto Nacional do Ensino Médio.

Seleção de bolsistas - somente Professor Formador - Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Curso introdutório de estatística, em módulo único de 36 horas, presencial. A idéia é apresentar a quem não é ou é pouco familiarizado com o tópico, o que é estatística e suas aplicações, iniciando com distribuições, frequências, estatísticas básicas, de média até desvio padrão, chegando a correlações, com apoio da ferramenta excel.

Oferecimento de um curso de extensão de Libras - Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do ABC.

 

 

O curso tem por objetivo oferecer estágio em pesquisa inter e (multi)disciplinar nas áreas de História e Relações Internacionais a ser realizado junto à Biblioteca Municipal Mário de Andrade (BMA). A pesquisa de campo consistirá no levantamento, no cadastramento, na seleção e na análise crítica de fontes históricas primárias que compõem o Acervo da Biblioteca Depositária das Nações Unidas (Sala ONU) - documentos oficiais da ONU e de seus organismos, e que está sob a guarda daquela biblioteca. A finalidade é estimular o uso da História enquanto instrumento para a reflexão sobre questões da política internacional contemporânea.

O curso de extensão: Da teoria à práxis: pós-marxismo e partidos-movimentos no Brasil e na Espanha faz parte dos projetos aprovados no PAE (Proposta de Ação de Extensão) 2016 da UFABC.

Sob a coordenação do professor Dr. Claudio Penteado, do programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, o curso é voltado para discutir a alternativa política para grupos de esquerda dentro do atual cenário mundial, por meio de leitura e estudo da teoria pós-marxista, exibição de conteúdos audiovisuais relacionada ao tema dos partidos-movimentos, realização de mesa redondas, formação de grupo de estudos e redação de artigos.

A inscrição é aberta para todos os interessados. Ao final do curso, a Pró-reitoria de Extensão emitirá o certificado para os participantes.

Mais informações no site do curso.

Nos dias 22/01/2016 e 29/01/2016, das 9:00h às 17:30h, será ministrado, no laboratório L508-1 da UFABC, campus Santo André,   na Torre 1 do Bloco A, o Curso de Extensão de 16h:

“Aplicação de Ferramenta Georreferenciada em Geração Distribuída”

Na ocasião, cada participante receberá uma apostila, e ao final, certificado de participação. Não há qualquer custo de participação! Vagas limitadas!

Aos interessados, favor confirmar presença (enviando nome completo, CPF e telefone) para planejamento.energetico@ufabc.edu.br
http://pgene.ufabc.edu.br/

Mais informações: http://ufabc.net.br/ah

Curso de extensão universitária gratuito, com certificação pela Universidade Federal do ABC (UFABC), formará educadores para uso de metodolodia de orientação e escolha profissional dirigida a jovens estudantes do Ensino Médio.

O curso Tô no Rumo ocorrerá entre maio e junho, aos sabádos pela manhã, no campus da UFABC de Santo André. Terá 32 horas de duração e é dirigido a professores/as do Ensino Médio público. A formação é resultado da parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Ação Educativa, responsável pelas atividades.

Objetivo do curso: Preparar profissionais da comunidade jurídica e da comunidade aeronáutica nos princípios e fundamentos que norteiam a atividade de Perito Judicial Aeronáutico em causas jurídicas aeronáuticas, envolvendo Perícia Judicial Aeronáutica. O curso foi concebido com a finalidade de acolher igualmente os profissionais da comunidade jurídica e da comunidade aeronáutica. Assim sendo, os profissionais da comunidade aeronáutica não precisam ser versados em direito, nem os da comunidade jurídica precisam ser versados em assuntos relacionados à atividade aérea, pois a linguagem e metodologia utilizadas têm a finalidade de atender e nivelar as duas áreas.

 

 

O curso de extensão universitária “Química e Cultura no Ensino” será realizado a distância com duas aulas presenciais, sendo uma inaugural , no dia 18/07, das 14h às 18h  e a outra de encerramento do curso, em data a ser informada.
O objetivo do curso é capacitar professores e alunos de licenciatura em química para o desenvolvimento de novos métodos de ensino com o uso das TICs em sala de aula, promovendo a contextualização dos conteúdos curriculares, por meio da correlação de conteúdos culturais com os conteúdos do currículo de química.

Coordenadora: Profa. Dra. Mirtha Lina Fernández Venero

Instrutoras: Caroline Dantas, Angélica Maria Gouveia Gomes

Objetivo do curso: O presente projeto de extensão tem como objetivo principal o empoderamento das mulheres e sua maior inserção no mercado tecnológico através da programação. Em particular, o projeto pretende inserir uma rede para compartilhar conhecimentos de programação em Python. O mesmo é uma linguagem de programação alto nível, desenvolvida em 1990 no Instituto Nacional de Pesquisas para Matemática e Ciências da Computação da Holanda. Ela é uma linguagem de fácil aprendizado, grande aplicabilidade e código aberto, podendo assim ser incluída em produtos de propriedade. Atualmente é a quarta linguagem em termos de popularidade (segundo o ranking da TIOBE Programming Community), sendo utilizada em diversas áreas desenvolvimento web e sistemas, pesquisa científica, etc. A metodologia utilizada serão aulas em laboratório divididas em dois módulos (Iniciante e Intermediário). O objetivo das aulas é desenvolver um ambiente no qual as alunas aprendam os conceitos mais importantes de Python e possam aplicar e ensinar o conhecimento apreendido por onde passarem de maneira a criar uma rede de ensino-aprendizagem.

O Pan-africanismo foi uma das teorias políticas mais relevantes do pensamento social africano e da diáspora negra do século XX. O ciclo de debates pretende sustentar um diálogo público na Universidade, entre docentes, discentes e movimentos sociais. Em especial a UNEAFRO, organização com comprovado trabalho na formação educacional da juventude negra.

É inegável a importância da China em nossos dias e a UFABC possui apenas uma única disciplina sobre o país, e voltada ao desenvolvimento econômico recente. A intenção deste curso é ajudar a reduzir essa deficiência. ampliando a percepção e conhecimento do público em geral, e em particular dos acadêmicos, sobre a cultura milenar da China, bem como esclarecer mitos e mal-entendidos sobre essa cultura, sua história e costumes.

Desde seu surgimento a dialética hegeliana tem suscitado debates acalorados e não apenas no âmbito filosófico. Se por um lado discutiu-se e ainda hoje se discute até que ponto sua influência é observável na tradição de pensamento marxista, por outro lado ela foi alvo de críticas virulentas da parte de lógicos e filósofos da ciência. Contudo, em mais uma dessas reviravoltas que de tempos em tempos acometem o cenário filosófico, é o próprio pensamento lógico que direciona hoje sua atenção à dialética hegeliana. Diante, portanto, das diversas formas de apropriação que ocorreram com a dialética hegeliana, algo que atesta a riqueza e a importância dessa filosofia atualmente, o presente curso pretende explorar introdutoriamente a obra de Hegel na qual o tema tem sua formulação mais acabada, a Ciência da Lógica, procurando, ao mesmo tempo, fornecer um panorama geral dos objetivos desse texto. Com isso, o curso terá interesse, numa perspectiva de efeito interdisciplinar, não apenas para aqueles mais afeitos às ciências humanas quanto para aqueles mais preocupados com a lógica, além simplesmente de todos aqueles que se interessam por um dos filósofos que tiveram influência decisiva no pensamento e na cultura contemporâneas.

Objetivos do curso - Espera-se que o curso possibilite aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

  • Compreender o que são atividades investigativas no ensino de Ciências
  • Refletir sobre a importância das atividades investigativas para a formação dos alunos
  • Compreender que existem diferentes possibilidades de atividades investigativas
  • Conhecer, vivenciar e experimentar as atividades investigativas favorecendo a construção de um repertório de possibilidades
  • Perceber o livro didático adotado pela escola como uma possível fonte de atividades investigativas
  • Compreender como modificar atividades investigativas fechadas para torná-las mais abertas

Diante das contradições da existência concreta, importantes pensadores contemporâneos optaram por uma reflexão que aproxime as teorias filosóficas da condição humana no mundo. O Curso Livre de Humanidades traz a cada módulo algumas dessas teorias, oferecendo chaves de interpretação para leituras do mundo contemporâneo.

Fundamentos teóricos contemporâneos e práticas de ensino em uma perspectiva descolonial.

Curso dirigido à professoras e professores de todas as áreas, estudantes de licenciatura e demais interessados(as).