Cursos de extensão em andamento.

logo pnfem otimO Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI.

Seleção de bolsistas - Supervisor e Professor Formador - Pacto Nacional do Ensino Médio.

Seleção de bolsistas - somente Professor Formador - Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

art logo epufabc pageA Escola Preparatória da UFABC começou suas atividades em 2010 como um projeto de extensão idealizado por alunos de graduação da Universidade Federal do ABC. 

Desde o início, buscou-se promover o acesso das comunidades populares da região do ABC ao ensino superior de qualidade, oferecendo um cursinho gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - utilizado na seleção de alunos para UFABC.

Site da EPUFABC: http://proec.ufabc.edu.br/ep

Confira abaixo os processos seletivos relacionados a Escola Preparatória da UFABC:


Oferecimento de um curso de extensão de Libras - Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do ABC.

 

 

O curso tem por objetivo oferecer estágio em pesquisa inter e (multi)disciplinar nas áreas de História e Relações Internacionais a ser realizado junto à Biblioteca Municipal Mário de Andrade (BMA). A pesquisa de campo consistirá no levantamento, no cadastramento, na seleção e na análise crítica de fontes históricas primárias que compõem o Acervo da Biblioteca Depositária das Nações Unidas (Sala ONU) - documentos oficiais da ONU e de seus organismos, e que está sob a guarda daquela biblioteca. A finalidade é estimular o uso da História enquanto instrumento para a reflexão sobre questões da política internacional contemporânea.

Nos dias 22/01/2016 e 29/01/2016, das 9:00h às 17:30h, será ministrado, no laboratório L508-1 da UFABC, campus Santo André,   na Torre 1 do Bloco A, o Curso de Extensão de 16h:

“Aplicação de Ferramenta Georreferenciada em Geração Distribuída”

Na ocasião, cada participante receberá uma apostila, e ao final, certificado de participação. Não há qualquer custo de participação! Vagas limitadas!

Aos interessados, favor confirmar presença (enviando nome completo, CPF e telefone) para planejamento.energetico@ufabc.edu.br
http://pgene.ufabc.edu.br/

Mais informações: http://ufabc.net.br/ah

O curso de extensão: Da teoria à práxis: pós-marxismo e partidos-movimentos no Brasil e na Espanha faz parte dos projetos aprovados no PAE (Proposta de Ação de Extensão) 2016 da UFABC.

Sob a coordenação do professor Dr. Claudio Penteado, do programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, o curso é voltado para discutir a alternativa política para grupos de esquerda dentro do atual cenário mundial, por meio de leitura e estudo da teoria pós-marxista, exibição de conteúdos audiovisuais relacionada ao tema dos partidos-movimentos, realização de mesa redondas, formação de grupo de estudos e redação de artigos.

A inscrição é aberta para todos os interessados. Ao final do curso, a Pró-reitoria de Extensão emitirá o certificado para os participantes.

Mais informações no site do curso.

Curso introdutório de estatística, em módulo único de 36 horas, presencial. A idéia é apresentar a quem não é ou é pouco familiarizado com o tópico, o que é estatística e suas aplicações, iniciando com distribuições, frequências, estatísticas básicas, de média até desvio padrão, chegando a correlações, com apoio da ferramenta excel.

Objetivos do curso - Espera-se que o curso possibilite aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

  • Compreender o que são atividades investigativas no ensino de Ciências
  • Refletir sobre a importância das atividades investigativas para a formação dos alunos
  • Compreender que existem diferentes possibilidades de atividades investigativas
  • Conhecer, vivenciar e experimentar as atividades investigativas favorecendo a construção de um repertório de possibilidades
  • Perceber o livro didático adotado pela escola como uma possível fonte de atividades investigativas
  • Compreender como modificar atividades investigativas fechadas para torná-las mais abertas

Curso de extensão universitária gratuito, com certificação pela Universidade Federal do ABC (UFABC), formará educadores para uso de metodolodia de orientação e escolha profissional dirigida a jovens estudantes do Ensino Médio.

O curso Tô no Rumo ocorrerá entre maio e junho, aos sabádos pela manhã, no campus da UFABC de Santo André. Terá 32 horas de duração e é dirigido a professores/as do Ensino Médio público. A formação é resultado da parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Ação Educativa, responsável pelas atividades.

Objetivo do curso: Preparar profissionais da comunidade jurídica e da comunidade aeronáutica nos princípios e fundamentos que norteiam a atividade de Perito Judicial Aeronáutico em causas jurídicas aeronáuticas, envolvendo Perícia Judicial Aeronáutica. O curso foi concebido com a finalidade de acolher igualmente os profissionais da comunidade jurídica e da comunidade aeronáutica. Assim sendo, os profissionais da comunidade aeronáutica não precisam ser versados em direito, nem os da comunidade jurídica precisam ser versados em assuntos relacionados à atividade aérea, pois a linguagem e metodologia utilizadas têm a finalidade de atender e nivelar as duas áreas.

 

 

O curso de extensão universitária “Química e Cultura no Ensino” será realizado a distância com duas aulas presenciais, sendo uma inaugural , no dia 18/07, das 14h às 18h  e a outra de encerramento do curso, em data a ser informada.
O objetivo do curso é capacitar professores e alunos de licenciatura em química para o desenvolvimento de novos métodos de ensino com o uso das TICs em sala de aula, promovendo a contextualização dos conteúdos curriculares, por meio da correlação de conteúdos culturais com os conteúdos do currículo de química.

Coordenadora: Profa. Dra. Mirtha Lina Fernández Venero

Instrutoras: Caroline Dantas, Angélica Maria Gouveia Gomes

Objetivo do curso: O presente projeto de extensão tem como objetivo principal o empoderamento das mulheres e sua maior inserção no mercado tecnológico através da programação. Em particular, o projeto pretende inserir uma rede para compartilhar conhecimentos de programação em Python. O mesmo é uma linguagem de programação alto nível, desenvolvida em 1990 no Instituto Nacional de Pesquisas para Matemática e Ciências da Computação da Holanda. Ela é uma linguagem de fácil aprendizado, grande aplicabilidade e código aberto, podendo assim ser incluída em produtos de propriedade. Atualmente é a quarta linguagem em termos de popularidade (segundo o ranking da TIOBE Programming Community), sendo utilizada em diversas áreas desenvolvimento web e sistemas, pesquisa científica, etc. A metodologia utilizada serão aulas em laboratório divididas em dois módulos (Iniciante e Intermediário). O objetivo das aulas é desenvolver um ambiente no qual as alunas aprendam os conceitos mais importantes de Python e possam aplicar e ensinar o conhecimento apreendido por onde passarem de maneira a criar uma rede de ensino-aprendizagem.

O Pan-africanismo foi uma das teorias políticas mais relevantes do pensamento social africano e da diáspora negra do século XX. O ciclo de debates pretende sustentar um diálogo público na Universidade, entre docentes, discentes e movimentos sociais. Em especial a UNEAFRO, organização com comprovado trabalho na formação educacional da juventude negra.

É inegável a importância da China em nossos dias e a UFABC possui apenas uma única disciplina sobre o país, e voltada ao desenvolvimento econômico recente. A intenção deste curso é ajudar a reduzir essa deficiência. ampliando a percepção e conhecimento do público em geral, e em particular dos acadêmicos, sobre a cultura milenar da China, bem como esclarecer mitos e mal-entendidos sobre essa cultura, sua história e costumes.

Desde seu surgimento a dialética hegeliana tem suscitado debates acalorados e não apenas no âmbito filosófico. Se por um lado discutiu-se e ainda hoje se discute até que ponto sua influência é observável na tradição de pensamento marxista, por outro lado ela foi alvo de críticas virulentas da parte de lógicos e filósofos da ciência. Contudo, em mais uma dessas reviravoltas que de tempos em tempos acometem o cenário filosófico, é o próprio pensamento lógico que direciona hoje sua atenção à dialética hegeliana. Diante, portanto, das diversas formas de apropriação que ocorreram com a dialética hegeliana, algo que atesta a riqueza e a importância dessa filosofia atualmente, o presente curso pretende explorar introdutoriamente a obra de Hegel na qual o tema tem sua formulação mais acabada, a Ciência da Lógica, procurando, ao mesmo tempo, fornecer um panorama geral dos objetivos desse texto. Com isso, o curso terá interesse, numa perspectiva de efeito interdisciplinar, não apenas para aqueles mais afeitos às ciências humanas quanto para aqueles mais preocupados com a lógica, além simplesmente de todos aqueles que se interessam por um dos filósofos que tiveram influência decisiva no pensamento e na cultura contemporâneas.