National art and culture and ethnic diversity in Brazil | Evento Cultural


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o evento National art and culture and ethnic diversity in Brazil:

Evento organizado pelo Centro Internacional Russo Brasileiro da Universidade Estatal Russa de Humanidades (RSUH) e co-organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Globalizações e Epistemologias do Sul (Gepisul), ao qual está vinculada a iniciativa extensionista “Arte indígena e tradicional na Ufabc” (aprovada  no PAAC 2024).

A criação do Centro Internacional Russo Brasileiro foi precedida por múltiplas reuniões entre, e um lado, dirigentes da RSUH e de diversas instituições de ensino brasileiras e, de outro, representantes da Embaixada Brasileira. Alguns destes encontros contaram com a participação de representantes da reitoria, da Assessoria de Relações Internacionais, da Proec e da Divisão de Cultura da UFABC, para além e discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFabc.

Com o objetivo de incrementar a cooperação científica e cultural no campo das humanidades entre os dois países, o Centro visa:

  • Ampliar a cooperação científica e educacional da RSUH com universidades parceiras brasileiras, em particular a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade de São Paulo, a Universidade da cidade de Londrina, a Universidade Federal ABC, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal de Santa Catarina;
  • Desenvolver a mobilidade acadêmica de professores e estudantes das universidades parceiras;
  • Incluir a variante brasileira da língua portuguesa no programa universitário;
  • Organizar conferências, seminários, workshops, projetos científicos internacionais com o envolvimento de especialistas russos e brasileiros para investigar vários aspectos da história, sociedade, cultura e processos políticos do Brasil.

Participantes:

Prof. Dra. Bruna Muriel. Universidade Federal do ABC (UFABC), São Paulo, Brasil.

Professora de Humanidades e Relações Internacionais na UFABC, possui doutorado em Integração Latino-Americana pela Universidade de São Paulo (com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Complutense de Madri. Realizou extenso trabalho de campo em comunidades indígenas e tradicionais no Brasil, Equador e Bolívia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Globalizações e Epistemologia do Sul (Gepisul), possui experiência de investigação em ferramentas conceituais, políticas e jurídicas interculturais, como os Pontos de Cultura, a Plurinacionalidade, o Buen Vivir e os Direitos da Natureza.

Prof. Dra. Ana Lígia Leite e Aguiar. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Professora associada de Literatura Brasileira na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil, e realizou estágios pós-doutorais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul (2021). Possui experiência em Literatura Brasileira, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Estudos Nacionais e Estudos de Imagem. Autora de diversos artigos relacionados a esses temas.

Prof. Dr. Paterson Franco Costa. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Professor adjunto de Inglês no Instituto de Linguística da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor e mestre em Literatura e Cultura, com pesquisa na área de Tradução Intersemiótica, e bacharel em Língua Estrangeira Moderna (Inglês) pelo mesmo instituto. Possui experiência em ensino e tradução de inglês, espanhol, francês e outras línguas em instituições públicas e privadas no Brasil e no exterior. Publicou cinco livros e dez artigos no campo da Tradução Intersemiótica, Tradução Audiovisual e Estudos Culturais Pós-Coloniais, entre outros trabalhos.

 


 

O evento é GRATUITO e aberto ao público.

Data e horário: 17 de abril de 2024 – 10h (horário de Brasília);16h (horário de Moscou)
Idioma: Inglês
Local: Aula virtual, através da Plataforma Zoom
ID: 894 1621 8157
Senha: 688181

Contato: Centro Internacional Russo-Brasileiro da Universidade Estatal Russa de Humanidades. Prédio 7, sala 363.

Tel: +7 495 250 7139

rusbras@rggu.ru

https://www.rsuh.ru/international/centers/russian-brazilian/sobre-o-centro.php

 
 

MesaRedondaRGGU


Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!