UFABC sedia o Fórum Nacional dos Pró-reitores de Extensão (FORPROEX)

logo forproex ufabc 2016 site proec ufabc

Nos dias 11, 12 e 13 de maio deste ano, a Universidade Federal do ABC sediou, no Campus São Bernardo do Campo, a 39ª edição do Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Denominado FORPROEX, o fórum se reúne semestralmente para discutir e encaminhar propostas visando o avanço da Extensão no contexto universitário brasileiro. Em São Bernardo do Campo, o evento contribuiu para o alinhamento de estratégias de consolidação da Extensão Universitária como parte fundamental tanto da formação do aluno como da produção docente, tendo como uma das grandes motivações a estratégia 7 da meta 12 do Plano Nacional de Educação, que propõe “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.

Temas atuais como a construção de indicadores para avaliação da Extensão, desenvolvimento territorial, produção de revistas extensionistas e a importância da cultura no processo de interação com a sociedade foram tratados ao longo dos três dias do evento. A abertura contou com a palestra da Profª Drª Kiusam de Oliveira (Secretaria Municipal de Educação de Diadema) sobre o tema “Direitos Humanos e Políticas Públicas no Contexto da Diversidade Étnico-Racial”, além de apresentações musicais do Coro da UFABC e do Grupo Vocal SP- 101, este último tendo como integrante o Prof. Dácio Matheus, vice-reitor da UFABC.

Durante os três dias de realização do Encontro, 125 participantes se credenciaram. Este público foi composto por pró-reitores, professores e técnicos administrativos envolvidos com a temática. A abertura e as mesas de debate foram transmitidas ao vivo no site do evento e os vídeos podem ser conferidos no endereço http:// eventos.ufabc.edu.br/forproex2016/videos/. O sucesso do evento evidenciou o intenso trabalho de planejamento organização da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e de discentes voluntários.

Na ocasião, também foi realizada a eleição para a nova presidência do FORPROEX, na qual foram empossados o Prof. Marcos Antonio Cunha Torres, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), como presidente e o Prof. Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC (UFABC), como vice-presidente do fórum.

Prosseguindo nos debates e considerando o momento político brasileiro, o 40º Encontro Nacional do FORPROEX ocorrerá na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais, no mês de setembro.

Confira as fotos do evento na página do Facebook da Extensão e Cultura UFABC.

Acesse também o site do evento: http://eventos.ufabc.edu.br/forproex2016/.

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!