Curta nossa página:

curricularização da extensão
Image is not available
next arrow

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura(ProEC) da Universidade Federal do ABC divulga o ensaio aberto do espetáculo infantil: "A terra onde não se morre nunca", apresentado pela Quarta Cia de Teatro.

Sinopse

Essa é a história do menino Pedro que, assustado com a descoberta de que a vida não é infinita, sai em busca de um lugar onde possa viver pra sempre: a terra onde não se morre nunca. Aventura-se por caminhos desconhecidos e encontra personagens muito especiais que o levarão a uma grande descoberta.

O espetáculo A terra onde não se morre nunca é uma adaptação de um conto popular de tradição italiana. Nele, Pedro, o protagonista, tem como objetivo encontrar um lugar em que possa viver para sempre. Essa história trata de toda a sua busca como um grande aprendizado e apresenta a morte como uma parceira da vida. Mas o conto também reflete a dificuldade do ser humano em experimentar uma relação natural com a própria morte diante da razão, que busca significados para a vida.

A temática da morte inspira um desafio: o de abordar um tema, que é sempre um tabu da nossa sociedade, mas conduzindo-o ao universo da criança. Na verdade, há muitas razões para estimular essa montagem da QUARTA Cia de Teatro. Primeiro, o desejo de eliminação de fronteiras etárias, fazendo com que o teatro infantil seja um evento fruído por todos com o mesmo entusiasmo; segundo, que na perseverante jornada do menino Pedro, que protagoniza essa história, há superação de obstáculos que o levam a transcender o medo e ao amadurecimento; e a montagem é cheia de elementos que conversam com o universo da criança, como personagens misteriosos, perseverantes e também divertidos.

Direção Musical: Ana Célia Padovan

Data: terça-feira, 18 de dezembro de 2018;

Horário: das 20h às 21h;

Local: Sala 302, Bloco B da UFABC Campus Santo André - Av. dos Estados, 5001, Santa Terezinha - Santo André/SP

Faixa etária: a partir de 4 anos;

Entrada livre e gratuita.

Ficha técnica

Texto: Anselmo Franco de Andrade, baseado no conto homônimo de Arrigo Balladoro;

Direção: Ana Célia Padovan;

Elenco: Cindy Vega, Janaína Adélia, Moisés Saez, Tatiane Silva;

Cenografia e figurino: QUARTA Cia de Teatro;

Participação:  Renato Buccini Teixeira;

Desenho de Luz: Silnei Souza;

Adereços e Sonoplastia: Vinicius Augusto e QUARTA Cia de Teatro;

Treinamento Corporal: Binho Signorelli e Camila Oliveira;

Fotos: Helô Maciel;

Produção: QUARTA Cia de Teatro;

Agradecimentos: Alexandre Silva, Andreia, Beatriz Vicente, Binho Signorelli, Camila Oliveira, Cora Ramos, Ediléia Carvalho, Graziela Santos, Hednorat Guisi, Helô Maciel, Jaqueline Marques, Lidia Furtado, Livia Keila, Marcelo Schiavo, Marcos Santos, Maria das Neves Alves, Mateus Campos, Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, Raquel Stapait, Rogério, Samanta Tressoldi, Solange Buenos, Stephanie Santos, Suellen Policarpo, Teresa, Vinicius Augusto.

Quem Somos

A QUARTA Cia de Teatro é um coletivo de artistas do ABC, formado em 2016, e que tem seus integrantes oriundos das oficinas de teatro do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Santo André. Entre suas principais realizações está a peça com dramaturgia própria, escrita em processo colaborativo simultâneo à criação do espetáculo #Dissimulacro (2016). Desde 2017 a QUARTA Cia de Teatro vem se interessando pelo universo da contação de histórias e, por isso, orientou sua pesquisa para esse universo. Para os artistas da Companhia, o engajamento com a palavra, o sentido, as imagens, a sonoridade, o ritmo e a transmissão de conhecimentos são elementos estruturais da atuação. No ato de contar histórias há um encontro do artista consigo mesmo, um encontro com sua própria humanidade, algo de extrema importância para o ator. E um conto de tradição popular promove reflexão sobre a escuta do outro, sobre o convívio comunitário, sobre as antigas tradições e formas de expressão do sujeito.

A QUARTA Cia de Teatro é composta por nove integrantes fixos: Ana Célia Padovan (diretora e atriz), Binho Signorelli (dramaturgo e ator), Cindy Zuniga Vega (atriz), Elton Rodrigo (ator), Heloisa Maciel (atriz e fotógrafa), Janaína Adélia (atriz), Moisés Saez (ator), Tatiane Silva (atriz) e Vinicius Augusto Bezerra (ator e aderecista).

ensaioaberto

Eventos

Clique na data e veja mais informações sobre o evento ou consulte todos os eventos

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom