Cursos de Especialização e Extensão que contam com a gestão da Pró-Reitoria de Extensão da UFABC.

Os cursos de especialização destinam-se a diplomados em cursos de graduação, tendo como objetivo preparar especialistas em setores restritos de estudos. Possuem carga horária mínima de 360 horas e exigem a elaboração de trabalho de conclusão de curso. Confira os cursos de especialização:

Desenvolvido no âmbito do sistema UAB, o curso de Especialização em Ciência e Tecnologia tem como público alvo docentes da rede pública de ensino e é desenvolvido na modalidade EaD.

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão são ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presenciais, semi-presenciais ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático e com processo de avaliação definido. Possuem carga horária definidos e atendem a público variado, de acordo com seus projetos específicos. A ProEC adota 12 horas como carga horária mínima para os cursos por ela oferecidos. Confira os cursos de extensão:

Cursos de Extensão com inscrições abertas

Os cursos de extensão são ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presenciais, semi-presenciais ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático e com processo de avaliação definido. Possuem carga horária definidos e atendem a público variado, de acordo com seus projetos específicos. A ProEC adota 12 horas como carga horária mínima para os cursos por ela oferecidos. Confira os cursos de extensão com inscrições abertas:

O Programa de Pós-graduação em Neurociência e Cognição da UFABC oferece: O ​P​rimeiro ​​Curso de Férias: Neurociência e Cognição. Esta atividade de extensão é voltado a profissionais graduados, ou em fase de conclusão de seus cursos. A atividade conta com um programa dirigido a participantes que querem ampliar seus conhecimento em temas, estimular o senso crítico e o debate.

Esta atividade de extensão é voltada a professores da Educação Básica da rede pública de ensino. O curso tem como objetivo atualizar os profissionais da área de educação nos temas recentes relacionados ao funcionamento cerebral e debater a aplicação dos mesmos na prática diária dos educadores.

Cursos de Extensão em andamento

Os cursos de extensão são ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presenciais, semi-presenciais ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático e com processo de avaliação definido. Possuem carga horária definidos e atendem a público variado, de acordo com seus projetos específicos. A ProEC adota 12 horas como carga horária mínima para os cursos por ela oferecidos. Confira os cursos de extensão em andamento:

art logo epufabc pageA Escola Preparatória da UFABC começou suas atividades em 2010 como um projeto de extensão idealizado por alunos de graduação da Universidade Federal do ABC.

Desde o início, buscou-se promover o acesso das comunidades populares da região do ABC ao ensino superior de qualidade, oferecendo um cursinho gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - utilizado na seleção de alunos para UFABC.

Site da EPUFABC: http://proec.ufabc.edu.br/ep

Inscrições para o processo seletivo 2017, encerradas em 02/02/2017.

Documentos - Processo Seletivo 2017


Confira abaixo os processos seletivos relacionados a Escola Preparatória da UFABC:


Curso de Extensão em Educação Financeira (2017).

Uma vida financeira equilibrada tem o potencial de influenciar as pessoas no desempenho de suas atividades. Muitas vezes, o desequilíbrio financeiro surge da falta de conhecimentos básicos em saber lidar com o dinheiro. Para isso é necessário estabelecer parâmetros e critérios para gerenciar adequadamente o dinheiro. A capacitação em Educação Financeira complementa o desenvolvimento de competências individuais para a educação financeira.

O curso é destinado a professores e futuros professores de matemática.

Os objetivos do curso:
- Propiciar um ambiente de formação de professores de matemática no qual se fará uma discussão sobre os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica;
- Investigar diferentes significados de conceitos matemáticos do campo da Álgebra que emergem nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, no âmbito dos Ensinos Fundamental e Médio;
-Compreender o papel de atividades matemáticas que contemplem perfis conceituais de conceitos matemáticos do campo da Álgebra, na formação inicial e/ou continuada dos professores envolvidos;
- Identificar e mapear os diferentes conhecimentos algébricos que emergem na interação dos professores com as atividades matemáticas e
Investigar como as Esturturas Algébricas (anel, corpo e grupo) se relacionam com a álgebra ensinada na Escola Básica.

O curso se propõe a oferecer a professores e licenciandos embasamento teórico e metodológico para o ensino e divulgação de conteúdos de Astronomia na educação básica, facilitando a inserção desta temática na prática em sala de aula. Será desenvolvido na modalidade semi-presencial, com encontros mensais, aos sábados, das 9h às 12h e atividades em ambiente virtual de aprendizagem.

O curso consiste em uma série de palestras e debates sobre relações étnico-raciais e a questão nacional brasileira. O objetivo é refletir sobre os desafios enfrentados atualmente no Brasil em relação às questões de democracia e desenvolvimento, a partir das profundas e persistentes desigualdades étnico-raciais. O curso visa a aprofundar o diálogo sobre a atual crise econômica e política e contribuir à construção de um novo projeto nacional.

Neste curso, o professor de ciências irá rever conceitos básicos em química, aprender a elaborar aulas investigativas de ciências no laboratório (como foco na química) e ainda, haverá a aplicação de uma das propostas junto a alunos do ensino fundamental I, que serão convidados a virem para um dos laboratórios da UFABC.


O curso de extensão “Dinâmicas e desafios da migração Africana no Brasil” nasceu do diálogo mantido nos últimos seis meses com um grupo de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, especialmente assistentes sociais e psicólogas, que atuam diretamente com imigrantes africanos que buscam nos serviços socioassistenciais dos Centros Pop - Centros de Referência Especializados de Assistência Social para População em Situação de Rua, principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, acesso aos serviços de acolhimento institucional, saúde, educação, trabalho e a todos os outros órgãos de garantia de direitos.

O curso, pensado e estruturado especialmente, mas não exclusivamente, para profissionais envolvidos com a questão migratória, a comunidade de imigrantes, além de estudantes e pesquisadores interessados na temática e que desejam ampliar a compreensão das interações entre os imigrantes e a sociedade de acolhida, objetiva a aquisição de conhecimentos teóricos sobre os fenômenos migratórios contemporâneos envolvendo as sociedades africanas, permitindo uma melhor compreensão da situação vivenciada pelos imigrantes africanos no Brasil.

A análise das características gerais e do perfil dos imigrantes africanos (idade, países de origem, gênero, escolaridade, profissão, motivações para migração etc) permitirá uma melhor compreensão dos desafios da inserção na sociedade de acolhida. As dimensões socioculturais, sociopolíticas e psicológicas ligadas às dinâmicas de adaptação serão também estudadas no curso. O objetivo não é de formar interventores, mas contribuir para o desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre os modelos de intervenção e os sistemas de valores existentes atualmente.

O curso vai ao encontro da lei nº 143/2016 que institui a Política Municipal para a População Imigrante e tem como objetivo prioritário, oferecer conhecimentos teóricos sobre os fenômenos migratórios contemporâneos envolvendo as sociedades africanas. Espera-se com tal objetivo proporcionar uma melhor compreensão da situação vivenciada pelos imigrantes africanos no Brasil.

O curso será oferecido na modalidade presencial, com encontros aos sábados, no campus de Santo André da Universidade Federal do ABC – UFABC. Cada encontro terá a duração de 6 horas (9h00 às 12:00 e 13:00 às 16h00) e a atividade será coordenada por professores e formadores com reconhecido conhecimento no tema.

O curso tem como objetivo contribuir com o conhecimento e estudo das chuvas e seus impactos na região do ABC Paulista, com vistas a conhecer a sua distribuição espacial e temporal, determinar limiares deflagradores de eventos de inundação e deslizamentos, auxiliando assim no monitoramento e prevenção do impacto dos eventos extremos de chuva.

Curso de extensão gratuito com a proposta de organizar um espaço de aprendizagem, reflexão e questionamentos sobre a prática de Educação em Sexualidade, na forma de oficina destinada a professoras e professores da Educação Básica, bem como a alunas e alunos de licenciatura.

Curso destinado a professores de matemática.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998, para atender a LDB no sentido de avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio e verificar o desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania. O ENEM foi constituído tendo como referência os documentos oficiais. Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) orientam um ensino contextualizado científico-tecnologicamente, que proporcione ao estudante a compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Nesta perspectiva, a abordagem CTS e a Educação Matemática Crítica podem contribuir para um ensino contextualizado e interdisciplinar. Este estudo apresenta uma análise das questões de matemática apresentadas no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), no período de 2012 a 2016, com o objetivo de investigar se essas questões possuem em seu contexto, questionamentos relacionados à abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), bem como examinar se estão relacionadas com outras áreas de conhecimento, em uma abordagem interdisciplinar.

O Curso Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional, fruto da parceria entre Ação Educativa e Universidade Federal do ABC (UFABC), é dirigida a professores/as do Ensino Médio e educadores/as em geral que queiram desenvolver, com jovens, atividades educativas focadas em temas como#EscolhaProfissional, #MundodoTrabalho e possibilidades de continuidade dos estudos.

Resumo: 

A aula está organizada em uma perspectiva teórico prática, com suporte audiovisual e participação ativa do formando, com incidência na apresentação e discussão de temas específicos de Balística Forense. A conclusão dotará os participantes de conhecimentos básicos sobre a balística nas suas várias dimensões, capacitando-os ao nível do funcionamento básico de uma arma de fogo e a evolução das mesmas.

Objetivos Gerais:

  • Compreender os princípios básicos da balística interna, balística intermédia ou de transição e balística externa;
  • Identificar as principais tipologias de armas de fogo, de munições e seus componentes e
  • Entender a balística forense enquanto instrumento de investigação criminal.

Cursos de Extensão encerrados

Os cursos de extensão são ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presenciais, semi-presenciais ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático e com processo de avaliação definido. Possuem carga horária definidos e atendem a público variado, de acordo com seus projetos específicos. A ProEC adota 12 horas como carga horária mínima para os cursos por ela oferecidos. Confira os cursos de extensão encerrados:

Curso de educação popular, ministrado por meio de um ciclo de debates (três por quadrimestre) sobre as novas relações Sul-Sul e os desafios para o Brasil.

Treinamento em gestão e planejamento a empreendedores apoiados pela Incubadora Pública de Economia Popular Solidária de Diadema, por meio de 8 oficinas e evento regional.

Formação de docentes das áreas de Ciências, Matemática, Física, Química e Biologia, sobre o uso de textos históricos no ensino de Ciências.

Formação de professores da rede pública em exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, sobre os temas: neurofisiologia básica, neuroanatomia, sono e memória, emoção e cognição, atenção e aprendizagem e linguagem.

Curso de formação para discentes, técnicos administrativos e docentes da UFABC, engenheiros aeronáuticos, advogados, juízes, promotores públicos, pilotos, controladores de tráfego aéreo, comissários de voo, despachantes operacionais de voo, técnicos da ANAC, e demais profissionais da atividade aérea tais como: gerentes técnicos, inspetores, mecânicos e auxiliares de manutenção, sobre temas como o espaço aéreo e sua jurisdição, tipos de investigação de desastres, análise de acidentes e de conteúdo normativo, responsabilidades e competências de autoridades e agentes do setor de transporte aéreo e direito penal aeronáutico.

Formação de idosos com vistas ao desenvolvimento de atividades que levam ao envelhecimento saudável.

Formação de Licenciandos e Professores da rede pública de ensino, das disciplinas Física, Química, Biologia e Matemática, acerca da elaboração e implementação de atividades que ofereçam oportunidades de aprendizado a todos os alunos, sem exceção.

Curso de fundamentos de cartografia ofertado para a comunidade quilombola da comunidade de Poça (eldorado – SP), localizada no vale do rio Ribeira de Iguape,em colaboração com o Instituto Socioambiental, contribuindo para o diálogo entre a comunidade e diversas instituições envolvidas no processo de delimitação de terras.

Atualização de professores da educação básica sobre a temática das mudanças climáticas globais.

Formação de professores, estudantes de graduação e pós-graduação sobre escolha profissional, em parceria com a Ação Educativa-Assessoria, Pesquisa e Informação.

Curso aberto ao público em geral, onde é proposta a reflexão de um ponto de vista histórico-filosófico sobre alguns aspectos da finitude no ocidente, abordando temas como aspectos históricos sobre a morte no Ocidente, a questão do envelhecimento na medicina antiga, o espírito vital na cosmologia renascentista, a inovação moderna e o prolongamento da vida e também o significado da vida nos dias atuais.

Curso destinado a técnicos e dirigentes municipais, funcionários da Caixa Econômica Federal; alunos de graduação e pós-graduação em cursos correlatos à: Engenharia Ambiental e Urbana, Planejamento Territorial, Arquitetura e Urbanismo da UFABC e demais Instituições de Ensino Superior (IES), sobre os seguintes temas: Planejamento e política habitacional, Assentamentos precários: conceitos e fontes de informação, Assentamentos precários: identificação, dimensionamento e tipologias de intervenção e Estudos de Caso, que tem por objetivo conhecer alternativas para identificar e mapear os assentamentos precários em pequenos municípios.

Este curso visa propôr atividades relacionadas com a produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática, a partir da utilização de materiais de baixo custo e de fácil elaboração, produzidos e testados, pelos participantes do curso.

Coordenação: Profº Evonir Albrecht

O curso “Língua Portuguesa: comunicação eficaz na UFABC” possui carga horária de 32 horas e será realizado presencialmente no câmpus Santo André da UFABC. Tem como objetivo desenvolver e aprimorar a capacidade de comunicação entre os funcionários terceirizados da universidade que cursaram o Ensino Médio (completo ou incompleto) e lidam diretamente com a comunidade.

curso-botanica-img-siteO curso é ofertado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal ABC e tem por objetivo formar e atualizar o público em relação a assuntos referentes à Biologia Vegetal, como técnicas de cultivo de plantas, coleta e preservação de material botânico, preservação e legislação ambiental. A partir destes temas pretende-se fazer a integração entre os saberes tradicionais e científicos, contribuindo para a formação de alunos de graduação e pós-graduação da UFABC e atualização na formação de professores que atuam na rede pública de ensino. 

Público alvo: alunos da graduação e da pós-graduação da UFABC( possíveis futuros educadores ) e professores da rede pública da região.

Coordenação: Profa. Andréa Onofre de Araújo

O curso é ofertado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal ABC e tem por objetivo formar e atualizar o público em relação a assuntos referentes à Biologia Vegetal, como técnicas de cultivo de plantas, coleta e preservação de material botânico, preservação e legislação ambiental. A partir destes temas pretende-se fazer a integração entre os saberes tradicionais e científicos, contribuindo para a formação de alunos de graduação e pós-graduação da UFABC e atualização na formação de professores que atuam na rede pública de ensino. 

curso-africa-img-siteO curso visa promover o conhecimento e reflexão sobre questões centrais da história da África, como:

  • o conhecimento sobre as questões endógenas, que fundamentam o surgimento das sociedades complexas na África Antiga;
  • explorar a relação entre tais sociedades e as dinâmicas intercontinentais;
  • compreender a diáspora africana, derivada do tópico escravista atlântico e
  • aprofundar uma análise plural e interdisciplinar da África pós-colonial.

Público alvo: professores da rede municipal e estadual do ABC e professores da UNEAFRO.

Coordenação: Prof. Muryatan Santana Barbosa

O objetivo geral do presente projeto de extensão é apoiar a política pública de desenvolvimento econômico implementada pela Incubadora Pública de Economia Popular Solidária de Diadema (IPEPSD), capacitando os empreendedores apoiados pela Incubadora (em elementos fundamentais de gestão e planejamento dos empreendimentos), divulgando o empreendedorismo cooperativo na região do ABC e capacitando os discentes, docentes e técnicos administrativos participantes do projeto em gestão e educação empreendedora.

Público alvo: empreendedores apoiados pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários em Diadema.

Coordenação: Prof. Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo

O curso pretende promover a formação continuada de professores de Cubatão visando a melhoria da abordagem de ensino e a educação científica.

Objetivos Específicos:

  • estabelecer uma relação de como o ensino de ciências é trabalhado e a promoção da alfabetização científica;
  • possibilitar a reflexão dos professores sobre a influência dos saberes científicos na construção da sociedade atual;
  • criar estratégias de abordagem de ensino que estimule os estudantes para os saberes científicos;
  • construir com os professores um conhecimento acerca da Ciência e suas tecnologias na sociedade, visando a apropriação desses conhecimentos pelos estudantes.

Público alvo: professores de Ciência no Município de Cubatão.

Coordenação: Profa. Patrícia da Silva Sessa

Imersão no mundo da Cultura Livre, especificamente em produção de Software Livre.

O curso apresenta tópicos  fundamentais de astronáutica relacionados com a dinâmica orbital e rotacional de veículos espaciais.

Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o conceito, a importância e formas de trabalho com atividades investigativas.

Coordenação: Profª Drª Fernanda Franzolin

A meditação é uma prática positiva, relativamente simples, acessível a qualquer pessoa interessada, independente de crenças religiosas e mais importante, cujo sucesso foi cientificamente comprovado.

Este curso é baseado nos ensinamentos de meditação de Yongey Mingyur Rinpoche, um dos mais conhecidos e célebres mestres de meditação da nova geração de monges tibetanos. O curso será Ministrado pela Profa Camila Almeida.

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O curso pretende fornecer subsídio para a realização de práticas pedagógicas voltadas à consecução da cultura dos direitos humanos no ambiente escolar e elaboração materiais didáticos específicos de educação em direitos humanos.

Consulte aqui o Edital com os documentos para matrícula de aluno no Curso de Aperfeiçoamento "Educação em Direitos Humanos".

Consulte aqui o projeto pedagógico do curso.

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O curso visa contribuir com a formação de profissionais da educação e membros das comunidades escolares para a reflexão e realização de práticas pedagógicas e projetos de intervenção sobre as temáticas relativas a gênero e diversidade nas escolas e comunidades.

Consulte aqui o Edital com os documentos para matrícula de aluno no Curso de Aperfeiçoamento "Gênero e Diversidade na Escola".

Consulte aqui o projeto pedagógico do curso.

logo pnfem otimO Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI.

Seleção de bolsistas - Supervisor e Professor Formador - Pacto Nacional do Ensino Médio.

Seleção de bolsistas - somente Professor Formador - Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Curso introdutório de estatística, em módulo único de 36 horas, presencial. A idéia é apresentar a quem não é ou é pouco familiarizado com o tópico, o que é estatística e suas aplicações, iniciando com distribuições, frequências, estatísticas básicas, de média até desvio padrão, chegando a correlações, com apoio da ferramenta excel.

Oferecimento de um curso de extensão de Libras - Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do ABC.

 

 

O curso tem por objetivo oferecer estágio em pesquisa inter e (multi)disciplinar nas áreas de História e Relações Internacionais a ser realizado junto à Biblioteca Municipal Mário de Andrade (BMA). A pesquisa de campo consistirá no levantamento, no cadastramento, na seleção e na análise crítica de fontes históricas primárias que compõem o Acervo da Biblioteca Depositária das Nações Unidas (Sala ONU) - documentos oficiais da ONU e de seus organismos, e que está sob a guarda daquela biblioteca. A finalidade é estimular o uso da História enquanto instrumento para a reflexão sobre questões da política internacional contemporânea.

O curso de extensão: Da teoria à práxis: pós-marxismo e partidos-movimentos no Brasil e na Espanha faz parte dos projetos aprovados no PAE (Proposta de Ação de Extensão) 2016 da UFABC.

Sob a coordenação do professor Dr. Claudio Penteado, do programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, o curso é voltado para discutir a alternativa política para grupos de esquerda dentro do atual cenário mundial, por meio de leitura e estudo da teoria pós-marxista, exibição de conteúdos audiovisuais relacionada ao tema dos partidos-movimentos, realização de mesa redondas, formação de grupo de estudos e redação de artigos.

A inscrição é aberta para todos os interessados. Ao final do curso, a Pró-reitoria de Extensão emitirá o certificado para os participantes.

Mais informações no site do curso.

Nos dias 22/01/2016 e 29/01/2016, das 9:00h às 17:30h, será ministrado, no laboratório L508-1 da UFABC, campus Santo André,   na Torre 1 do Bloco A, o Curso de Extensão de 16h:

“Aplicação de Ferramenta Georreferenciada em Geração Distribuída”

Na ocasião, cada participante receberá uma apostila, e ao final, certificado de participação. Não há qualquer custo de participação! Vagas limitadas!

Aos interessados, favor confirmar presença (enviando nome completo, CPF e telefone) para planejamento.energetico@ufabc.edu.br
http://pgene.ufabc.edu.br/

Mais informações: http://ufabc.net.br/ah

Curso de extensão universitária gratuito, com certificação pela Universidade Federal do ABC (UFABC), formará educadores para uso de metodolodia de orientação e escolha profissional dirigida a jovens estudantes do Ensino Médio.

O curso Tô no Rumo ocorrerá entre maio e junho, aos sabádos pela manhã, no campus da UFABC de Santo André. Terá 32 horas de duração e é dirigido a professores/as do Ensino Médio público. A formação é resultado da parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Ação Educativa, responsável pelas atividades.

Objetivo do curso: Preparar profissionais da comunidade jurídica e da comunidade aeronáutica nos princípios e fundamentos que norteiam a atividade de Perito Judicial Aeronáutico em causas jurídicas aeronáuticas, envolvendo Perícia Judicial Aeronáutica. O curso foi concebido com a finalidade de acolher igualmente os profissionais da comunidade jurídica e da comunidade aeronáutica. Assim sendo, os profissionais da comunidade aeronáutica não precisam ser versados em direito, nem os da comunidade jurídica precisam ser versados em assuntos relacionados à atividade aérea, pois a linguagem e metodologia utilizadas têm a finalidade de atender e nivelar as duas áreas.

 

 

O curso de extensão universitária “Química e Cultura no Ensino” será realizado a distância com duas aulas presenciais, sendo uma inaugural , no dia 18/07, das 14h às 18h  e a outra de encerramento do curso, em data a ser informada.
O objetivo do curso é capacitar professores e alunos de licenciatura em química para o desenvolvimento de novos métodos de ensino com o uso das TICs em sala de aula, promovendo a contextualização dos conteúdos curriculares, por meio da correlação de conteúdos culturais com os conteúdos do currículo de química.

Coordenadora: Profa. Dra. Mirtha Lina Fernández Venero

Instrutoras: Caroline Dantas, Angélica Maria Gouveia Gomes

Objetivo do curso: O presente projeto de extensão tem como objetivo principal o empoderamento das mulheres e sua maior inserção no mercado tecnológico através da programação. Em particular, o projeto pretende inserir uma rede para compartilhar conhecimentos de programação em Python. O mesmo é uma linguagem de programação alto nível, desenvolvida em 1990 no Instituto Nacional de Pesquisas para Matemática e Ciências da Computação da Holanda. Ela é uma linguagem de fácil aprendizado, grande aplicabilidade e código aberto, podendo assim ser incluída em produtos de propriedade. Atualmente é a quarta linguagem em termos de popularidade (segundo o ranking da TIOBE Programming Community), sendo utilizada em diversas áreas desenvolvimento web e sistemas, pesquisa científica, etc. A metodologia utilizada serão aulas em laboratório divididas em dois módulos (Iniciante e Intermediário). O objetivo das aulas é desenvolver um ambiente no qual as alunas aprendam os conceitos mais importantes de Python e possam aplicar e ensinar o conhecimento apreendido por onde passarem de maneira a criar uma rede de ensino-aprendizagem.

O Pan-africanismo foi uma das teorias políticas mais relevantes do pensamento social africano e da diáspora negra do século XX. O ciclo de debates pretende sustentar um diálogo público na Universidade, entre docentes, discentes e movimentos sociais. Em especial a UNEAFRO, organização com comprovado trabalho na formação educacional da juventude negra.

É inegável a importância da China em nossos dias e a UFABC possui apenas uma única disciplina sobre o país, e voltada ao desenvolvimento econômico recente. A intenção deste curso é ajudar a reduzir essa deficiência. ampliando a percepção e conhecimento do público em geral, e em particular dos acadêmicos, sobre a cultura milenar da China, bem como esclarecer mitos e mal-entendidos sobre essa cultura, sua história e costumes.

Desde seu surgimento a dialética hegeliana tem suscitado debates acalorados e não apenas no âmbito filosófico. Se por um lado discutiu-se e ainda hoje se discute até que ponto sua influência é observável na tradição de pensamento marxista, por outro lado ela foi alvo de críticas virulentas da parte de lógicos e filósofos da ciência. Contudo, em mais uma dessas reviravoltas que de tempos em tempos acometem o cenário filosófico, é o próprio pensamento lógico que direciona hoje sua atenção à dialética hegeliana. Diante, portanto, das diversas formas de apropriação que ocorreram com a dialética hegeliana, algo que atesta a riqueza e a importância dessa filosofia atualmente, o presente curso pretende explorar introdutoriamente a obra de Hegel na qual o tema tem sua formulação mais acabada, a Ciência da Lógica, procurando, ao mesmo tempo, fornecer um panorama geral dos objetivos desse texto. Com isso, o curso terá interesse, numa perspectiva de efeito interdisciplinar, não apenas para aqueles mais afeitos às ciências humanas quanto para aqueles mais preocupados com a lógica, além simplesmente de todos aqueles que se interessam por um dos filósofos que tiveram influência decisiva no pensamento e na cultura contemporâneas.

Objetivos do curso - Espera-se que o curso possibilite aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

  • Compreender o que são atividades investigativas no ensino de Ciências
  • Refletir sobre a importância das atividades investigativas para a formação dos alunos
  • Compreender que existem diferentes possibilidades de atividades investigativas
  • Conhecer, vivenciar e experimentar as atividades investigativas favorecendo a construção de um repertório de possibilidades
  • Perceber o livro didático adotado pela escola como uma possível fonte de atividades investigativas
  • Compreender como modificar atividades investigativas fechadas para torná-las mais abertas

Diante das contradições da existência concreta, importantes pensadores contemporâneos optaram por uma reflexão que aproxime as teorias filosóficas da condição humana no mundo. O Curso Livre de Humanidades traz a cada módulo algumas dessas teorias, oferecendo chaves de interpretação para leituras do mundo contemporâneo.

Fundamentos teóricos contemporâneos e práticas de ensino em uma perspectiva descolonial.

Curso dirigido à professoras e professores de todas as áreas, estudantes de licenciatura e demais interessados(as).

Oficinas de extensão PROEX UFABC.

Formação de professores da educação básica de escolas públicas, visando a produção de material didático para o ensino de Ciências e matemática.

Público: professores da educação básica
Datas: 12 e 13/11
Local: Sabina - Escola Parque do Conhecimento

Oficinas

  • Jogos teatrais
  • Alfabetização Científica
  • Teatro para educadores
  • Experiencias práticas

A Perícia Judicial Aeronáutica é uma matéria praticamente inexistente no Brasil, principalmente em se tratando de apuração de responsabilidade em caso de acidentes aeronáuticos. Esta oficina tem como objetivo apresentar os princípios e fundamentos da Perícia Judicial Aeronáutica com a finalidade de apuração de responsabilidade jurídica na atividade aérea.

O PACC - Programa Anual de Capacitação Continuada oferece à comunidade acadêmica da UFABC cursos de capacitação de formadores e conteudistas, de formação de tutores, de metodologias de ensino para uso de video-conferência na EAD, de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, de produção de videos e de vídeo-aula. Enriqueça seu currículo lattes!

Mais informações em http://uab.ufabc.edu.br