Uma análise sistêmica da célula (V.4, N.3, P.9, 2021)

Divulgadoras e Divulgadores da Ciência*:

Ana Lee Aparecida Francisco; Elvis Araujo Barreto;  Gabriela Nohemi; Roberto Carlos Navarro; Tamara Jarosi Handajevsky;  Felipe Baena Garcia.

*Todos os autores e participantes do projeto são pós-graduandos no programa de Pós-graduação em Biossistemas da UFABC.

É comum utilizarmos conceitos conhecidos por muitas pessoas para explicar conceitos desconhecidos. Tratam-se das famosas metáforas e analogias. São conceitos pedagógicos poderosos, pois conseguem criar “pontes” entre aquilo que é conhecido e aquilo que se quer aprender. Há um exemplo do uso de analogias, conhecido por muitas pessoas, pois ficou bastante popular na televisão, que era uma propaganda para conscientização para segurança no mar. O comercial fazia uma analogia entre pedestres e banhistas, motos e jet-skis, barcos e carros. Fica claro que há uma semelhança entre os itens e que como a segurança em terra firme é bastante conhecida por todos, seria possível  fazer um paralelo com a segurança no mar, auxiliando na compreensão da mensagem de forma efetiva e rápida.

Portanto, conceitos científicos complexos e abstratos podem ser melhor compreendidos através do uso de analogias e metáforas. Apesar de ser uma poderosa ferramenta no ensino de ciências, deve ser utilizada com precaução, pois se não forem bem explicadas as relações e diferenças entre o objeto de estudo e o objeto análogo, pode-se gerar mais confusão do que compreensão. Mesmo assim, analogias podem evocar emoções, interesse e insight criativo a audiência, tornando a experiência de aprendizagem prazerosa. Atualmente ocorreram transformações na educação devido às mudanças ocorridas na sociedade. Uma dessas mudanças na educação é o uso de ferramentas tecnológicas como o YouTube. O YouTube é uma ferramenta de mídia digital, inserida cada vez mais no cotidiano familiar e social. Com mais de 1 bilhão de usuários, tem se demonstrado extremamente útil na disseminação do conhecimento, através de canais dedicados ao ensino. Tendo em vista esses dados, a transmissão de conhecimento a população, por meio do uso de tecnologias como essa, bem como a utilização de analogias, permite que a sociedade tenha acesso às informações de forma mais rápida e simples, e ainda assim impactante. Desse modo, possibilita-se a reflexão sobre a implicação da Biologia nos aspectos gerais e nos impactos associados às ações do ser humano no mundo.

Com base nesses conceitos, decidimos criar um vídeo em que analisamos uma célula à partir das lentes da teoria de sistemas. Sendo um sistema definido como um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado, é possível comparar a célula, que é um sistema, a diversos outros sistemas bem conhecidos por todos. Confiram o vídeo para maiores detalhes:

Referências:

AUBUSSON, Peter J.; HARRISON, Allan G.; RITCHIE, Stephen M. (Ed.). Metaphor and analogy in science education. Springer Science & Business Media, 2006.

MITRE, S. M. et. al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva. 2008.

PEDRANCINI, V. D.; NUNES, M. J.C; GALUCH, M. T. B; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO; A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Eletrónica de Enseñanza de las ciências. Vol. 6. Nº. 2. 2007

QUINTANILHA, L. F. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educar em Revista. Vol. 33. Nº. 65 Pg. 249-263. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. 2017.

Já imaginou ter um local no Brasil que simulasse as condições de Marte? Incrível, não?! Então lhes apresento o projeto habitat Marte, a única estação análoga do mundo com cultivo permanente de alimento e a pioneira em nosso país! Durante a pandemia foram iniciadas missões virtuais com diversas pessoas de vários locais. Hoje, estamos na missão 51, organizada pela estação espacial análoga Habitat Marte!