As Computadoras de Harvard (V.3, N.12, P.8, 2020)

Tempo estimado de leitura: 3 minute(s)

Divulgadora da Ciência:

Bruna Almeida

Você já ouviu falar de algum astrônomo ou astrofísico famoso? E destes quantos são mulheres? Por mais que a mulheres estivessem presentes nos estudos de tais áreas, nem sempre seus nomes foram reconhecidos e divulgados. Esse foi o caso das Computadoras de Harvard (do inglês Harvard Computers).

 

Elas foram um grupo de mais de 40 mulheres da Harvard College Observatory contratadas para trabalhar com astronomia e astrofísica no século XIX. Por serem todas coordenadas pelo mesmo homem, Edward Charles Pickering, foram apelidadas como “Harém do Pickering”.

 

Essa dinâmica de um homem liderar várias mulheres daria origem ao que hoje é conhecido no campo de sociologia e história da ciência como “efeito harém”. Tal cenário era comum na época, porque contratar mulheres era muito mais barato do que contratar homens e, assim, poderia existir uma equipe maior e tão eficiente quanto uma composta só por homens gastando menos.

 

Muitas das computadoras realizaram grandes avanços para essas áreas. Williamina Fleming, por exemplo, supervisionou outras 14 mulheres, descobriu a primeira estrela anã branca, criou um sistema de classificação de estrelas por meio da quantidade de hidrogênio no espectro da estrela, além de descobrir a Nebulosa Cabeça de Cavalo e ainda catalogar 10.000 estrelas.

 

Annie Jump Cannon, outra computadora genial, desenvolveu seu sistema de classificação de estrelas e classes espectrais segundo suas temperaturas. Esse sistema é conhecido como O, B, A, F, G, K e M, e é método oficial de classificação de estrelas desde 1922. Já Henrietta Swan Leavitt fez uma análise do pulso das estrelas e seus períodos, contribuindo no cálculo de distâncias no universo que são base de trabalhos como o Hubble.

 

Essas foram algumas das contribuições das Computadoras de Harvard. Para que mais nomes femininos sejam também conhecidos, não deixe de pesquisar mais sobre, conhecer e incentivar o trabalho de outras mulheres nas áreas de ciências.

 

Ilustração por Gabriel Nunes

 

Referências: https://astropontos.org/…/07/as-computadoras-de-harvard/

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência