D.P.O.C. – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (V.3, N.11, P.6, 2020)

Estimated reading time: 7 minute(s)

R espirar é a primeira coisa que fazemos ao nascer e é algo tão natural que nós só percebemos o quanto é essencial quando uma doença, como por exemplo a gripe, nos impede de realizar adequadamente essa função vital do organismo.

 

[youtube v=”eI4EziwWvf8″]

 

Agora imagine se, aos poucos, fossemos perdendo nossa capacidade respirar de forma irreversível? É isso o que acontece na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (D.P.O.C.).

 

No processo de respiração o ar entra pelas nossas vias aéreas superiores (inalação) e vai até o pulmão, que é o órgão responsável por realizar as trocas gasosas, ou seja, levar o oxigênio até o nosso sangue e eliminar o gás carbônico (expiração) que as células produziram para gerar energia.

 

Se durante esse processo, junto com o ar nós inalarmos substâncias que irritem os pulmões, pode se iniciar um processo de inflamação, que se ocorrer repetidamente leva à D.P.O.C, um conjunto de doenças que inclui o enfisema pulmonar (destruição da parede alveolar) e a bronquite crônica (obstrução dos tubos que levam o ar para dentro e para fora dos pulmões). Na D.P.O.C o fluxo de ar do organismo vai ficando cada vez mais restrito e, infelizmente, as lesões são irreversíveis.

 

A D.P.O.C é foco de um dos grupos de pesquisadores do programa de pós-graduação em Biossistemas da UFABC. O grupo de pesquisa do prof. Dr. Sergio Sasaki procura entender o papel das proteases no processo físico-patológico da doença, bem como investiga inibidores de protease que possam ser capazes de interferir nesse processo.

 

AÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA DISCIPLINA E.E.D.C. do programa de pós-graduação em Biossistemas.

 

Discente (texto, animação e dublagem): Gilmara Barros de Lima

 

Professoras: Dras. Ana Carolina S. S. Galvão e Cristina R. Fürstenau

 

Software de Animação: VideoScribe.

 

Trilha Sonora: Scribe Music.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

[1] BERG K, WRIGHT JL. The Pathology of Chronic Obstructive Pulmonary Disease: Progress in the 20th and 21st Centuries. Arch Pathol Lab Med. 2016;140(12):1423-1428. doi:10.5858/arpa.2015-0455-RS

 

[2] GOLD 2020 (GLOBAL INITIATIVE FOR CHRONIC OBSTRUCTIVE LUNG DISEASE). Executive Summary: Global Strategy for the Diagnosis, Management and Prevention of COPD. Avaliable on http://www.goldcopd.com. Accessed February 10, 2020

 

[3] WORLD HEALTH ORGANIZATION. Chronic respiratory disease – COPD management. https://www.who.int/respiratory/copd/management/en/ Accessed February 15, 2020.

Related Post

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter