Uma análise sistêmica da célula (V.3, N.10, P.11, 2020)

Tempo estimado de leitura: 4 minuto(s)

Divulgadoras e divulgadores da Ciência*:

Ana Lee Aparecida Francisco; Elvis Araujo Barreto; Gabriela Nohemi; Roberto Carlos Navarro; Tamara Jarosi Handajevsky;  Felipe Baena Garcia.

*Todos os autores e participantes do projeto são pós-graduandos no programa de Pós-graduação em Biossistemas da UFABC.

 

Diversas vezes nos utilizamos de conceitos conhecidos por muitas pessoas para explicar conceitos desconhecidos. As famosas metáforas e analogias. São conceitos pedagógicos poderosos, pois conseguem criar “pontes” entre aquilo que é conhecido e aquilo que se quer aprender. Há um exemplo do uso de analogias, conhecido por muitas pessoas, pois ficou bastante popular na televisão, que era uma propaganda para conscientização para segurança no mar. O comercial fazia uma analogia entre pedestres-banhistas, motos-jet-skis e barcos- carros. Fica claro que há uma semelhança entre os itens e que como a segurança em terra firme é bastante conhecida por todos, daria para fazer um paralelo com a segurança no mar, auxiliando na compreensão da mensagem de forma efetiva e rápida.

 

Portanto, conceitos científicos complexos e abstratos podem ser melhor compreendidos através do uso de analogias e metáforas. Apesar de ser uma poderosa ferramenta no ensino de ciências, deve ser utilizada com precaução, pois se não for bem explicada as relações e diferenças entre o objeto de estudo e o objeto análogo, pode-se gerar mais confusão do que compreensão. Mesmo assim, analogias podem evocar emoções, interesse e insight criativo a audiência, tornando a experiência de aprendizagem prazerosa. Atualmente ocorreram transformações na educação devido as mudanças ocorridas na sociedade. Uma dessas mudanças na educação é o uso de ferramentas tecnológicas como o YouTube. O YouTube é uma ferramenta de mídia digital, inserida cada vez mais no cotidiano familiar e social. Com mais de 1 bilhão de usuários, tem se demonstrado extremamente útil na disseminação do conhecimento, através de canais dedicados ao ensino. Tendo em vista esses dados, transmitir conhecimento a população, por meio do uso de tecnologias como o YouTube, aliado a utilização de analogias, permite que a sociedade tenha acesso as informações de forma mais rápida e simples, e ainda assim impactante, possibilitando a reflexão sobre a implicação da biologia nos aspectos gerais e nos impactos associados as ações do ser humano no mundo.

 

Com base nesses conceitos, decidimos criar um vídeo fazendo uma análise de uma célula a vendo pelas lentes da teoria de sistemas. Sendo um sistema definido como um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado, é possível comparar a célula, que é um sistema, a diversos outros sistemas bem conhecidos por todos. Confiram o vídeo para maiores detalhes:

 

YouTube video

 

Referências:

AUBUSSON, Peter J.; HARRISON, Allan G.; RITCHIE, Stephen M. (Ed.). Metaphor and analogy in science education. Springer Science & Business Media, 2006.

MITRE, S. M. et. al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva. 2008.

PEDRANCINI, V. D.; NUNES, M. J.C; GALUCH, M. T. B; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO; A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Eletrónica de Enseñanza de las ciências. Vol. 6. Nº. 2. 2007

QUINTANILHA, L. F. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educar em Revista. Vol. 33. Nº. 67. Pg. 249-263. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. 2017.

Related Post

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter