2 Anos do Blog UFABC Divulga Ciência (V.3, N.7, P.11, 2020)

Em Julho, comemoramos os 2 Anos do Blog UFABC Divulga Ciência. São 2 anos, 159 posts de diversas áreas abordando os mais diversos conteúdos e sempre com muita vontade de divulgar a ciência feita na UFABC, afinal, a ciência pertence a toda humanidade! Para comemorar, produzimos um vídeo contendo as 5 publicações com mais acessos durante esse período.

Para conferir as publicações citadas no vídeo, deixaremos a indicação de cada uma delas abaixo:

#Acessibilidade

Neste vídeo, os professores Daniel Pansarelli e Acácio Sidnei Almeida Santos dialogam sobre a pandemia e o contexto de isolamento social a partir de uma perspectiva interdisciplinar. A reflexão ocorreu a convite da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC.

O questionário “Qual é a sua área da Filosofia?” foi inicialmente proposto como uma das atividades realizadas pelos estudantes do curso de Filosofia durante o evento UFABC para Todos. O resultado do questionário seria a área da Filosofia, dentre as quatro apresentadas, com a qual a pessoa demonstrou mais afinidade.

Seres humanos costumam se achar muito diferentes dos outros seres vivos, não é mesmo? Mas concordamos que somos animais. Você já olhou seu corpo no espelho e o comparou com o de outros animais? Se perguntou porque temos braços e pernas, cachorros tem quatro patas, peixes tem nadadeiras, enquanto cobras não possuem membros…? Seria possível encontrar um padrão na maneira como a presença ou ausência e tipos de membros estaria distribuída entre os animais? Observar, questionar e determinar padrões é o primeiro passo em direção a compreender os processos que levam ao resultado que observamos.

Após o rompimento de mais uma barragem, agora em Brumadinho (MG) no dia 25/01/2019, muito tem se falado sobre barragem de rejeitos. Mas afinal, o que são e qual a finalidade destas barragens? Muitos conceitos e definições que estão sendo amplamente divulgados na mídia, mas quase nada é explicado satisfatoriamente. Isto se faz importante para que possamos compreender melhor o contexto da tragédia de Brumadinho, e também a ocorrida em Mariana (MG) em 05/11/2015, e ter noção do grande problema ambiental que é a falta de manutenção correta em uma barragem de rejeito. Porém, antes de falar sobre barragem de rejeito é preciso explicar como o rejeito é obtido através da mineração.

A Professora Luciana Silva Zapparoli, Mestre em Ciência da Computação pela UFABC, pesquisa a gestão de professores e alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, comumente abreviados como AVA`s. A partir do estudo de caso focado na plataforma Moodle, sistema para a criação de cursos bastante aceito no mercado, a professora apresenta a Ferramenta de Apoio a Gestão (FAG) e seu uso na geração de relatórios analíticos e consolidados com objetivo de melhora no processo de ensino e aprendizagem remota.

Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!

@Blog_UFABC