|Podcast| Quem é o dono da Internet? (V.2, N.4, P.7, 2019)

Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais, mestre  e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integra o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. É professor associado da Universidade Federal do ABC.

No canal Tecnopolítica ocorrem debates sobre como a tecnologia tem modificado nossas relações sociais, econômicas e políticas. São realizadas discussões sobre os mecanismos de poder e de sujeição que as tecnologias podem incorporar e conduzir e são praticadas críticas sobre os dispositivos e os aparatos técnicos apresentados como neutros, objetivos e eficientes.

O uso da internet e os benefícios da utilização da rede passam por um processo de amadurecimento no Brasil e no mundo. Mas, para tanto, conceitos como liberdade e neutralidade devem estar muito bem consolidados quando este assunto vier à tona.

Quem é o dono da Internet? Será que se os Estados Unidos realmente quiserem, eles conseguem controlar a Internet? Ou será que a Internet pode existir aquém, além e para além de um Estado tão poderoso como os Estados Unidos?

Pontos de discussão, tais como o grau de exposição a que estamos submetidos; limites para acesso às informações e muitos outros estão contidos nesse podcast, aliados ao desenvolvimento da Internet no Brasil e no mundo, com um convidado referência no tema, Demi Getschko, cientista da computação brasileira, considerado um dos pioneiros da Internet no Brasil; atualmente ocupa o cargo de diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!

@Blog_UFABC

Você pode gostar...