Blog Institucional de Divulgação Científica da Universidade Federal do ABC

0

Atenção aos alimentos não seguros e à COVID-19 (V.4, N.2, P.12, 2021)

A preocupação com a superlotação em hospitais, causada pela COVID-19, deve ser acompanhada por outros cuidados neste momento, como as doenças transmitidas por alimentos (DTA). No Brasil, os surtos de DTA acontecem principalmente nas residências (37,7%), com a incriminação da água (28,41%) e dos alimentos mistos (19,35%); ex.: pizza, risoto, e carne ao molho1. Além da contaminação por bactérias, as DTA podem ser causadas pela ingestão de alimentos com substâncias químicas tóxicas, comuns em produtos falsificados ou adulterados.

0

Um Tour pelos Pilares da Criação – Parte 1 (V.4, N.2, P.11, 2021)

Os pilares da criação são aglomerados de poeira e gás. Cientistas deram o nome de pilares da criação porque nessas estruturas nascem nada mais nada menos que estrelas… Sim, estrelas!! Neste primeiro vídeo você terá uma dimensão do seu verdadeiro tamanho. Que tal se aventurar em mais essa viagem proporcionada pelo canal Ciência em 5 Minutos?

0

|Série Biomas| Tecnologias para a conservação da Mata Atlântica (V.4, N.2, P.10, 2021)

A história do Brasil está totalmente vinculada à história da supressão da Mata Atlântica. Devido aos ciclos econômicos da história do nosso país (o do Pau-Brasil, do ouro, da cana-de-açúcar e posteriormente do ciclo do café) e mais recentemente em função da ocupação demográfica nas áreas urbanas, além da ocupação por pastagens, desmatamentos sistemáticos, lagos de represa hidroelétricas, picadas de linhas de transmissão, entre outros usos, a área da mata nativa foi reduzida a aproximadamente 7% da sua área original.

0

Controle de pragas urbanas (V.4, N.2, P.9, 2021)

É considerado praga tudo aquilo que causa incômodo, por exemplo ver uma formiga no chão da cozinha é minimamente aceitável, mas no momento que você vai pegar seu açúcar e ele está cheio de formigas, ela te causou um dano e incômodo então a formiga se tornou uma praga. As pragas urbanas, vão desde insetos, roedores e aracnídeos, até animais com proteção ambiental como abelhas, pombos, morcegos e até gambás, que se proliferam e que oferecem risco a saúde humana.

0

|Podcast| Neurociência e esquizofrenia (V.4, N.2, P.8, 2021)

O que você sabe sobre esquizofrenia? Tem alguma dúvida sobre o tema? Quer saber o que acontece no cérebro de um esquizofrênico? Venha conosco saber mais a respeito das pesquisas de neurociência sobre esquizofrenia. Esta é mais uma live do Neurocast UFABC, desta vez esteve conosco o convidado Luccas Soares Coutinho, bacharel em Neurociências (UFABC), doutorando e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP.

Twitter