(Português do Brasil) O que as vacas têm a ver com o efeito estufa? (V.1, N.4, P.2, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Reading time: 2 minutes

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Vaca em um pasto comento capim e olhando intrigada para a câmera com duas outras vacas comendo ao fundo.

Como já comentamos em outros textos, o efeito estufa é um fenômeno natural causado pela habilidade de algumas moléculas de refletir radiação, aquecendo a atmosfera. Dentre essas moléculas estão a água (H2O), o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

As vacas além de emitirem CO2 por meio da sua respiração, também emitem uma quantidade grande de metano pelo seu sistema digestivo. Estima-se que uma vaca pode emitir entre 70 e 120 kg de metano por ano!! Isso, considerando o poder de aquecimento do metano que é mais de 20 vezes maior que do CO2, equivale à queima de 1.000 L de petróleo, o suficiente para um veículo percorrer mais de 12.000 km.

Claro que não temos como impedir o gado de emitir essa quantidade de metano, pois faz parte dos processos digestivos naturais dos animais, mas a contribuição das vacas não para por aí. Ainda temos que considerar que, usualmente, uma área de vegetação deve ser destruída para a formação do pasto, deixando de absorver o CO2 da atmosfera, como comentamos anteriormente. Além disso, na pecuária como um todo, a emissão de gases do efeito estufa provenientes da produção dos fertilizantes usados no cultivo da ração do gado e a energia envolvida nesse processo e na criação dos animais em si, também entram na conta da emissão das vacas. Somando isso tudo, estima-se que a contribuição da pecuária seja de mais de 250 milhões de toneladas de CO2 por ano!

Vejam que a culpa não é diretamente das vacas… todo o processo de criação de gado está envolvido na emissão considerada. O aumento da população mundial levou a um aumento na produção de carne, o que aumentou as emissões desse setor, chamando a atenção dos ambientalistas. Essa questão serve também como base para a tendência mundial de redução do consumo de carnes e laticínios.

Cabe lembrar que não é eliminando completamente o consumo de carne que acabaremos com a emissão dos gases do efeito estufa. A agricultura como um todo é responsável por cerca de 18% de todos os gases responsáveis pelo efeito estufa.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: nicolee_camacho on Foter.com / CC BY-NC-ND

https://timeforchange.org/are-cows-cause-of-global-warming-meat-methane-CO2

Para saber mais:

https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/

http://www.environment.gov.au/climate-change/climate-science-data/climate-science/greenhouse-effect

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *