(Português do Brasil) O CO2 é o grande vilão do efeito estufa? (V.1, N.3, P.11, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Reading time: 2 minutes

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade sombra de indústria emitindo fumaça em contraste com o céu.

Quase todas as moléculas diatômicas heteronucleares (moléculas com dois átomos diferentes, como o monóxido de carbono, CO) e todas com três ou mais átomos (como a água, H2O, e o metano, CH4) são capazes de refletir radiação e, portanto, de causar o efeito estufa. Algumas são moléculas de gases naturais, como água (H2O), dióxido de carbono (ou gás carbônico, CO2, produto da respiração humana e outros animas, além de ser gerado pela decomposição de matéria orgânica) e metano (CH4, também é formado pela decomposição de matéria orgânica e emitido pelo sistema digestivo dos animais), outras, como os CFCs e HCFCs (clorofluorcarbonetos e hidroclorofluorcarbonetos, respectivamente, usados para refrigeração e propelentes de aerossol), são moléculas de gases somente emitidos pela humanidade. O tempo de vida na atmosfera de cada um desses gases causadores do efeito estufa e sua capacidade de refletir radiação conferem a eles seu poder de aquecimento, por isso um gás em menor concentração pode ter um poder de aquecimento maior. Esse poder de aquecimento é dado em comparação ao CO2.

O CO2 é sempre apontado como sendo o grande vilão do efeito estufa, por estar em maior quantidade na atmosfera (perdendo apenas para a água em algumas regiões) e por ser também emitido pela ação humana. Todo tipo de combustível fóssil (gás natural, carvão ou petróleo) utilizado coloca na atmosfera uma grande quantidade de CO2 quando queimado. O mesmo acontece quando florestas são queimadas. No caso das florestas a perda é dupla, pois além de colocar na atmosfera o CO2 gerado pela queima, a área destruída também deixa de consumir CO2 para realizar fotossíntese.

Alguns gases emitidos pelo homem podem ser controlados ou completamente eliminados, como é o caso dos CFCs que, após serem identificados como grandes vilões da destruição da camada de ozônio, vêm sendo gradativamente eliminados. Outros, como o CO2, mesmo conscientemente, continuam sendo emitidos devido ao consumo dos combustíveis fósseis. Para minimizar seu impacto estão as políticas de captura de carbono, centralizadas no plantio de árvores para capturar o CO2 emitido e no uso de biocombustíveis.

Podemos dizer que o CO2 seja o ator principal do efeito estufa porque é o gás em maior concentração na atmosfera, por ser impossível eliminá-lo, já que é emitido em vários processos naturais, por ser possível minimizar sua emissão controlando o uso dos combustíveis fósseis e porque podemos diminuir sua concentração simplesmente plantando uma árvore. Assim, além de ser um grande vilão, o CO2 pode ser também o protagonista da busca pelo equilíbrio do nosso planeta.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: 4BlueEyes Pete Williamson on Foter.com / CC-BY-NC-ND

Para saber mais:

(Português do Brasil)

E se acabássemos com o efeito estufa? (V.1, N.3, P.2, 2018)

https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/

http://www.environment.gov.au/climate-change/climate-science-data/climate-science/greenhouse-effect

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *