(Português do Brasil) A química dos sabores (V.3, N.1, P.3, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tiempo de leer: 5 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Vários tipos de sorvetes, casquinhas e frutas espalhadas sobre uma mesa branca.

Texto originalmente publicado no livro “Noções de Química no Contexto do Cotidiano” de Paula Homem de Mello e Hugo Barbosa Suffredini

O que faz com que alguns alimentos macroscopicamente tão parecidos, como sal e açúcar, tenham sabores tão diferentes? Para começar, devemos nos lembrar que, historicamente, a sensação de sabor foi fundamental para que sobrevivêssemos. Esta sensação está envolvida com a fome, com os alimentos que precisamos ingerir e com os alimentos que devemos evitar.

Existe uma área da Química conhecida como Química de Alimentos. Além do valor nutricional e da toxicidade dos alimentos, essa área da Química se preocupa também com o valor sensorial de um alimento. Ou seja, se preocupa com o prazer (ou desprazer) que um alimento pode causar e como esse efeito pode ser potencializado. Inclusive, uma área científica que surgiu neste século é a da “Gastronomia Molecular”, que envolve conceitos de química, física, biologia e metodologia científica para atender aos mais diversos paladares.

Para começar, convém definir o que é sabor: é, na verdade, uma combinação de odores e gostos sentidos pelos receptores olfativos (no nariz) e pelas papilas gustativas (espalhadas por toda a boca, mas mais concentradas na língua), combinados à textura, à temperatura e à ardência de um determinado alimento. O nariz é responsável por cerca de 80% do sabor. Este número é assim tão alto porque, ao mastigar, moléculas gasosas são liberadas e conseguem alcançar a cavidade nasal (a boca e o nariz são interligados).

Tradicionalmente, os sabores são classificados em: doce, amargo, azedo (ou ácido) e salgado. Cientistas têm proposto um novo sabor, o umami, associado ao glutamato monossódico, que é um aminoácido, e consequentemente é também associado a alimentos ricos em proteína (uma macromolécula formada por até milhares de aminoácidos) como a carne. Mas agora alguém pode perguntar: “Mas eu já provei mais de 30 sabores de sorvete!”. Na verdade, essa pessoa já sentiu mais de 30 aromas de sorvete, certo? O sabor foi um só, o doce. Mas o gosto é determinado pelo aroma, que é sentido combinando-se paladar e olfato.

O sabor salgado é devido a alguns sais, principalmente o cloreto de sódio (NaCl, o sal de cozinha). Os sais são compostos iônicos, ou seja, compostos por um ânion e um cátion, que causam o sabor salgado ao interagir eletrostaticamente com os receptores da boca, especialmente na língua. Já os sabores doce, amargo e azedo interagem com os receptores específicos via ligação de hidrogênio. Vejamos alguns exemplos:

moleculas sabor doce - (Português do Brasil) A química dos sabores (V.3, N.1, P.3, 2020)

#acessibilidade Fórmulas estruturais da glicose, sacarose, sacarina e do ácido ciclâmico.

Na figura são apresentadas algumas moléculas que provocam o sabor doce. Embora essas moléculas sejam diferentes, podemos perceber que têm algo em comum: todas possuem átomos de hidrogênio ligados a átomos bastante eletronegativos, como o oxigênio e o nitrogênio. Essa característica permite que essas moléculas interajam com outras moléculas com essa mesma característica (como, por exemplo, a água) com uma força muito intensa, conhecida como ligação hidrogênio (antigamente chamada de “ponte” de hidrogênio). Podemos ilustrar esse conceito melhor na figura a seguir:

moleculas ligacoes hidrogenio - (Português do Brasil) A química dos sabores (V.3, N.1, P.3, 2020)

#acessibilidade Na parte de cima há as fórmulas estruturais da feniltiuréia e da dulcina, no meio uma representação da ligação de átomos A e B com um receptor estando separados por uma distância de 2,5 e 4,0 Ångström e em baixo moléculas de dulcina e feniltiuréia se ligando com o receptor conforme a representação, com um nitrogênio cumprindo o papel de átomo A nos dois casos e, respectivamente, um oxigênio e um enxofre cumprindo o papel de átomo B.

Além dos átomos de hidrogênio ligados a átomos eletronegativos (vamos chamar estes átomos de A), vemos também outra particularidade para esses compostos que provocam o sabor doce: todas as moléculas possuem átomos eletronegativos (vamos chamá-los de B) não ligados a hidrogênio em posições próximas. Estudos mostraram que se a distância entre esses átomos for entre 2,5 e 4,0 Å (um Ångström equivale a 10-10 metro), a substância terá sabor doce. Se for maior ou menor, será amarga ou sem sabor. Isso porque a molécula deve interagir com o receptor via ligação de hidrogênio com os dois grupos, A e B. Essa interação pode também ser mediada pela água.

Na figura são apresentadas as estruturas químicas da feniltiuréia e da dulcina. As estruturas são muito parecidas, mas a feniltiuréia é amarga e a dulcina é doce. Este fato se deve à simples substituição do átomo de enxofre (S) na feniltiouréia pelo átomo de oxigênio (O) na dulcina. O átomo de enxofre é maior que o átomo de oxigênio e menos eletronegativo.

Assim como as moléculas que causam sabor doce e amargo, as moléculas que causam o sabor azedo realizam ligações de hidrogênio com os receptores. Mas neste caso, as moléculas são ácidos orgânicos e inorgânicos. Os ácidos orgânicos são conhecidos como ácidos carboxílicos e apresentam o grupo COOH. O ácido cítrico está presente em frutas cítricas, juntamente ao ácido ascórbico (vitamina C) e apresenta três grupos carboxílicos. O ácido acético é o ácido presente no vinagre e é um ácido monocarboxílico.

CURIOSIDADE: As pessoas produzem e excretam ácidos carboxílicos, especialmente ácidos monocarboxílicos que apresentam até 12 átomos de carbono e cheiro bastante desagradável. Os ácidos carboxílicos excretados têm composição diferente para cada indivíduo; portanto, cada pessoa tem o seu cheiro característico. Por isso, o cão, que apresenta olfato bastante aguçado, reconhece as pessoas pelo cheiro.

E “picante”, não é sabor?

Quando se ingere um alimento, as moléculas ligam-se aos receptores nas papilas gustativas que transmitem a informação ao cérebro. Lá, essa informação é combinada com a informação vinda dos receptores olfativos sobre os aromas detectados e também dependerá da estimulação de receptores de frio, calor e dor. Outros quimiossensores detectam a presença de químicos irritantes como o calor da pimenta e o frescor do mentol, e a nova informação é adicionada à anterior. A piperina é a molécula presente na pimenta do reino que estimula receptores na língua sensíveis a dor.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com

Fonte da imagem 1: Paula Homem de Mello.

Fonte da imagem 2: atribuição na própria imagem.

Para saber mais:

Os dois volumes de “O que Einstein disse ao seu cozinheiro” de R. L. Wolke estão repletos de curiosidades e boas receitas para fazer em casa ou com seus alunos.

O livro “Química das Sensações” de C. G. Retondo e P. Faria explica como se dão as sensações e as moléculas envolvidas. Apesar do título, o livro é interdisciplinar: explica cada uma das sensações utilizando conceitos químicos (é claro!), físicos e biológicos.

CARAMORI, G. F.; OLIVEIRA, K. T. Aromaticidade: evolução histórica do conceito e critérios quantitativos. Química Nova 2009, vol.32, n.7, pp. 1871-1884.

https://aprenderquimica.blogspot.com/2011/08/sensores-quimicos.html

http://www.scielo.br/pdf/esa/v14n1/v14n1a02.pdf

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *