O que é um podcast? É tipo rádio? Como faço para começar a ouvir? (V.1, N.1, P.3, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 5 minutos
#acessibilidade Cachorro da raça Golden Retriever em um parque com a língua para fora e usando um headphone. Certamente ouvindo o Laços podcast.

O termo podcast vem da junção de pod (personal on demand) e cast (de broadcast), sendo portanto uma transmissão pessoal sob demanda. É como um programa de rádio, mas você pode ouvir pela internet ou baixar o programa quando quiser, não precisa sintonizar uma frequência de rádio em um horário específico para ouvir.

Podcasts são uma ótima forma de se manter atualizado sobre diversos assuntos de seu interesse enquanto realiza outras tarefas como limpar a casa, comer, caminhar ou pilotar máquinas agrícolas. Por ser apenas áudio, não demanda a mesma atenção necessária para se assistir a um vídeo, por exemplo. No transporte público, enquanto dirige*, enquanto espera por um compromisso, qualquer hora é hora. Não há uma ordem certa para começar a ouvir, nem há a necessidade de ouvir o anterior para se ouvir o próximo, basta escolher um episódio e começar.

Podcasts geralmente tratam de um tema central, com cada episódio falando de um assunto específico relacionado a esse tema. Conteúdo nerd (Nerdcast), política internacional (Xadrez Verbal), cinema (RapaduraCast), games (Jogabilidade), direito (Salvo Melhor Juízo), design (Visual+Mente), mulheres que marcaram a história (Ponto G) e, é claro, ciência! Falaremos mais sobre podcasts de ciência ao longo do texto.

Gostou e quer começar a ouvir, mas ainda não sabe como? Siga os passos:

1. Baixe e instale um agregador de podcasts no seu celular, como o iTunesGoogle Podcasts ou o Podcast Addict. Usaremos o Podcast Addict a partir de agora.

2. Abra o aplicativo e clique no sinal de + no canto superior direito. Nesta tela é possível ver as tendências, novidades, mais baixados em cada categoria, etc. Na barra superior é possível ver o ícone da lupa para pesquisar e o ícone do feed RSS para assinar um podcast pelo link do feed. Vamos abrir a lupa e pesquisar um podcast.

3. Pesquise pelo Naruhodo, podcast comandado por Altay de Souza e Ken Fujioka, que se propõe a responder perguntas como “Estralar os dedos faz mal?”, “Porque algumas pessoas passam mal ao ver sangue?” e “Por que temos pintas em nosso corpo?”, sempre com embasamento científico em episódios com aproximadamente 30 minutos.

4. Nos resultados da pesquisa você pode ver que o Naruhodo tem mais de 130 episódios e mais de vinte mil assinantes. Assine o podcast se quiser ver atualizações e então abra a lista de episódios.

5. Selecione algum episódio que seja do seu interesse. É possível ouvir por streaming, sem a necessidade de baixar, mas para isso conexão com a internet é necessária enquanto estiver ouvindo. A outra opção é baixar o episódio.

6. Abra as opções no canto superior esquerdo. Em “Últimos episódios” você pode ver os episódios dos últimos sete dias de todos os podcasts em que estiver inscrito. Em “Episódios baixados” você pode ver todos os episódios que foram baixados no celular. Selecione esta opção e escolha um para ouvir.

7. O player do aplicativo é bem simples: você pode pausar/continuar, adiantar/voltar, ir para o próximo ou ao anterior caso tenha feito uma playlist, ligar um timer e alterar a velocidade de reprodução (ideal para quando você estiver com pouco tempo).

podcast addict tutorial - O que é um podcast? É tipo rádio? Como faço para começar a ouvir? (V.1, N.1, P.3, 2018)

Nas configurações você ainda pode ligar/desligar a atualização automática, o download automático, remoção automática de episódios vistos, etc.

Outras formas de ouvir

A extensão do Google Chrome PodStation permite buscar podcasts pelo nome, procurar pelo feed, assinar, ver os últimos episódios dos podcasts que tiver assinado, executar sem baixar ou baixar e executar, pausar, alterar a velocidade de reprodução, etc.

podstation - O que é um podcast? É tipo rádio? Como faço para começar a ouvir? (V.1, N.1, P.3, 2018)

#acessibilidade Print Screen da extensão PodStation visualizando todos os episódios do SciCast

Ideal para ouvir os dois maiores podcasts de ciência do Brasil:

Scicast: criado pelo falecido Silmar Geremia, hoje conta com Tarik Fernandes, Fernando Malta, Marcelo Guaxinim, dentre outros membros e convidados. Provavelmente o maior podcast de ciência do Brasil, aborda diversos temas, de forma sempre bem fundamentada e bem-humorada, porque a ciência tem que ser divertida.

Dragões de Garagem: criado por Luciano Queiroz, é um dos maiores podcasts de ciência do Brasil. Além do podcast, o Dragões publica uma vez por semana as Cientirinhas, tirinhas com temática científica, e tem um canal no YouTube onde vídeos sobre notícias são postados toda sexta-feira.

Ainda é possível ouvir pelo Deezer ou pelo Spotify pesquisando pelo gênero podcasts.

spotify - O que é um podcast? É tipo rádio? Como faço para começar a ouvir? (V.1, N.1, P.3, 2018)

#acessibilidade Print Screen do Spotify mostrando o resultado da busca pelo termo “podcast”

Baixar o arquivo mp3 diretamente pelo site.

site - O que é um podcast? É tipo rádio? Como faço para começar a ouvir? (V.1, N.1, P.3, 2018)

#acessibilidade Print Screen do site do NeuroCast, podcast sobre neurociência da UFABC

Ouvir pelo Soundcloud.

soundcloud - O que é um podcast? É tipo rádio? Como faço para começar a ouvir? (V.1, N.1, P.3, 2018)

#acessibilidade Print Screen do SoundCloud do podcast Bug Bites sobre entomologia

Ou até mesmo pelo Youtube.

youtube - O que é um podcast? É tipo rádio? Como faço para começar a ouvir? (V.1, N.1, P.3, 2018)

#acessibilidade Print Screen da playlist Xadrez Verbal Podcast no canal do Xadrez Verbal no YouTube

Ainda falando sobre podcasts de ciência, importante citar os excelentes PodEntender, Alô, Ciência? e os podcast feitos em Universidades como o Paideia da UFSCAR, o Front da Ciência da UFRGS, o Oxigênio da Unicamp e o NeuroCast da UFABC.

Podcasts também podem ser usados na educação: professores disponibilizando suas aulas em áudio para que os alunos revisem a matéria em qualquer lugar.

Pensando em criar seu próprio podcast? Não deixe de ver os tutoriais do Mundo Podcast  (aproveite e ouça o excelente PodProgramar).

*Este trecho foi apenas uma referência ao programa “Choque de cultura”. Evite distrações ao dirigir.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Internet

Saiba mais:

https://en.oxforddictionaries.com/definition/podcast 

https://link.springer.com/article/10.1007/s11423-008-9108-3

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *