Qual a diferença entre rinite e sinusite? (V.3, N.9, P.4, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 2 minutos
#acessibilidade Ilustração de um homem espirrando em um lenço.

Existem duas “ites” que acometem nossas vias aéreas no inverno e no período de ar seco, são elas: sinusite e rinite. Estas duas inflamações podem se manifestar sempre que a pessoa tiver contato com algum patógeno ou com substâncias alergênicas. Elas podem ocorrer juntas ou isoladamente, e em muitos casos a rinite pode acarretar a sinusite. Mas, afinal, você sabe diferenciar as duas?

A rinite é uma inflamação que acomete as mucosas do nariz, e essa inflamação ocorre por conta de infecções virais ou de alergias. A rinite alérgica é mais comum e é provocada por partículas estranhas ao nosso corpo como pelos de animais e poeira. Os sintomas geralmente são coceira no nariz, coriza, obstrução nasal, espirro, dor de cabeça e nos olhos. Os tratamentos envolvem antialérgicos, vacinas contra alergias e corticoides.

Já a sinusite é uma inflamação nas mucosas dos seios da face, que são cavidades localizadas no interior dos ossos faciais. Ela geralmente está associada a infecções de bactérias, mas também pode ser ocasionada por vírus, fungos e alergias. Os sintomas são a sensação de cabeça pesada, coriza obstrução nasal, tosse, dor na face e de cabeça e ocasionalmente febre. A sinusite pode ser classificada como aguda, quando corre por até 3 meses, e crônica, quando os sintomas são mais moderados e podem persistir por mais de 3 meses. Os tratamentos estão associados ao uso de antibióticos e corticoides, e em alguns casos específicos é necessária a realização de cirurgia.

Agora que você já sabe a diferença dos dois vamos para a prevenção! Busque manter sua casa e seu ambiente de trabalho limpos, evite ter contato com mofo e poeira, higienize os seus pets peludinhos, não fume, pratique atividade física, hidrate-se e realize lavagem nasal, conforme recomendação médica.

E, atenção, antes de utilizar qualquer medicamento, consulte o seu farmacêutico!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: GRAPHIC.MOOI/SHUTTERSTOCK

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/rinite-sinusite-diferencas-similaridades-doencas.aspx

https://medprev.online/blog/qual-a-diferenca-entre-rinite-e-sinusite.html

http://www.hospitalpaulista.com.br/rinite-sinusite-e-rinossinusite-as-ites-do-outono-e-inverno/

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *