Natal, ano novo e o método científico (V.1, N.7, P.2, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade Ilustração de Papai Noel voando em um foguete durante a noite.

Ho ho ho! Nesse texto especial de fim de ano pensei em trazer aqui algumas pequenas reflexões sobre o Natal. Provavelmente o Natal seja a segunda grande data da qual nos lembramos desde crianças, talvez perdendo apenas para o nosso aniversário. É um momento em que a maioria das pessoas no Brasil junta a família, come comidas gostosas e principalmente troca muitos presentes, mas o que tudo isso tem a ver com ciência?

Da mesma forma que o Natal é uma data que lembramos por celebração também lembramos do Natal como sinônimo de Papai Noel, um velhinho de barba branca bem grande que passa em todas as casas do mundo no seu trenó voador puxado por renas entregando presentes a todas as crianças que se comportaram bem durante o ano. Bom, é ai que pode entrar a ciência! Este blog tem como um dos objetivos tentar trazer a ciência para o nosso dia a dia e uma forma muito interessante de se fazer isso é estimular o uso do MÉTODO CIENTÍFICO! De maneira bem simples o método científico é uma forma que o cientistas usam para responder uma pergunta, um problema. São ideias, procedimentos, padrões, metodologias que nós cientistas acreditamos que seja a melhor forma de se chegar na resposta para um problema.

Você que está lendo este texto talvez tenha um filho, sobrinho, irmão ou irmã que ainda acredita no Papai Noel. E se ao invés de você simplesmente dizer a essa criança que Papai Noel não existe, tentar ajudá-la a pensar em estratégias para comprovar cientificamente se Papai Noel existe ou não? Bom, a ciência pode falar várias coisas sobre isso, por exemplo, considerando que uma noite dure 8 horas e a circunferência da Terra, o trenó do bom velhinho deveria andar a uma velocidade de aproximadamente 5000 km/h para dar uma volta ao redor da Terra em uma noite. Ou tentar bolar formas de saber se o Papai Noel passou pela árvore de natal, é uma ótima forma de despertar nas crianças o espírito curioso que é essencial para fazer ciência. As crianças têm uma imaginação muito fértil e para a ciência essa curiosidade que “vem de fábrica” é combustível essencial!

 

bebes - Natal, ano novo e o método científico (V.1, N.7, P.2, 2018)
Fonte: NerdyBaby – Tradução: Ciencianautas

O ano novo também traz uma boa oportunidade para discutir ciência! Por exemplo, perguntar para as crianças sobre os anos bissextos que ocorrem a cada 4 anos para compensar o fato que a Terra não leva exatamente 365 dias pra dar uma volta completa ao redor do Sol ou então imaginar que moramos em Netuno onde 1 ano leva 165 anos terrestres, com sorte viveríamos uma virada de ano enquanto estamos vivos!

A mensagem de Natal que o Guia dos Entusiastas da Ciência querem deixar pros leitores é essa, usem as datas especiais ou lendas urbanas para pensar e desmitificar ciência, o olhar científico é algo que nos faz aprender. O GEC deseja feliz Natal e que 2019 venha com muito mais ciência para todos!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Clipart Library

Vídeo com Neil deGrace Tyson falando sobre como ensina o método científico aos filhos (principal inspiração deste texto)

Para saber mais:

Vídeo do Nerdologia história sobre a origem do Papai Noel

Vídeo do Nerdologia sobre o Ano Novo

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *