Coleção Contém Química (V.1, N.1, P.2, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade Capas dos dois volumes da série de livros Contém Química. Ambos contém um retângulo na parte superior esquerda com duas tonalidade de verde: no verde escuro está escrito ciência mais tecnologia e abaixo, no verde mais claro, está escrito química. Ao lado direito há “Contém Química” escrito em preto no fundo branco. uma listra azul clara separa a parte de cima, com aproximadamente um quarto da capa, da de baixo. No primeiro volume o fundo é amarelo mostarda com uma listra vermelha no centro onde está escrito em branco “Venda controlada – Apenas para Curiosos”. Abaixo está escrito “Contém 200 páginas”. No segundo volume o fundo é branco com uma listra preta no centro onde está escrito “A leitura deste livro pode causar dependência”. Abaixo está escrito “Contém 256 páginas”. Na parte de baixo de ambos, à esquerda está escrito “Coleção O que é ser cientista?” e à direita o logo da Editora UFABC, com o nome da editora saindo de um livro.

Se você é daquelas pessoas que acham que química é sinônimo de coisa tóxica, que faz mal, acho que vai mudar de ideia após a leitura dos livros produzidos pela pós-graduação em Ciência e Tecnologia Química da Universidade Federal do ABC.

Nesses livros, os autores trazem muitos exemplos de como as pesquisas na área têm avançado, mostrando como a química faz parte do nosso dia-a-dia e pode tornar nossa vida melhor, pensando também na preservação ambiental.

A coleção já conta com dois volumes, o tarja vermelha e o tarja preta,  fazendo uma analogia bem-humorada de medicamentos controlados. Até o interior imita uma bula!

ContemQuimica 300x227 - Coleção Contém Química (V.1, N.1, P.2, 2018)

#acessibilidade Capas dos dois volumes da série de livros Contém Química.

Veja a resenha da jornalista Nicete Campos sobre os livros:

“Quando a química se torna uma aliada no seu dia a dia

O livro “Contém Química: Venda Controlada – Apenas para Curiosos”, da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Química, da Universidade Federal do ABC, contou com a organização dos pesquisadores Janaina de Souza Garcia e Hugo Barbosa Suffredini. Este foi o primeiro de uma série de livros a ser produzido nesta área da universidade supracitada. Foi lançado em 2015 em São Bernardo do Campo/SP, e compilado em 200 páginas de leitura simples, dinâmica e didática.

O segundo livro “Contém Química: A leitura deste livro pode causar dependência”, contou com a organização das pesquisadoras Janaina de Souza Garcia e Paula Homem de Mello. Foi lançado em 2016, e compilado em 256 páginas, seguindo o mesmo molde de leitura, ou seja: simples, dinâmica e didática.

Os livros foram idealizados e confeccionados para atenderem à grande demanda existente por parte da população em geral. São científicos já que produzidos por cientistas de reconhecidos saberes, porém a linguagem usada é para leigos e curiosos neste assunto tão fascinante que é a química nossa de todos os dias.

Servem também como livros auxiliares para os professores desta área que ministram aulas nos colégios públicos e privados, pois a clareza nas informações neles contidas são simples, objetivas e lúdicas.

Como exemplo do primeiro livro, podem ser citados alguns subtítulos, como por exemplo: “A água que o passarinho bebe”; “Cana de açúcar: seu carro movido a luz solar?”; “A estrela no fim do túnel: como o sol pode resolver problemas”; “A menina dos óleos: glicerina e suas aplicações”; “Lava roupa todo o dia: como o sabão em pó limpa os tecidos?” e vários outros interessantes subtítulos.

Outros subtítulos do segundo livro podem ser citados. Por exemplo: “Loiro, Moreno, Careca, Cabeludo: coloração e processos químicos capilares”; “Fogos de Artifício: uma festa no céu”; “As piores toxinas do mundo”, e outros ainda instigadores.

Os livros: CONTÉM QUÍMICA fazem parte da coleção “O que é ser Cientista”, e foram concebidos com o intuito de divulgar a ciência e estimular estudantes para esta profissão. A coleção é composta por obras de diversas temáticas e busca demonstrar, por meio de linguagem clara e acessível, experimentos, aplicações, desafios e áreas de atuação para o cientista.

Informações de contato estão disponíveis na página do curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Química.

Aquisições poderão ser feitas no site da Editora da UFABC.”

Nicete Campos – Jornalista (MTB – 16.921)

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *