Ciência POP #17 (V.3, N.8, P.1, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade A imagem mostra um céu noturno estrelado com a Lua à esquerda e uma cidade completamente escura, com exceção de um ponto de luz ao centro. Saindo da cidade há uma neblina esverdeada e um grande número de caracteres hexadecimais em um verde luminoso.

Continuando nossa série de posts onde listamos cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #17!

Este texto não contém spoilers

Matrix (1999) – 2 horas e 30 minutos

Thomas Anderson, interpretado por Keanu Reeves, é um programador e secretamente um hacker que usa o apelido Neo. Por suas ações (ou por ser quem é) chama a atenção de agentes, dentre eles o Agente Smith, interpretado por Hugo Weaving, e é salvo por Trinity, interpretada por Carrie-Anne Moss, que faz parte de um grupo chefiado por Morpheus, interpretado por Laurence Fishburne. Ao se encontrar com Morpheus, Neo descobre a verdade sobre o mundo em que vive e sobre quem é e o que deve fazer. Clássico da ficção científica dirigido pelas irmãs Wachowski e detentor de 4 estatuetas do Oscar, Matrix possui continuações em filme, Reloaded e Revolution, uma série animada e um jogo. Se você ainda não assistiu, está esperando o quê? Disponível no Google Play, YouTubeTelecineplay.

13º Andar / The Thirteenth Floor (1999) – 1 hora e 40 minutos

Hannon Fuller, interpretado por Armin Mueller-Stahl, é o dono de uma empresa multibilionária de computação e inventor de uma realidade virtual que simula a Los Angeles de 1937, podendo ser acessada por ele ou por quem quiser através de um dispositivo. Uma noite Fuller é assassinado e seu sócio, Douglas Hall, interpretado por Craig Bierko, é o principal suspeito. Ele agora precisará entrar neste outro mundo para encontrar uma mensagem deixada para ele por Fuller e provar sua inocência. Baseado no livro Simulacron-3 de Daniel F. Galouye, 13º Andar está disponível no Google Play e no YouTube.

Cargo – O Espaço é Gelado (2009) – 1 hora e 52 minutos

No século 23 a Terra se tornou inabitável devido à catástrofe ecológica. O que restou da raça humana vive em bases espaciais na órbita terrestre ou em Rhea, planeta paradisíaco acessível para quem pode pagar. Para conseguir dinheiro e se juntar a sua irmã em Rhea, a doutora Laura Portmann, interpretada por Anna Katharina Schwabroh, aceita um trabalho como médica de bordo em uma nave de carga para uma viagem de oito anos durante os quais o resto da tripulação ficará em suspensão criogênica. Perto do final de seu turno, Laura ouve barulhos no compartimento de carga e o que encontrará lá mudará tudo.

Black Mirror (2011) – 5 temporadas

Série distópica de ficção científica criada por Charlie Brooker. Em cada episódio uma nova tecnologia é apresentada e vemos as consequência que tal tecnologia poderia ter em nossa sociedade (Waldo). Os episódios não seguem uma sequência e podem ser assistidos individualmente, ainda que seja melhor assisti-los na ordem. Black Mirror recebeu vários prêmios Emmy por episódios como San Junipero e USS Callister e está disponível na Netflix.

Jogador Nº 1 / Ready Player One (2018) – 2 horas e 19 minutos

Em 2045 uma realidade virtual chamada OASIS se tornou o principal entretenimento das pessoas. Com a morte de seu criador, James Halliday, interpretado por Mark Rylance, é iniciada uma disputa cujo vencedor herdará uma fortuna, além do próprio OASIS. Dentre os competidores, Parzival (Wade Watts), interpretado por Tye Sheridan, sai na frente, seguido por Art3mis (Samantha Cook), interpretada por Olivia Cooke, mas o OASIS é uma mina de ouro e está na mira de Nolan Sorrento, interpretado por Ben Mendelsohn, CEO inescrupuloso de uma empresa que fará de tudo para controlar o OASIS. Talvez assistir este filme não seja tão especial para você quanto foi para mim da primeira vez que assisti, mas ainda assim garanto vários momentos nostálgicos para todo e qualquer fã de cultura pop. Jogador Nº 1, inspirado no livro de mesmo nome, está disponível no Google PlayYouTube e no Telecineplay.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Imagem de Mystic Art Design por Pixabay

Outros divulgadores:

Vídeo Vivemos na Matrix? do canal Nerdologia no YouTube

Playlist MATRIX REVELATIONS do canal Elegante no YouTube

Vídeo 13º Andar | Não devia ser possível chegar ao fim do mundo do canal Elegante no YouTube

Série de podcasts sobre Black Mirror no Anticast

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *