Doação de Sangue: o que vem depois do fim da picada? (V.2, N.4, P.6, 2019)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 6 minutos
#acessibilidade Imagem de fundo vermelho com as frases “Doe sangue.” e “Doe vida.” escrita em branco ao lado esquerdo  e um símbolo de coração ligado por uma fio até uma representação de uma bolsa de sangue. Coração e bolsa estão preenchidos até a metade.

Texto escrito em colaboração com Felipe Cesar Torres Antonio

Você já doou sangue? Tem curiosidade de saber mais sobre como é esse processo? Então vem com a gente descobrir!

sangue 3 - Doação de Sangue: o que vem depois do fim da picada? (V.2, N.4, P.6, 2019)
Fonte da imagem: Internet.
#acessibilidade Foto de uma campanha de doação de sangue. A esquerda está escrito “doe sangue regularmente” com um desenho de uma gota de sangue entre as palavras “doe” e “sangue”. Logo em frente, mais a direita, está escrito “tem sempre alguém precisando de você”.

Antes de tudo, queríamos parabenizar a todos que se esforçam e doam um pouquinho de si para este bem comum. Neste texto, nós do Guia dos Entusiastas da Ciência pretendemos esclarecer alguns pontos sobre a doação de sangue para estimular você a ajudar nessa causa tão importante.

Praticamente todos nós que somos doadores de sangue – ou que queremos ser – em algum momento já nos perguntamos o que acontece depois do fim da picada e acreditamos que vamos responder isso ao longo do texto, mas antes disso queria te fazer uma pergunta: você sabe quais são os principais usos do sangue doado? Isso talvez te surpreenda. Os 3 principais usos do sangue doado são: vítimas de violência e acidentes, depois em obstetrícia seguido de tratamento de anemias. Não é assustador pensar que muito sangue das reservas poderia ser economizado se vivêssemos em uma sociedade menos violenta e que prevenisse mais acidentes de trânsito, por exemplo? Tanto nesse quanto em outros casos doar sangue sempre será doar vida.

Bom voltando ao fim da picada, em primeiro lugar, a bolsa de sangue quando vem até nós não chega vazia, já reparou? O que tem dentro dela é anticoagulante que, enquanto nosso sangue sai para encher a bolsa, vai se misturando com o sangue para impedir que ele coagule antes das etapas seguintes. Depois que a retirada de sangue acaba o processo todo é dividido em 3 etapas.

Na primeira etapa, algumas amostras do seu sangue vão para análise de laboratório, que é bem aguçada, para verificar se não há nenhum impeditivo para a doação. São feitos testes de várias doenças como hepatite, sífilis, HIV, HTLV I e II e Doença de Chagas. MAS ATENÇÃO, caso você esteja desconfiado que tenha algumas dessas doenças lembre-se que os postos de doação de sangue não são os locais para isso! Há muitos gastos para fazer esse procedimento e você ainda pode colocar alguma pessoa em perigo, existem meios corretos para verificar se você é portador ou não dessas doenças.

Uma vez que o sangue é aprovado pelos testes iniciais ele vai para um processo de separação. Nesta segunda etapa, o sangue passa por um equipamento chamado centrífuga e ela consegue separar e concentrar os hemocomponentes (partes do sangue) para cada tipo de necessidade de cada paciente.

A primeira parte é o plasma, que é separado em Plasma Fresco Congelado (PFC), as plaquetas compõem o concentrado de plaquetas (CP), o concentrado de hemácias (CHM) ou concentrado de hemácias e crioprecipitados (CRIO), que é composto por fatores de coagulação. Acreditam que apenas um destes componentes é responsável pela cor vermelha?

O plasma é a parte clara e líquida do sangue e é formado por fatores de coagulação responsáveis pelos outros mecanismos de coagulação, além das plaquetas. Já as plaquetas e hemácias formam concentrados de células bem específicas, cada uma com uma importância diferente. Depois de separado o plasma pode durar até 1 ano até ser recebido por um paciente.

As plaquetas são células que são responsáveis por um dos processos de coagulação e também formam um concentrado bem clarinho… Sabe quando você rala o joelho e ele fica sangrando um pouco até que para o sangramento? Então, esse é um exemplo de processo de coagulação do sangue que seu corpo usa para estancar este tipo de machucado. As plaquetas formam o composto menos durável, normalmente algo em torno do 5 dias após a separação.

O crioprecipitado também é um líquido claro e é formado por compostos que auxiliam na coagulação, como o fibrinogênio, por exemplo. Este também tem a duração de aproximadamente 1 ano.

As hemácias são os componentes vermelhos e são as células responsáveis pelo transporte do oxigênio que chega pelo seu pulmão pela rede sanguínea até o resto do corpo. Essa parte do sangue normalmente tem validade de pouco mais de 30 dias. E já que falamos do vermelho do sangue, você sabe de onde ele vem? Da hemoglobina, ou mais especificamente das 4 moléculas heme que cada hemoglobina contém (veja figura abaixo).

sangue 2 - Doação de Sangue: o que vem depois do fim da picada? (V.2, N.4, P.6, 2019)
Fonte da imagem: Internet
#acessibilidade Estrutura da hemoglobina.

E os leucócitos? Estes que são conhecidos popularmente como glóbulos brancos e são células que trabalham como um exército contra muitas doenças e invasores, tais como vírus e bactérias. Durante a separação os leucócitos ficam distribuídos entre os glóbulos vermelhos e as plaquetas, mas normalmente são filtrados para serem removidos dos dois por um processo conhecido como desleucocitação, sabe por quê? Cada ser humano, durante a vida, vai construindo esse exército enquanto combate os organismos presentes nas vacinas que toma (e tem que tomar vacina sim, e não adianta reclamar!) e nas doenças que adquire. Quando eles estão em grande quantidade na pessoa que vai receber o sangue podem causar problemas sérios, justamente por terem características para combater doenças que o receptor pode nunca ter tido.

Depois de passar por essa fase de separação do sangue a terceira etapa envolve a transferência das bolsas de hemocomponentes para os postos de armazenamento onde ficam esperando quem vai precisar delas, mas não esperam muito, pois no Brasil a quantidade de doadores é muito baixa: apenas 1,6% da população é doadora de sangue, que satisfaz o que a OMS sugere (maior que 1 %), mas fica bem abaixo dos 3 e 5% que a ONU recomenda… Não bastasse isso, as transfusões de sangue para pacientes têm aumentado mais do que as doações.

sangue 1 - Doação de Sangue: o que vem depois do fim da picada? (V.2, N.4, P.6, 2019)
Fonte da imagem: Pró-Sangue

Hoje em dia 42% das doações de sangue são realizadas por jovens de 18 a 29 e se isso acabar virando um hábito pode ser fundamental para reverter imagens como esta acima, que é da Fundação Pró-Sangue, a maior instituição que coleta, separa e administra sangue no país, e mostra como alguns tipos de sangue estão em situação de alerta ou crítica.

#acessibilidade Imagem representando os estoques de sangue da Fundação Pró-Sangue em 22 de Março de 2019. Há três diferentes níveis: estável, representada por uma esfera totalmente preenchida de vermelho, alerta, com uma esfera com pouco menos da metade preenchida, e crítico, quase totalmente branca. Os tipos A positivo, AB positivo e negativo e B positivo se encontram estáveis, A negativo em alerta e B negativo e O positivo e negativo em estado crítico.

Segundo uma reportagem da BBC, existem 5 desafios a serem superados para melhorar nossos números, que são:

  1. Falta de conscientização;
  2. Estigma;
  3. Herança cultural;
  4. Deficiência estrutural;
  5. Normas e proibições.

Tanto a falta de conscientização, como o estigma podem ser superados com mais leitura sobre este tema, assim destruindo mitos e lendas. A herança cultural é papel nosso também mudar com a prática mais solidária. Já a deficiência estrutural e as normas e proibições (que forem injustas como a proibição de doação de sangue de pessoas que tem relações homoafetivas, por exemplo) caberá a nós lutarmos para mudar. Reparou como a mudança deste cenário só depende de nós?

Se pudéssemos sugerir alguma coisa neste momento é que antes do próximo dia 14 de junho, que é o Dia Mundial do Doador de Sangue, se você puder, doe uma bolsa de sangue e comemore também esta data. E se você não puder doar tente convencer algum amigo ou parente para esta causa tão nobre! Tanto os pacientes quanto os bancos de sangue certamente agradecerão!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Internet.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_uso_hemocomponentes_2ed.pdf

http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/hemoterapia/fracionamento

Para saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=wDjm8TAKqys

http://www.prosangue.sp.gov.br/duvidas/default.html

https://www.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=209:opas-oms-conclama-os-paises-das-americas-a-adotar-acoes-para-assegurar-100-por-cento-de-sangue-por-doacoes-voluntarias-altruistas&Itemid=183&lang=pt

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *