(Português do Brasil) Ciência POP #9 (V.3, N.5, P.5, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tiempo de leer: 4 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Foto do rosto de um gorila-das-montanhas no Parque Nacional de Virunga. À direita existem folhas desfocadas e à esquerda, um pouco mais distante, o gorila olha em direção à câmera.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #9!

Este texto não contém spoilers

Vida / Life (2017) – 1 hora e 34 minutos

A bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) um grupo de astronautas analisa vestígios de vida em uma sonda vinda de Marte. Possivelmente em estado dormente devido à falta de ar respirável em Marte, o organismo extraterrestre batizado como Calvin desperta na Estação e é cuidado pelo biólogo da equipe. Após um acontecimento, Calvin se torna hostil e agora lutará para sobreviver e se alimentar. Vida conta com a participação de Jake Gyllenhaal interpretando o Dr. David Jordan, Ryan Reynolds interpretando o engenheiro Rory Adams e Rebecca Ferguson interpretando a Dra. Miranda North. Você pode assisti-lo na Netflix ou comprá-lo ou alugá-lo no YouTube ou Google Play.

Science Kombat (2016) – PC

Jogo de luta em pixel art criado por brasileiros para a Revista Superinteressante. Nele você pode escolher entre Charles Darwin, Albert Einstein, Stephen Hawking, Marie Curie, Isaac Newton, Pitágoras e Nikola Tesla e enfrentar todos os outros em um torneio. Os golpes dos personagens remetem às descobertas e ao trabalho dos mesmos, como os ataques elétricos de Tesla e os buracos negros utilizados por Hawkings. Você pode jogá-lo neste link: http://especiais.super.abril.com.br/science-kombat/index.html.

Gilberto Gil – A Ciência em Si (1997)

A Ciência em Si composta por Gilberto Gil e Arnaldo Antunes faz parte do álbum Quanta do músico baiano. O álbum tem diversas músicas com a ciência como tema e nesta música o conhecimento científico é o foco. Ouça a canção e acompanhe a letra abaixo:

Se toda coincidência
Tende a que se entenda
E toda lenda
Quer chegar aqui
A ciência não se aprende
A ciência apreende
A ciência em si

Se toda estrela cadente
Cai pra fazer sentido
E todo mito
Quer ter carne aqui
A ciência não se ensina
A ciência insemina
A ciência em si

Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar
Do avião a jato ao jabuti
Desperta o que ainda não, não se pôde pensar
Do sono do eterno ao eterno devir
Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar
Para alcançar o que já estava aqui
Se a crença quer se materializar
Tanto quanto a experiência quer se abstrair
A ciência não avança
A ciência alcança
A ciência em si

Tíbio e Perônio (1994)

Tíbio e Perônio são dois personagens do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, exibido por anos na TV Cultura. Interpretados respectivamente pelos atores Flávio de Souza e Henrique Stroeter, os gêmeos são cientistas que vivem em um laboratório fazendo diversas experiências interessantes, exceto a do voo das borboletas. Em poucos minutos eles explicavam algo de uma forma divertida: como funciona o dia e a noite, o que são micróbios, como funciona a digestão (com participação do temível tatatossauro). Os episódios do Castelo Rá-Tim-Bum estão disponíveis gratuitamente em um canal no YouTube.

Nas montanhas dos gorilas / Gorillas in the Mist (1988) – 2 horas e 9 minutos

Nas montanhas dos gorilas conta a história da Dra. Dian Fossey, zoóloga interpretada por Sigourney Weaver, enquanto pesquisava e buscava preservar os gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) nas Montanhas Virunga. Com seus métodos conseguiu contato com grupos de gorilas que a deixavam se aproximar e até brincar com os filhotes. Seu trabalho atraiu atenção pelo mundo e despertou o ódio de caçadores, que a assassinaram em 1985. Ainda assim seu legado se mantém no Parque Nacional de Virunga onde os gorilas são protegidos, mas ainda não estão a salvo: há algumas semanas doze guardas foram assassinados por grupos armados. Não é apenas no Brasil que quem tenta preservar a natureza pode acabar morto. Você pode comprar ou alugar o filme no YouTube ou Google Play.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: LuAnne Cadd / CC BY-SA

MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luisa. (En)canto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira. Hist. cienc. saude-Manguinhos,  Rio de Janeiro ,  v. 13, supl. p. 291-307,  out.  2006 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702006000500018&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  16  maio  2020.  https://doi.org/10.1590/S0104-59702006000500018.

https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/316674/

Para saber mais:

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/22/actualidad/1555949227_795204.html

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *