Ciência POP #6 (V.3, N.4, P.12, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade Ilustração de uma pequena ilha de formato arredondado com uma rocha marrom à esquerda, quatro palmeiras à direita, arbustos nos dois extremos, algumas conchas e com um pouquinho do mar aparecendo abaixo. O fundo da imagem é branco.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #6!

Este texto não contém spoilers

Interestelar / Interstellar (2014) – 2 horas e 49 minutos

Em um futuro não tão distante pragas ameaçam o futuro da humanidade como a conhecemos. Em um plano para garantir a sobrevivência da raça humana, o professor John Brand, interpretado por Michael Caine, lidera uma missão da NASA que pretende enviar uma equipe de astronautas a três planetas candidatos a fim de garantir que pelo menos um deles seria habitável. Enquanto isso, o ex-piloto da NASA Joseph “Coop” Cooper, interpretado por Matthew McConaughey, tem contato com uma inteligência desconhecida que lhe transmite coordenadas para chegar à instalação do professor Brand, onde acaba recrutado para liderar a missão e parte em direção a um futuro incerto. Interestelar conta com a melhor representação de um buraco negro que você verá em um filme e com um Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Você pode comprá-lo ou alugá-lo no YouTube ou Google Play.

A ilha / The island (2005) – 2 horas e 16 minutos

Em 2019, após o mundo sofrer uma contaminação que poupou somente uma ilha paradisíaca, uma comunidade de sobrevivente vive sob regras rígidas em uma instalação, sonhando com o dia em que serão sorteados e finalmente poderão ir morar na ilha. É com o que sonham Jordan Two Delta, interpretada por Scarlett Johansson, e muitos outros, mas Lincoln Six Echo, interpretado Ewan McGregor, começa a questionar a veracidade da história que o contaram. Você pode comprar ou alugar A ilha no YouTube ou Google Play e questionar os limites éticos da ciência ao assisti-lo.

Kerbal Space Program (2011) – PS4/Xbox One/Windows/Mac OS/Linux/Wii U

KSP é um jogo que te permite comandar o recém-nascido programa espacial dos Kerbais, extraterrestres verdes e desajeitados. Neste simulador você construirá foguetes e naves espaciais, tentará decolar, pousar, explorar, realizar missões e estudos científicos fora da nave, etc. Kerbal Space Program ganhou diversos prêmios e deve ter uma sequência lançada ainda este ano. Ele pode ser comprado pelo site oficial ou pela Steam.

Ilha dos cachorros / Isle of dogs (2018) – 1 hora e 41 minutos

Nesta simpática animação dirigida por Wes Anderson, um vírus da gripe canina se espalha por uma cidade do Japão e a solução do prefeito é enviar todos os cachorros para uma ilha lixão, mesmo com um cientista local estando muito próximo de criar uma vacina para a doença. Na ilha, agora rebatizada como Ilha dos Cachorros, eles sobreviverão a base de restos até que um garoto, dono do primeiro cão banido, consegue chegar até lá a procura de seu amigo e uma trama política acabará sendo revelada. Você pode comprá-lo ou alugá-lo no YouTube ou Google Play.

Alexandria / Ágora (2009) – 2 horas e 6 minutos

Alexandria conta a história de Hipátia, interpretada por Rachel Weisz, uma filósofa, matemática e astrônoma que lecionou na Biblioteca de Alexandria entre os séculos IV e V. Em um momento conturbado da história, onde a população tradicional ainda cultua os deuses gregos, mas o império romano mostra predileção pela fé judaica e, principalmente, pela fé cristã, Hipátia se mantém como pensadora livre e dedica-se aos seus estudos. Foi a primeira mulher documentada como tendo sido matemática.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Água vetor criado por brgfx – br.freepik.com

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *