Ciência POP #4 (V.3, N.4, P.4, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade Foto da Nebulosa Eta Carinae, uma grande nuvem de poeira estelar alaranjada.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #4!

Este texto não contém spoilers

Perdido em Marte / The Martian (2015) – 2 hora e 21 minutos

Mark Watney, interpretado por Matt Damon, faz parte da tripulação da missão espacial Ares 3 em Marte. Quando eles estão prestes a partir, uma poderosa tempestade os atinge e Mark fica para trás e é dado como morto pela NASA. Perdido e sozinho, precisará sobreviver e esperar que alguém o resgate (de novo), mas para isso primeiro será necessário enviar uma mensagem à Terra e avisar que está vivo. Indicados a vários prêmios, como o Oscar de melhor filme e o Oscar de melhor ator (Matt Damon), Perdido em Marte foi adaptado do livro de mesmo nome escrito por Andy Weir. Ele está disponível para aluguel e compra no YouTube e Google Play.

Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo / Cosmos: A Spacetime Odyssey (2014) – 13 episódios com  44 minutos cada

Remake da aclamada série Cosmos: Uma Viagem Pessoal dos anos 80, apresentada e inspirada no livro de Carl Sagan (um dos punhados de poeira estelar mais inspiradores de todos os tempos), Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo é uma versão mais moderna e cheia de efeitos especiais de sua predecessora. A apresentação fica por conta do físico Neil deGrasse Tyson, a bordo de uma nave o levará pelo espaço-tempo, apresentando o calendário cósmico, mostrando as extinções em massa, os planetas do Sistema Solar, a história da ciência e muito mais. Uma nova temporada, Cosmos: Mundos Possíveis, deve estrear ainda em 2020 e abordará o passado e futuro da humanidade.

Sunshine – Alerta Solar / Sunshine (2007) – 1 hora e 47 minutos

No ano de 2057 nosso Sol está morrendo e a humanidade irá junto se não fizer nada a repeito. A nave Icarus I, enviada em 2050 com a missão de revitalizar o Sol explodindo uma bomba atômica, se perdeu e nunca mais fez contato. Assim, a última esperança está nas mãos da tripulação da Icarus II, dentre eles o engenheiro Mace, interpretado por Chris Evans, e o físico Robert Capa, interpretado por Cillian Murphy, que deverão explodir uma bomba do tamanho da ilha de Manhattan e salvar o mundo, mas o caminho até o Sol não será nada monótono.

Space Brothers / Uchuu kyoudai (2012) – 99 episódios de 24 minutos

Os irmãos Mutta e Hibito Nanba sonham em ser astronautas desde crianças, quando avistaram um OVNI enquanto exploravam. Anos depois, Hibito é um astronauta da Jaxa prestes a ir à Lua, enquanto Mutta acaba de ser demitido da empresa automobilística onde trabalha depois de um pequeno desentendimento com seu chefe. Ao saber disso o irmão o recomenda para virar astronauta e agora Mutta deverá fazer de tudo para ser aprovado, passando por todas as fases de seleção até realizar seu sonho. Space Brothers é inspirado no mangá de mesmo nome e também tem um filme live-action. O anime está disponível no Crunchroll.

A teoria de tudo / The Theory of Everything (2014) – 2 hora e 3 minutos

A teoria de tudo é o drama biográfico que conta a história do físico Stephen Hawking, interpretado por Eddie Redmayne, sob a perspectiva de sua primeira esposa, Jane Hawking, interpretada por Felicity Jones, contada em seu livro A Teoria de Tudo: A Extraordinária História de Jane e Stephen Hawking. Nele vemos como os dois se conheceram e se apaixonaram, como Stephen descobriu que tinha esclerose lateral amiotrófica (ELA) e como continuou suas pesquisas sobre Buracos Negros mesmo doente, porque não importa quão ruim a vida pareça estar, onde há vida, há esperança. A Teoria de Tudo, que concorreu a cinco estatuetas do Oscar e venceu o de melhor ator, dado a Eddie Redmayne, está disponível na Netflix e para aluguel e compra no YouTube e Google Play.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Photo by NASA on Unsplash

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *