Ciência POP #15 (V.3, N.6, P.8, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 4 minutos
#acessibilidade Ilustração de um disco voador. Fundo azul escuro com o disco voador ao centro. Há luzes amarelas separadas por linhas formando o que parece serem janelas e uma luz branca saindo da parte inferior do disco, como em uma abdução.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #15!

Este texto não contém spoilers

E.T.: O Extraterrestre / E.T. the Extra-Terrestrial (1982) – 1 hora e 54 minutos

Um clássico dirigido por Steven Spielberg. Um grupo de alienígenas visita a Terra, mas são descobertos por homens do governo dos Estados Unidos. Durante a fuga, um deles fica para trás. Elliott, um garoto comum interpretado por Henry Thomas, encontra algo escondido em sua barraca. E.T. a princípio foge dele, mas logo se tornam amigos e Elliot o ajuda a tentar voltar para casa. E.T. foi um marco para o cinema e serviu de referência para diversos filmes. E.T: O Extraterrestre está disponível no Telecineplay, no Google Play e no YouTube.

Distrito 9 / District 9 (2009) – 1 horas e 52 minutos

Wikus van de Merwe, interpretado por Sharlto Copley, é um empregado da MNU (Multinational United), um empresa militar privada. A MNU é a empresa contratada pelo governo sul-africano para lidar com um milhão de refugiados que há alguns anos ficaram presos na região e passaram a viver em favelas. Por supostamente causarem problemas, ordens de despejo são emitidas e Wikus fica responsável por executá-las. Durante a operação um acidente acontece e por causa dele Wikus poderá sentir na pele como esses refugiados são tratados. Distrito 9 segue o formato de pseudodocumentário e foi inspirado no que aconteceu no Distrito 6 durante o apartheid na África do Sul. Você pode comprá-lo ou alugá-lo no YouTube.

Planeta 51 / Planet 51 (2009) – 1 hora e 31 minutos

Lem Kerplog, dublado por Justin Long, é um adolescente comum que trabalha no planetário da cidade. Um dia uma espaçonave chega ao planeta e um alienígena chamado Chuck Baker, dublado por Dwayne Johnson, sai dela e acaba encontrando com Lem no planetário. Lem promete ajudar Chuck a voltar para casa, mas isso não será tarefa fácil já que o exército, sob o comando do General Grawl, dublado por Gary Oldman, inspeciona a espaçonave e chega à conclusão de que trata-se de uma invasão alienígena e que há um alienígena à solta. Planeta 51 está disponível no Telecineplay.

Super 8 (2011) – 1 hora e 52 minutos

Joe Lamb, interpretado por Joel Courtney, e Alice Dainard, interpretada por Elle Fanning, estão ajudando um amigo atuando em seu filme de zumbi de baixo orçamento gravado em Super-8. Ao tentar gravar uma cena que envolve um trem em movimento, presenciam um carro que provocar o descarrilamento do trem. Quando vasculham o local encontram cubos brancos que parecem não ser deste planeta e o motorista do carro, seu professor de biologia, que os manda fugir e não contar a ninguém. Eles fogem, mas quando os militares chegam ao local encontram uma caixa vazia de filme Super-8, descobrindo que alguém havia gravado o que aconteceu. Ao assistirem ao filme, as crianças percebem que algo escapou de um vagão depois do acidente e agora há uma criatura misteriosa escondida na cidade. Super 8 está disponível no Prime Video / Paramount+, YouTube e Google Play.

O dia em que a Terra parou/ The Day the Earth Stood Still (2008) – 1 hora e 43 minutos

Um objeto é identificado próximo de Júpiter se movendo a 30000 km/s em direção à Terra. Quando o objeto pousa em Nova York, um alienígena sai de dentro dele. A Dra. Helen Benson, astrobióloga interpretada por Jennifer Connelly, é a responsável por se encontrar com o alienígena. Em meio a uma confusão, ele leva um tiro e um robô humanoide gigante aparece para protegê-lo, mas é logo desativado por um comando de voz. Klaatu, alien aqui interpretado por Keanu Reeves, é levado e conta que foi enviado para falar com os líderes da Terra sobre salvar o planeta. Klaatu consegue fugir de um interrogatório e reencontra Helen. Na verdade o plano de salvar o planeta é se livrar da raça humana antes que ela destrua-o e agora cabe a Helen convencer Klaatu a pará-lo. O dia em que a Terra parou é inspirado no filme de mesmo nome de 1951. Você pode assistir O dia em que a Terra parou no YouTube ou Google Play.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Designed by Freepik

Outros divulgadores:

Vídeo Distrito 9 | Ser colocado no lugar do outro é transformador do canal Elegante no YouTube

Vídeo Analisando O Dia em que a Terra Parou com base na versão de 1951 do canal Elegante no YouTube

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *