Perigos na mistura de produtos de limpeza! (V.3, N.9, P.3, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 4 minutos
#acessibilidade Foto de uma superfície branca com vários produtos e objetos usados para limpeza posicionados nas bordas. Dentre eles há esfregões, esponjas, luvas, borrifadores e outras embalagens de produtos de limpeza.

Texto escrito pela colaboradora Márcia Guekezian

Os produtos de limpeza são produzidos com base em sua própria formulação e são considerados agentes desinfetantes, sendo assim devem ser sempre usados separadamente. É muito comum as pessoas pensarem que vários produtos de limpeza utilizados simultaneamente potencializam a limpeza, porém, muitas vezes, por falta de informação, não sabem que tais combinações podem causar reações químicas e formar novos compostos químicos perigosos e muito prejudiciais à saúde, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou mesmo uma explosão.

A água sanitária é um dos produtos de limpeza que não deve ser misturada a outras substâncias. Ela tem como princípio ativo o hipoclorito de sódio, que apresenta propriedades germicidas e pode ser usado como alvejante de roupas, além de ser suficientemente forte para matar todos os vírus que têm camada lipoproteica. É uma solução prática e de baixo custo, mas a combinação dela com outros produtos de limpeza pode ser perigosa. Misturada com álcool em gel, por exemplo, destrói tanto o hipoclorito de sódio da água sanitária quanto o álcool do álcool em gel. O hipoclorito é um agente oxidante e pode oxidar o álcool formando outro composto, o acetaldeído. Este é tóxico, podendo causar irritação e queimadura. Outros produtos decorrentes da mistura são o clorofórmio e o ácido muriático. Estes compostos podem prejudicar o sistema nervoso central e afetar os pulmões, rins, fígado, olhos e a pele. Além disso, altos níveis de clorofórmio podem causar enjoos, perda de consciência e até mesmo a morte. Outro exemplo é a água sanitária misturada com amoníaco ou com desinfetantes (tem amônia em sua formulação), essa é uma das misturas que mais pode agredir o sistema respiratório, além disso o amoníaco em grandes quantidades é potencialmente explosivo e tóxico. Os desinfetantes, ricos em amônia, quando misturados ã água sanitária, formam cloroaminas, substâncias que, se inaladas, podem causar problemas de saúde que vão desde alergias até intoxicações e queimaduras. Pode-se citar ainda a mistura de água sanitária e vinagre, pois quando combinados formam o gás cloro (Cl2), que mesmo em pequenas quantidades pode ocasionar problemas de respiração, ardência nos olhos e ainda provocar queimaduras. Outra mistura que deve ser evitada é a água sanitária com detergente, pois pode causar problemas para a saúde. O ideal é usar a água sanitária primeiro, enxaguar com água e só depois usar o detergente. Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas. Assim, a mistura desse produto com a água sanitária leva à formação das cloroaminas, que prejudicam as vias respiratórias. Destaca-se que essa mistura pode ocorrer involuntariamente quando se limpa a pia e não se enxágua o resquício de detergente que fica na cuba. Portanto, deve-se eliminar todo o detergente antes de aplicar água sanitária.

Outros produtos, considerados alternativos para limpeza, mas para misturá-los é necessário ter cuidado, são bicarbonato de sódio com o vinagre. O vinagre é uma substância ácida, o bicarbonato de sódio é uma substância básica, a mistura dos dois resulta em água e acetato de sódio, isto é, perde as propriedades de limpeza que esses produtos tinham e ainda ocorre uma reação com liberação de dióxido de carbono (CO2). A espuma de dióxido de carbono formada não é tóxica, mas se realizada em um recipiente fechado, pode levar a explosão. Outra mistura a ser evitada é de vinagre com água oxigenada, pois ocorre a formação do ácido peracético, que em alta concentração pode causar irritações na pele, nos olhos e no sistema respiratório. Se esta mistura for ainda armazenada em recipiente fechado, a liberação de oxigênio poderá aumentar a pressão interna e acabar rompendo o frasco, causando explosão.

Para segurança, não esquecer de:

• Manter os produtos de limpeza em recipientes originais com seus rótulos.

• Eliminar ou limitar o uso de água sanitária e amoníaco em casa.

• Usar muita água após usar água sanitária.

• Nunca misturar água sanitária com outros produtos de limpeza.

• Seguir as normas de segurança presentes nos rótulos dos produtos.

• Manter os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos.

• Nunca misturar produtos de limpeza de diferentes marcas, mesmo que eles sejam do mesmo tipo ou tenham o mesmo princípio ativo.

Durante a limpeza, o ideal é deixar portas e janelas do ambiente abertas e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, pois com isto aumenta a ventilação e evita-se contato direto com substâncias presentes nos produtos de limpeza.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Designed by Freepik

Compartilhe:

9 comentário(s) em “Perigos na mistura de produtos de limpeza! (V.3, N.9, P.3, 2020)

  1. Saudações! Há muita recomendação na internet do uso da mistura açúcar e água sanitária, que funciona e resolve o problema do mofo entranhado na roupa, já vi postagens de técnicos recomendando mas tenho a dúvida se o resultado é tóxico e perigoso. Poderiam resolver a dúvida, por favor? Aqui em casa uso muito.

  2. Oi boa noite. Tenho uma dúvida, misturar detergente com água sanitária não pode, mas se for misturado água na preparacão? pode? e é efetivo como esporocida..bactericida..fungicda ou viruscida? E o sabão em pó também pode e é efetivo se misturado à água sanitária com água normal?

  3. Olá Márcia. Vi num curso voltado para produtores de leite que para desinfectar os tetos das vacas (pré dipping) como uma solução fácil, barata e eficiente foi indicado o seguinte: Cloro 0,2%
    (para cada 1 litro de água, usar 2 mL
    de cloro) ou iodo a 0,25% (para cada
    1 litro de água, usar 2,5 mL de iodo)
    + 200 ml de detergente neutro para
    formar a espuma.
    Exite problema nesta formulação? Ficarei muito grato se puder me esclarecer, pois uso esse preparado todos os dias, 2x/dia em cada vaca. Muito grato!

    1. Olá Leandro. Sou técnico em alimentos graduado em farmácia e microbiologia.
      O mais indicado nesses casos é a utilização de clorexidina, não sei se observou rachaduras nos tetos ou nas mãos do aplicador, isso é resultado do cloro. A clorexidina pode ser utilizada no pré dipping e após a ordenha por tem ação seladora. Já sobre as misturas de produtos não há problema algum nesse caso, só se atente porque dependendo da raça de suas vacas esse problema é identificado. Uma das mais afetadas nas quais trabalhei é a Holandesa.
      Qualquer coisa converse com seu técnico, seu propósito é tirar dúvidas e acompanhar pelo menos uma vez a cada 15 dias o processo, a fim de tirar tuas dúvidas e identificar pequenos problemas na linha.
      Espero ter ajudado!!

      1. Dicas importantíssimas. Quase morri quando resolvi lavar o banheiro misturando água sanitária, detergente e outro produto que agora não me lembro qual foi. Amo os ensinamentos de vocês, pois são de fácil entendimento e muito pertinentes. Isso realmente é um serviço de extensão à população. Parabéns e obrigada.

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *