Ostrava: cultura, história, ciência e tecnologia em uma só cidade (V.2, N.11, P.2, 2019)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 4 minutos
#acessibilidade Indústria de ferro de Ostrava, com grandes tubulações enferrujadas e escadas e passarelas com corrimões amarelos.

Quando se ouve falar da República Tcheca, normalmente a primeira cidade que vêm à cabeça das pessoas é a capital Praga, conhecida pelos prédios históricos monumentais, praças arborizadas e uma vida noturna muito agitada regada pelas famosas cervejas tchecas. E claro, viajar para o país e não conhecer a capital é no mínimo esquisito, mas também sugiro que conheça outro lugar em especial: Ostrava.

mapa praga 672x1024 - Ostrava: cultura, história, ciência e tecnologia em uma só cidade (V.2, N.11, P.2, 2019)

#acessibilidade Visão aérea do complexo de ciência e tecnologia com a indicação de cada prédio.

Essa cidade, que fica na região histórica da Silésia, leste da República Tcheca, é a terceira maior cidade do país e tem cerca de 640 mil habitantes. No século XIX participou decisivamente da revolução industrial, se tornando uma das mais importantes cidades da região, principalmente na extração de carbono e obtenção de ferro. Além disso, por estar a aproximadamente 15 km  da fronteira com a Polônia e 55 km da fronteira com a Eslováquia, foi importante para o escoamento da produção e crescimento econômico.

Mas esse não é um site sobre ciência? Sim! Justamente por essa vocação industrial criada ao longo da história a cidade é muito interessante para os entusiastas da ciência, ou mesmo para os viajantes que gostam de história e “viajam na viagem” imaginando os acontecimentos do passado nos lugares.

Ostrava abriga um Centro de Ciência e Tecnologia, que fica ao redor da antiga indústria de ferro da cidade e conta com 7 atrações turísticas ligadas à cultura, ciência e tecnologia.

Educação científica para todas as idades

aparelho antigo 300x225 - Ostrava: cultura, história, ciência e tecnologia em uma só cidade (V.2, N.11, P.2, 2019)

#acessibilidade Aparelho antigo utilizado para cortar rolos de filmes com tesoura.

O Museu de Ciência e Tecnologia presente no complexo abriga exposições interativas temporárias e permanentes. Quando visitamos o local a história da imagem e do som era o tema da exposição, além dos tradicionais espaços de física, química e biologia.

Dentro do local também é possível assistir a apresentações de teatro sobre ciência, tanto para crianças quanto para adultos, além de funcionar ali também um cinema, onde documentários e filmes históricos são exibidos.

As galerias permanentes do museu são divididas da seguinte forma: Children’s World (Mundo das crianças) onde há um espaço educativo para crianças de 2 a 6 anos poderem ter contato com ciência e, ao mesmo tempo, se divertir; World of Science and Discoveries (Mundo das Ciências e das Descobertas) em que o visitante é apresentado de maneira interativa a conceitos da física, química e matemática; World of Civilization (Mundo da Civilização) no qual é possível ver diferentes aspectos culturais de vários países do mundo; World of Nature (Mundo da Natureza) onde é possível entender diferenças biológicas e conhecer mais os animais e plantas.

Dolní Vítkovice Dnes

Essa indústria de obtenção de ferro funcionou ininterruptamente por 170 anos, sendo fundada no ano de 1828 e tendo suas operações encerradas em 1998. Agora, ela abriga um simpático café no topo e é possível fazer visitas guiadas para entender um pouco sobre a história do lugar.

caldeiroes 300x225 - Ostrava: cultura, história, ciência e tecnologia em uma só cidade (V.2, N.11, P.2, 2019)

#acessibilidade Imagem dos imensos caldeirões onde o ferro era preparado, enferrujados pelo tempo.

Andar pelos corredores é como respirar história, nesse local – que parece ter sido tirado de alguma aventura futurística do século XIX de Júlio Verne ou mesmo parece ser um berço do movimento Steampunk – é possível perceber como aproveitar espaços não utilizados para contar histórias ou até mesmo realizar eventos culturais pode ser benéfico para os cidadãos. Ao redor do local ainda há indústrias funcionando, mas por conta do centro de ciência e tecnologia e os festivais culturais há também muita vida jovem e famílias que passeiam pelo local, consomem os produtos e aprendem sobre ciência.

Ostrava é um destino que está se popularizando na Europa. Em 2015 concorreu ao título de capital europeia da cultura e é perceptível o empenho das autoridades para melhorar a estrutura dos locais, bem como é muito agradável conhecer os bares e a vida noturna da rua Stoldoní, principal ponto de encontro da juventude na cidade.

Navštivte Ostravu! Visite Ostrava!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Renato Cunha.

Fonte da imagem 1: folheto da Prefeitura de Ostrava.

Fonte da imagem 2: Renato Cunha.

Fonte da imagem 3: Renato Cunha.

Para saber mais:

https://loveandroad.com/pt-br/roteiro-dicas-do-que-fazer-em-ostrava-republica-tcheca/

https://www.youtube.com/watch?v=t70GxuM0u2s

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *