(Português do Brasil) O que poucos sabem sobre o velho e desbotado jeans (V.4, N.2, P.2, 2021)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Reading time: 3 minutes

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Foto de quatro calças jeans penduradas lado a lado.

Texto escrito pelos colaboradores Jessica Caroline Pena Alves da Silva, Sibila Aparecida de Almeida Oliveira, Tatiane Gomes e Matheus Godoy Bertelli Rodrigues

A indústria têxtil no Brasil é o segundo maior setor empregador na indústria de transformação, apresentando grande valor socioeconômico. Entretanto, apesar de todos os benefícios econômicos, esse segmento é um dos maiores consumidores de água e, além disso, utiliza grandes quantidades de corantes, liberando, consequentemente, grandes quantidades de efluentes poluidores no meio ambiente.

Do ponto de vista ambiental a etapa de tingimento é a mais preocupante, devido à variedade e complexidade dos produtos químicos empregados no processo. Entre todos os compostos utilizados, os corantes têm atraído mais atenção devido ao alto potencial de poluição que eles apresentam.

O índigo, também conhecido como anil, é um dos compostos mais utilizados na indústria têxtil no mundo, sendo responsável pela cor azul característica dos jeans. Este corante apresenta toxicidade ao ser humano em exposição prolongada e sua estrutura química confere à molécula alta estabilidade e difícil degradabilidade.

indigo - (Português do Brasil) O que poucos sabem sobre o velho e desbotado jeans (V.4, N.2, P.2, 2021)

Atualmente, para você ter o seu jeans da moda, são necessários de 50 a 100 litros de água por quilo de tecido lavado. E o corante desta lavagem, para onde ele vai?

Dentre os impactos ambientais na produção do jeans, destaca-se a toxicidade envolvida no cultivo de sua matéria-prima (o cultivo de algodão utiliza cerca de 25% do volume agrotóxico consumido no mundo) e o consumo excessivo de água. Cerca de 90% da água de todo o processo é utilizada na etapa de tingimento que, além dos corantes sintéticos, como o índigo, ainda envolve grandes quantidades de metais, como cádmio, cromo, chumbo, mercúrio e zinco. Devido à alta estabilidade dos efluentes, a remoção da cor dos resíduos gerados é um dos principais desafios para as indústrias têxteis, uma vez que a degradação pelos métodos convencionais é mais difícil, já que os jeans são produzidos para serem resistentes ao suor, sabão, água e luz, o que aumenta as barreiras para que este seja um processo ambientalmente amigável.

O impacto causado ao meio ambiente pelo consumo de peças como os jeans é assustador. O volume alto de resíduos nos corpos hídricos e a presença de corantes dificulta a passagem de luz, prejudicando a fotossíntese e, consequentemente, afetando a biodiversidade do sistema aquático. Para minimizar esse impacto, algumas empresas têm trabalhado com o jeans sustentável, produzido com algodão orgânico, obtido a partir da reutilização de retalhos de outras peças fabricadas anteriormente. Além disso, essas empresas utilizam processos produtivos com a redução de desperdício, reciclagem de resíduos e reuso de água. Entretanto, essa adaptação para um processo menos agressivo, torna o custo de fabricação maior do que o convencional, encarecendo o valor a ser pago pelo consumidor final. É importante entender que peças mais baratas podem ser mais atrativas, do ponto de vista financeiro, porém, a longo prazo, tem um reflexo direto nos problemas ambientais. Por isso, certifique-se bem antes de comprar uma peça nova, buscando sempre marcas responsáveis e sustentáveis, e, antes de descartar uma peça antiga, veja a possibilidade de revitalização e customização antes do descarte total. Em tempos em que muito se fala a respeito de sustentabilidade, cabe a nós repensarmos nossos hábitos. Que tal começar pelos jeans?

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Foto de NEOSiAM 2021 no Pexels

Fonte da imagem 1: autores.

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_3/04-QS-42-13.pdf

https://ativarsentidos.com.br/tato/calca-jeans-vilao-do-meio-ambiente/

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *