(Português do Brasil) O mistério da aurora (V.1, N.6, P.1, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tiempo de leer: 2 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Aurora polar em uma noite no Alasca.

A aurora polar é um fenomenal natural que atrai a curiosidade de muitas pessoas. Há até “dicas de viagens” disponíveis na Internet para atrair os entusiastas de plantão! Mas você sabe como esse fenômeno ocorre?

A aurora é um espetáculo luminoso – parecido com uma cortina de luz que surge no céu – que pode ser observado em noites sem lua e em médias e altas latitudes (próximas aos polos geomagnéticos norte e sul da Terra). Ela pode ter até 200 km de altura e 4.000 km de comprimento, ou seja, não é um fenômeno localizado, e forma um arco ao redor da Terra. Embora possa parecer gigantesca, possui uma espessura de somente 100 metros.

Esse efeito ocorre quando acontece uma erupção solar, que emite mais elétrons e prótons em direção à Terra. Quando essas partículas carregadas se movem na direção do campo magnético terrestre, elas acabam descrevendo uma trajetória em “espiral” e ficam aprisionadas em uma espécie de “garrafa magnética”, formando os chamados cinturões de radiação de Van Allen. Os elétrons colidem com as moléculas do ar, produzindo a emissão de luz característica da aurora.

Se esse fenômeno ocorre no Hemisfério Norte é chamado de “aurora boreal”, nome dado em referência à deusa romana do amanhecer – Aurora e ao deus grego Bóreas, representante dos ventos do norte; no Hemisfério Sul esse fenômeno recebe o nome de “aurora austral”, que foi batizado pelo explorador inglês James Cook. Agora que você já sabe um pouco mais sobre as auroras, aproveite essa viagem e convide seus amigos para curtirem também!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: By United States Air Force photo by Senior Airman Joshua Strang [Public domain], via Wikimedia Commons

Halliday, Resnick, Jearl Walker, Fundamentos de Física, vol. 3, 8ª ed., LTC- Livros Técnicos e Científicos, 2009

AURORA POLAR. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Aurora_polar> Acesso em: 19 out 2018.

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *