(Português do Brasil) Coleção Contém Química (V.1, N.1, P.2, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tiempo de leer: 4 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Capas dos dois volumes da série de livros Contém Química. Ambos contém um retângulo na parte superior esquerda com duas tonalidade de verde: no verde escuro está escrito ciência mais tecnologia e abaixo, no verde mais claro, está escrito química. Ao lado direito há «Contém Química» escrito em preto no fundo branco. uma listra azul clara separa a parte de cima, com aproximadamente um quarto da capa, da de baixo. No primeiro volume o fundo é amarelo mostarda com uma listra vermelha no centro onde está escrito em branco «Venda controlada – Apenas para Curiosos». Abaixo está escrito «Contém 200 páginas». No segundo volume o fundo é branco com uma listra preta no centro onde está escrito «A leitura deste livro pode causar dependência». Abaixo está escrito «Contém 256 páginas». Na parte de baixo de ambos, à esquerda está escrito «Coleção O que é ser cientista?» e à direita o logo da Editora UFABC, com o nome da editora saindo de um livro.

Se você é daquelas pessoas que acham que química é sinônimo de coisa tóxica, que faz mal, acho que vai mudar de ideia após a leitura dos livros produzidos pela pós-graduação em Ciência e Tecnologia Química da Universidade Federal do ABC.

Nesses livros, os autores trazem muitos exemplos de como as pesquisas na área têm avançado, mostrando como a química faz parte do nosso dia-a-dia e pode tornar nossa vida melhor, pensando também na preservação ambiental.

A coleção já conta com dois volumes, o tarja vermelha e o tarja preta,  fazendo uma analogia bem-humorada de medicamentos controlados. Até o interior imita uma bula!

ContemQuimica 300x227 - (Português do Brasil) Coleção Contém Química (V.1, N.1, P.2, 2018)

#acessibilidade Capas dos dois volumes da série de livros Contém Química.

Veja a resenha da jornalista Nicete Campos sobre os livros:

«Quando a química se torna uma aliada no seu dia a dia

O livro “Contém Química: Venda Controlada – Apenas para Curiosos”, da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Química, da Universidade Federal do ABC, contou com a organização dos pesquisadores Janaina de Souza Garcia e Hugo Barbosa Suffredini. Este foi o primeiro de uma série de livros a ser produzido nesta área da universidade supracitada. Foi lançado em 2015 em São Bernardo do Campo/SP, e compilado em 200 páginas de leitura simples, dinâmica e didática.

O segundo livro “Contém Química: A leitura deste livro pode causar dependência”, contou com a organização das pesquisadoras Janaina de Souza Garcia e Paula Homem de Mello. Foi lançado em 2016, e compilado em 256 páginas, seguindo o mesmo molde de leitura, ou seja: simples, dinâmica e didática.

Os livros foram idealizados e confeccionados para atenderem à grande demanda existente por parte da população em geral. São científicos já que produzidos por cientistas de reconhecidos saberes, porém a linguagem usada é para leigos e curiosos neste assunto tão fascinante que é a química nossa de todos os dias.

Servem também como livros auxiliares para os professores desta área que ministram aulas nos colégios públicos e privados, pois a clareza nas informações neles contidas são simples, objetivas e lúdicas.

Como exemplo do primeiro livro, podem ser citados alguns subtítulos, como por exemplo: “A água que o passarinho bebe”; “Cana de açúcar: seu carro movido a luz solar?”; “A estrela no fim do túnel: como o sol pode resolver problemas”; “A menina dos óleos: glicerina e suas aplicações”; “Lava roupa todo o dia: como o sabão em pó limpa os tecidos?” e vários outros interessantes subtítulos.

Outros subtítulos do segundo livro podem ser citados. Por exemplo: “Loiro, Moreno, Careca, Cabeludo: coloração e processos químicos capilares”; “Fogos de Artifício: uma festa no céu”; “As piores toxinas do mundo”, e outros ainda instigadores.

Os livros: CONTÉM QUÍMICA fazem parte da coleção “O que é ser Cientista”, e foram concebidos com o intuito de divulgar a ciência e estimular estudantes para esta profissão. A coleção é composta por obras de diversas temáticas e busca demonstrar, por meio de linguagem clara e acessível, experimentos, aplicações, desafios e áreas de atuação para o cientista.

Informações de contato estão disponíveis na página do curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Química.

Aquisições poderão ser feitas no site da Editora da UFABC

Nicete Campos – Jornalista (MTB – 16.921)

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *