(Português do Brasil) A divulgação científica na UFABC (V.2, N.7, P.2, 2019)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tiempo de leer: 6 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Foto do Bloco A da UFABC, campus Santo André, tirada. A Torre 3 aparece no centro, com o logo da UFABC em destaque. à direita é possível ver parte de uma das quadras e ao fundo o Bloco B. Alunos podem ser vistos a caminho do Bloco A.

No dia 08 de Julho comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Pesquisadores, universidades e diversas outras instituições organizam festividades, eventos e outras atrações em comemoração à data. Pensando nisso e no contexto atual de cortes e contingenciamento, o Guia traz a você um guia de iniciativas de divulgação científica, ensino e popularização da ciência feitas por membros da comunidade acadêmica da UFABC. Conhece mais algum? Deixe a recomendação nos comentários.

O PesquisABC é um projeto de divulgação científica que publica quadrimestralmente (três vezes ao ano) de forma virtual e impressa informações sobre pesquisas realizadas na UFABC. Em sua 23ª Edição, a última publicada, você encontra: «Como se mede a velocidade das estrelas?», «A importância da Iniciação Científica no aprimoramento de qualidades desejáveis ao egresso de nível superior», «Pesquisa molecular busca alternativa ao uso de antibióticos», «Parceria entre UFABC e Enel viabiliza projeto para converter radiação solar em energia» e «O último Teorema de Fermat e a evolução da Teoria Algébrica dos Números». As edições passadas você encontra no site da PesquisABC.

O Pint of Science é um festival anual que celebra a ciência em pubs, bares e cafés ao redor do mundo. Ele ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de Maio deste ano, em várias cidades do Brasil, incluindo Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Vários membros da comunidade acadêmica da UFABC fizeram parte do evento como organizadores e/ou palestrantes. Neste evento, que tem o intuito de aproximar a ciência da população, você pôde conhecer mais sobre a história da cerveja, sobre Benjamim Franklin ou aprender de que é feito o universo. Para saber mais sobre o Pint of Science no grande ABC você pode visitar nosso post no Facebook ou o evento no Facebook.

O Blog UFABC Divulga Ciência é o blog oficial da Seção de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC. Com o intuito de reunir materiais de divulgação científica, aproximar a ciência do público em geral e disseminar a atividade de popularização da ciência e democratização do conhecimento, o blog publica material de divulgação científica duas vezes por semana. Além de produzir conteúdo próprio com o apoio de pesquisadores da UFABC ele também reúne materiais de outras fontes ligadas à UFABC, como o Guia. Não deixe de assinar a newsletter e acompanhar tudo no site oficial.

O Ciencion é um podcast de divulgação científica feito por professores da UFABC. Seus episódios abordam temas relativos ao desenvolvimento da ciência e suas diferentes facetas, sempre de maneira informal, mas mantendo o rigor científico. Recomendamos forte e imparcialmente o último episódio, lançado no último dia 5, que conta com a participação da coordenadora do Guia, a Profa. Dra. Paula Homem de Melo falando sobre sua história na divulgação científica. Você pode encontrar o Ciencion nos principais agregadores de podcasts ou baixar seus episódios diretamente do site oficial. Acompanhe também pelo Facebook.

O Neurocast é um podcast sobre temáticas diversas da Neurociência, elaborado e mantido por uma equipe de alunos, voluntários e professores da UFABC. Além disso, como parceiros do Guia, membros do Neurocast já produziram textos de divulgação científica, que você pode acompanhar aqui e aqui. Os episódios do Neurocast estão nos principais agregadores de podcasts ou você pode fazer o download diretamente pelo site oficial e acompanhar pelo Facebook e Instagram.

No podcast Tecnopolítica é debatido como a tecnologia tem modificado nossas relações sociais, econômicas e políticas. «Conversamos sobre os mecanismos de poder e de sujeição que as tecnologias podem incorporar e conduzir e praticamos a crítica sobre os dispositivos e os aparatos técnicos apresentados como neutros, objetivos e eficientes.» Você pode acompanhar o Tecnopolítica nos principais agregadores de podcasts, no canal no YouTube, no Facebook ou no Twitter.

O projeto ASTROEM possui como objetivo a popularização da cultura Aeroespacial e divulgação científica por meio de aulas, experimentos e cursos de formação de professores nas áreas de Astronomia, Astronáutica, Aeronáutica e Mecânica Aplicada. Você pode saber mais sobre o projeto texto publicado aqui no Guia, no site oficial e no Facebook.

O Wikitermes é um projeto para divulgar na internet a biologia, importância e curiosidades sobre os cupins! Textos e memes sobre como eles são os guardiões das florestas, sua relação com Game of Thrones, dentre outros. Você pode acompanhar pelo site oficial, YouTubeFacebook, Twitter ou Instagram.

Arcturus – Clube de astronomia fundado por alunos e professores da UFABC com o objetivo de reunir amantes da astronomia dentro e fora da universidade por meio de divulgação científica e eventos de observação! Acompanhe para ver textos no site oficial, além de boletins semanais sobre acontecimentos na astronomia no Facebook.

O projeto Ensino de Astronomia no Grande ABC oferece aulas temáticas nas quais conceitos básicos de Astronomia são desenvolvidos. A participação é livre e o curso é gratuito. As aulas acontecem aos sábados na UFABC, campus de Santo André. Acompanhe o projeto pelo site oficial e pelo Facebook.

O UFABC Arandu promove um curso gratuito de engenharia aplicada ao Ensino Básico, voltado para alunos de escola pública. O projeto, fruto de uma ideia de alunos da graduação membros da UFABC Rocket Design (entidade de pesquisa e desenvolvimento de foguetes), busca aproximar comunidade acadêmica e comunidade externa por meio da construção de um foguete de sondagem que levará dois satélites para uma altitude de 10.000 pés. Os discentes da UFABC orientarão alunos de Ensino Médio para a construção dos satélites através de aulas práticas e teóricas, enquanto se responsabilizarão pela construção do foguete. Acompanhe pelo Facebook.

O projeto UFABC nas Escolas tem como objetivo levar informações sobre a UFABC e disseminar ciência aos alunos das escolas de ensino médio da região do ABC por meio de palestras de alunos da UFABC nas escolas e visitas monitoradas à UFABC, onde os alunos da escola conhecem as dependências da universidade e conversam com alunos. Saiba mais no site oficial.

O evento UFABC para Todos é realizado anualmente pela Universidade Federal do ABC e já está em sua décima edição. Seu objetivo principal é abrir as portas da Instituição para a comunidade, em especial aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, de forma que todos possam conhecer um pouco mais sobre a Universidade. O evento deste ano acontecerá em 26 de Setembro no campus de Santo André e contará com estandes apresentando cada curso e outras atrações, não perca! Visite o site oficial para saber mais.

Acompanhe ainda o Coelho Pré-Cambriano, o Polar Cast, o Sapiens Vitrine da Neurociência e o Aurora.

A universidade ainda possui diversos eventos abertos à comunidade externa. tais como a Semana da Biologia, Semana da Química, Semana do CMCC, Semana das Engenharias, etc. Você ainda pode encontrar minicursos e eventos pelo SIGAA.

Grande parte dos projetos citados contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, não poderíamos deixar de agradecê-los no final deste texto. Além disso, agradecemos a todos que participam ou participaram dos projetos citados por estarem aqui, divulgando e trabalhando em prol da ciência conosco.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Lucas Landin [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/comunidade-cientifica-se-mobiliza-para-o-dia-nacional-da-ciencia/

Para saber mais:

Audiência Pública: Orçamento, Diálogo e Transparência no canal da UFABC no YouTube

10 MITOS sobre a universidade pública no Brasil no Jornal da USP

Reposítório de Gracielle Higino no GitHub sobre divulgação científica em português

Repositório colaborativo no GitHub sobre divulgação científica em português

Diretório de divulgadores científicos organizado por Roberto Takata do blog Gene Repórter (inscrições)

Iniciativa ScienceVlogsBrasil e ScienceBlogsBrasil, um selo de qualidade para divulgadores científicos

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *