A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC (ProEC), torna público o processo seletivo para preenchimento de vagas de bolsistas e voluntários(as) para atuarem nas ações estratégicas: “Ação nº 01 do Plano de Cultura da UFABC - Digitalização do Acervo do Centro Cultural Alpharrabio Santo André” e “Casa da Matemática”.
Observação: Leia com atenção o Edital do processo seletivo e a Portaria nº 013/2016 antes de realizar sua inscrição.
Documentos
Inscrições encerradas em 30 de julho de 2017.
Cronograma
Ação | Data |
Período de Inscrição | 24 a 30 de julho de 2017 |
Seleção de candidatos (as) | 01 a 10 de agosto de 2017 |
Publicação do resultado final | 14 de agosto de 2017 (após às 18h) |
Assinatura do Termo de Outorga | 16 e 17 de agosto de 2017 |
Sobre as Ações
Título: Ação nº 01 do Plano de Cultura da UFABC - Digitalização do Acervo do Centro Cultural Alpharrabio Santo André
Coordenação: Gabriela R. Maruno / Daniel Pansarelli
Resumo: Propomos a digitalização do acervo Alpharrabio como projeto conduzido pelo Plano de Cultura da UFABC, tanto para manter e preservar o acervo (atualmente em suas bases originais de “papel, fita e jornal”) quanto para estimular a circulação de saberes e conhecimentos referentes à diversidade cultural da região do ABC – território criativo com forte identidade reconhecida.
Partimos da ideia de que quanto maior o alcance, a complexidade e a democratização do acesso à formulação e gestão de políticas culturais, maiores são as possibilidades de reconfiguração do próprio universo artístico e cultural, organizado em redes plurais na cultura contemporânea e digital, colocando a questão da arte urbana, da cultura popular e de outras expressões e manifestações artísticas e culturais realizadas em espaços públicos, sem ser necessariamente “encomendadas” ou aceita pelas instituições tradicionais, para repensar as fronteiras entre arte e cultura, identidades, subjetividades e estilos de vida.
Também assumimos que a organização e a disponibilização de acervos culturais requerem a utilização das tecnologias de informação e comunicação para digitalização de documentos, criação de catálogos que também fomentam e subsidiam pesquisas para a realização de novas atividades culturais, educativas e artísticas. Por isso, percebemos que a estrutura necessária para a digitalização desse acervo é muito maior do que a possibilitada pelos recursos próprios da Alpharrabio; a UFABC compreende que a disponibilização desse acervo deve ser uma das ações integrantes de seu Plano de Cultura, uma vez que a contribuição que a disponibilização virtual desse acervo pode proporcionar – seja na pesquisa ou nas práticas artísticas – é imensurável.
Além de organizar e disponibilizar um acervo, o projeto possibilitará o hibridismo de linguagens e desenvolvimento dos processos de criação, produção, edição, circulação, divulgação que utilizam de forma combinada e/ou comparativa fundamentos, procedimentos, tecnologias sociais e culturais e saberes compartilhado.
Objetivos gerais
- Realizar atividades acadêmicas voltadas ao desenvolvimento social, cultural e tecnológico do patrimônio artístico cultural do ABC;
- Implantar e manter ações voltadas para preservação da memória universitária e/ou da comunidade do seu entorno, bem como a execução de pesquisas para o desenvolvimento do patrimônio artístico cultural;
Objetivos específicos
- Digitalização, catalogação e apoio à manutenção e memória do Centro Cultural Alpharrabio, com a digitalização e transcrição de documentos, catalogação de livros e consequente criação de catálogo digital e impresso do acervo;
- Disponibilização virtual do acervo que será digitalizado, proporcionando o desenvolvimento e realização de formação cultural, educacional e patrimonial em amplo alcance e, principalmente, em diálogo com o acervo ABCs Núcleo de Referência e Memória, estimulando a produção literária, artística e cultural do ABC.
O texto acima foi extraído da proposta original.
Título: Casa da Matemática
Coordenação: Maria Isabel V. Delcolli / Daniel Pansarelli
Resumo: Cada vez mais a Universidade desenvolve atividades de extensão com o objetivo de romper os muros da Universidade levando conhecimentos práticos à sociedade. Neste sentido, propõem-se a exposição “Casa da Matemática”.
Por meio de uma casa lúdica, de 8 metros x 5 metros a exposição será dividida em cômodos como sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim em cada cômodo serão abordados temas pertinentes ao local.
O público desta exposição é a partir de 6 anos, de preferência que já saibam ler e para as crianças menores de seis anos, será realizada uma oficina ao lado e simultaneamente com a exposição, trabalhando o mesmo tema da exposição, porém de forma mais lúdica como jogos por exemplo. Neste local ficarão três mediadores que serão alunos da Universidade Federal do ABC.
A exposição terá mediadores com a função de encontrar relações entre a matemática e o cotidiano do visitante, considerando o lugar social e cultural dele. Ou seja, cabe ao mediador não só estar preparado para oferecer dados e parâmetros sobre as informações da exposição, mas também sondar o capital cultural de seu público, a fim de que se cumpra o objetivo da visita: torná-la, desde o momento da acolhida, uma experiência enriquecedora.
O texto acima foi extraído da proposta original.