Sistemas Planetários e Imagens de Mundo (V.2, N.7, P.4, 2019)

Nem só de estrelas se faz um céu estrelado! Podemos ver, a olho nu, cinco planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno (Urano e Netuno foram descobertos apenas muito tempo depois, com telescópios potentes!). Pode não ser uma tarefa fácil identificar um desses em meio a milhares de estrelas tão parecidas no céu da noite, mas desde a antiguidade nossos ancestrais já haviam notado intrigantes diferenças. E esses astros misteriosos nos deixaram importantes pistas sobre como o nosso Universo é!

Sustentabilidade: você consegue viver dentro dessa rosquinha?(V.2, N.7, P.3, 2019)

Sim, você não entendeu errado: viver dentro de uma rosquinha. Mas o que isso tem a ver com sustentabilidade? E com as manchetes das reportagens acima? O que as manchetes possuem em comum sobre sustentabilidade? Pense um pouco…percebeu algo? Se sim ou se não, agora é nossa vez…Normalmente, é comum associarmos o termo “sustentabilidade” à reciclagem de lixo ou à economia de água e acabamos tendo uma ideia reduzida do que realmente significa o termo.

Microalgas para decoração (V.2, N.7, P.1, 2019)

Microalgas são micro-organismos capazes de realizar fotossíntese e por isso, assim como as plantas, absorvem CO2, liberam O2 e precisam de luz para que possam sobreviver. As plantas terrestres apresentam estruturas como caules, folhas e flores, e são muitas vezes cultivadas para decorar, colorir e dar vida aos ambientes. E as microalgas, poderiam ser utilizadas para a mesma finalidade?

Paulo Freire para Educar em época de (des)educação! (V.2, N.6, P.8, 2019)

Escrever sobre as contribuições de Paulo Freire para a educação e ensino no Brasil e no mundo é um imenso desafio. Topei falar sobre ele por dois motivos, primeiro, porque as suas reflexões dialogam muito com a minha história de vida (e creio que com a de muitas/os brasileiras/os) e, segundo, porque estudá-lo requer tratar suas ideias a partir de uma clareza científica que muitos ignoram