|Minidoc| O caso da Batalha da Matrix – a Covid-19 e a nova dinâmica frente à pandemia (V.3, N.6, P.15, 2020)

Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)

Neste minidocumentário realizado como trabalho da disciplina “Movimentos Sociais, Sindicais e Culturais”, ministrada pelo professor da UFABC Sidney Jard, e pelos professores assistentes Benedito Barbosa e Marco Antônio de Paula, os discentes Bernardo Tavares Toto, Erick Alves, Ian Paulo Illi, Matheus Fornacchari e Michele Almeida apresentam a Batalha da Matrix, batalha de rimas que é realizada às terças-feiras na Praça da Matriz, centro de São Bernardo do Campo, desde 2013. A Batalha da Matrix consiste em uma batalha de rimas, dividida em dois ou três rounds, entre dezesseis MC’s. Em suas rimas, MC’s falam sobre suas vivências, além de discutirem temas atuais.

 

O vídeo aborda o conceito de territorialidade, relacionando-os aos conflitos resultantes da utilização do espaço central da cidade por jovens da periferia. Ainda, são apresentadas as dificuldades enfrentadas pela organização e pelo público do evento, bem como os impactos sofridos pelo movimento em consequência da pandemia da Covid-19.

 

Mais que isso, porém, o documentário conta a trajetória de jovens que encontraram no movimento cultural uma maneira de estabelecer um diálogo sobre temas complexos e importantes para sociedade, bem como seu poder de resiliência diante das dificuldades, da violência e, agora, da nova pandemia. Achou interessante?

 

Que tal assistir o material completo, disponível logo abaixo desse texto, e prestigiar o trabalho dessas e desses estudantes?

 

Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!

@Blog_UFABC

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência